Usamos cookies para personalizar e melhorar a sua experiência.
Para saber mais, consulte a nossa Política de cookies.

Fechar

Está curtindo o conteúdo?

O Boletim isaac entrega semanalmente, na sua caixa de entrada, mais materiais como esse.
Inscreva-se aquiNão quero me inscrever.
Pedagógico

Dia da Escola: data reforça a importância das instituições de ensino

Celebrada anualmente em 15 de março no Brasil, o dia ressalta sua relevância para a construção da sociedade

Publicado em
15/3/2022
09 min
💡 Dica: se a palavra estiver azul, ela é clicável e te leva ao link com mais detalhes!

Comemorado anualmente em 15 de março no Brasil, o Dia da Escola é uma data muito simbólica e que reforça a importância que as instituições de ensino têm para a construção da sociedade, principalmente pelo desempenho da sua função educativa. 

Afinal, é ali que as crianças e adolescentes passam a maior parte do dia. Aprendem a ler, escrever, resolver operações e pesquisar. Porém, mais do que assimilar o conteúdo das disciplinas, é no convívio da sala de aula que os estudantes estabelecem laços afetivos, superam desafios, constroem valores e conquistam senso crítico.

Já parou para pensar que a escola é um dos únicos lugares que possibilita o desenvolvimento emocional, intelectual, social, físico e profissional de um indivíduo? Na verdade, vai ainda mais além: ela fornece ferramentas para que crianças possam se desenvolver enquanto cidadãs. 

Uma segunda casa para os alunos

Milhares de estudantes chegam nos colégios logo pela manhã, nas primeiras horas do dia, e saem apenas no fim de tarde. A longa jornada é dividida entre salas de aulas, atividades esportivas, laboratórios, brincadeiras ao ar livre, refeições e descanso. 

Para muitos, a escola torna-se uma segunda casa, tanto pelo total de horas vivenciadas diariamente ali quanto pela relevância que o local ocupa na vida desse aluno

Por isso, pensar em investir em uma boa infraestrutura para o conforto dos alunos pode ser um diferencial. Afinal, quem não iria querer manter os filhos (as) em uma escola aconchegante, estimulante, confortável, iluminada e ventilada?

Vale a pena buscar referências em uma arquitetura escolar humanizada, que envolvem diversos fatores, como materiais de acabamento, tamanhos dos espaços, níveis de iluminação, condições de ventilação e qualidade do ar.

Especialistas afirmam que ambientes escolares bem-organizados e estruturados podem até mesmo influenciar na satisfação e no processo de aprendizado dos alunos. 

Um estudo  realizado pelo BID - Banco Interamericano de Desenvolvimento revelou que os estudantes com acesso à escola que possuem boas estruturas, têm desempenho maior quando comparados aos alunos que estudam em locais com estrutura comprometida. Na pesquisa, foram entrevistados 200 mil estudantes de 16 países. 

A importância do acolhimento aos estudantes

Como você já sabe, o conforto físico é imprescindível para uma unidade de ensino. Entretanto, o acolhimento também é outro elemento que tem bastante influência quando pensamos na importância que a instituição  exerce na vida de uma criança e/ou adolescente.

Por se tratar também de um espaço social, muitas vezes é na escola que os alunos vivenciam suas primeiras relações com seus pares, estabelecendo as amizades. Além dos momentos de diversão com os colegas, também surgem os conflitos, as angústias, os medos e os receios, e os demais sentimentos inerentes ao desenvolvimento humano.

Trabalhar com as turmas as competências socioemocionais, uma das principais exigências da atualidade, auxilia no desenvolvimento integral dos alunos, possibilitando o exercício de manter boas relações, com base no respeito e empatia. 

É importante destacar que a escuta ativa e o olhar atento às necessidades individuais de cada estudante devem ser praticadas desde o primeiro dia letivo. O acolhimento é primordial durante o processo de retomada das aulas, porém deve ser mantido ao longo do ano.

Você sabe quando surgiram as primeiras escolas no Brasil?


As primeiras instituições de ensino foram fundadas no território brasileiro por jesuítas, que chegaram aqui durante a colonização portuguesa. 

Já a primeira escola do Brasil teve início em 1549, em Salvador (BA), e era comandada por Padre Manoel da Nóbrega. O segundo colégio brasileiro, chamado Colégio dos Meninos de Jesus de São Vicente, foi inaugurado em São Paulo, no ano de 1554. 

8 dicas para comemorar o Dia da Escola na sua instituição:

Que tal propor atividades lúdicas e educativas com os alunos para celebrar essa data tão especial? 

Confira 8 propostas de atividades para fazer no Dia da Escola:

- Desenho sobre o lugar preferido da criança na escola

- Desenho sobre o que o aluno mais gosta na escola

- Incentivar a fazer a limpeza ou a manutenção de algum ambiente

- Rodas de conversa sobre como tornar o espaço escolar melhor

- Produção de texto sobre curiosidades da escola

- Contar como surgiu o nome da instituição e quando foi fundada

- Incentivar os alunos a entrevistarem os colaboradores sobre o papel que desempenham na escola

- Aproveite o Dia da Escola para propor uma atividade com as famílias, fortalecendo ainda mais essa relação. Peça para os pais escreverem na agenda, física ou digital, os principais motivos que os levaram a escolher a escola dos filhos e compartilhe as respostas em uma atividade de roda.


O que você achou desse conteúdo?
Mensalidades em dia, o ano todo, sem dor de cabeça
Quero o isaac na minha escola
Gostou do conteúdo? Compartilhe: