Usamos cookies para personalizar e melhorar a sua experiência.
Para saber mais, consulte a nossa Política de cookies.

Fechar

Está curtindo o conteúdo?

O Boletim isaac entrega semanalmente, na sua caixa de entrada, mais materiais como esse.
Inscreva-se aquiNão quero me inscrever.
Pedagógico

Como comemorar o Dia Nacional das Artes na sua escola

A data, celebrado no dia 12 de agosto, reforça a importância das atividades artísticas na Educação infantil. Então, que tal criar um bom plano de artes na sua escola?

Publicado em
11/8/2022
09 min
💡 Dica: se a palavra estiver azul, ela é clicável e te leva ao link com mais detalhes!

Comemorado anualmente no dia 12 de agosto, o Dia Nacional das Artes celebra a existência de diversas manifestações artísticas, como o teatro, o cinema, o circo, a literatura, a pintura, a poesia, a música… Nossa, a lista é bem grande, não é mesmo?

Essa também é uma ótima oportunidade para abordar a relevância de trabalhar as atividades artísticas dentro das salas de aula, com o objetivo de aprimorar o desenvolvimento integral das crianças e adolescentes.

A famosa “aula de artes” auxilia bastante no processo de ensino-aprendizagem, por isso seu plano de aula deve ser planejado com bastante carinho e atenção. Afinal, é nela que os alunos podem progredir nos aspectos intelectuais, sociais, emocionais, perceptivos, físicos, estéticos e, inclusive, criativos.

Além disso, na Educação infantil, a arte é uma das responsáveis por dar início à formação cultural e a construção das habilidades sensitivas e emotivas das crianças.

Pensando nisso, separamos os principais benefícios da arte na etapa inicial escolar para que sua escola possa contribuir para que ela, e os profissionais, sejam mais valorizados, promovendo atividades super legais na sala de aula!

Benefícios das atividades artísticas para Educação infantil

Muitas vezes, o primeiro contato que uma criança tem com a arte é na instituição de ensino. E isso torna o papel da escola ainda mais fundamental na promoção das atividades artísticas para os alunos.

Dessa forma, é importante que o planejamento das aulas de artes contemple o desenvolvimento social e emocional dos pequenos. 

Confira as principais vantagens da Educação artística na primeira infância:

1. Expressar as emoções

Por meio da música, do teatro, da dança e dos desenhos, é possível incentivar as crianças a expressarem suas emoções. Os pequenos adoram essas atividades e é sempre uma rica oportunidade poder observá-los manifestando seus sentimentos por meio da arte.

Além disso, é uma boa maneira para conversar sobre os sentimentos e sobre a importância de ter autocontrole

2. Estímulo à criatividade

A Educação artística é perfeita para aguçar a criatividade. Por isso, é fundamental que os educadores desenvolvam atividades artísticas com os alunos visando estimular ainda mais a imaginação dos pequenos.

Contação de histórias, peças de teatro, leitura em roda e jogos são alguns exemplos de dinâmicas que podem ser realizadas na aula de artes.

Esse olhar atento dos professores para ativar a criatividade contribui para que as crianças melhorem o raciocínio lógico, a autoestima e, ainda, a própria fantasia.

3. Incentivo à escrita

Como você já sabe, antes da alfabetização, as crianças precisam desenvolver muitas habilidades, entre elas a coordenação motora fina

Fazer pintura com tinta usando os dedos como pincéis e recortar figuras de revista são brincadeiras pedagógicas divertidas e que auxiliam muito nesse processo.

Por isso, alinhe com os professores para que eles incentivem os movimentos, permitindo que as crianças explorem bastante na aula de artes da Educação infantil. Pode ter certeza que esses rabiscos e desenhos vão colaborar, no futuro, para a escrita.

4. Desenvolvimento motor

Já parou para pensar que não são apenas os esportes, como a natação, e os jogos, como pular amarelinha, que podem desenvolver a coordenação motora

Também é necessário destacar a importância da Educação artística para isso! 

Estimular a dança e o teatro, por exemplo, ajudam as crianças a terem um maior domínio do próprio corpo e, ainda, conseguem compreender que é possível se expressar por meio dos movimentos corporais

E ver esses pequenos artistas dançando e encenando no ambiente escolar é um jeito de manter a arte viva no dia a dia estudantil!

5. Melhora o vocabulário

Na Educação Infantil, as crianças ainda estão em fase de construir e/ou aumentar o vocabulário. Dessa forma, é interessante que o plano de aula de artes para essa fase inclua momentos de música e contação de histórias na rotina.

Essas atividades ajudam a enriquecer e melhorar o vocabulário das crianças, já que contribuem para aprimorar a audição e a fala, de maneira lúdica e muito divertida.

Como comemorar o Dia Nacional das Artes na escola?

Celebrar essa data é uma forma de valorizar a arte e seus profissionais, reforçando aos alunos a importância da Educação Artística para o desenvolvimento de toda a sociedade.

Fizemos uma lista de atividades para o Dia Nacional das Artes que podem ser realizadas na sua instituição de ensino. São ações simples, mas que podem ajudar a valorizá-la e, ainda, engajar os alunos!

1. Exposição fotográfica

O professor de artes pode propor um tema para ser fotografado pelos alunos e, depois, criar uma exposição na escola. É uma oportunidade para ensinar os principais conceitos de fotografia e ainda abrir um bate-papo sobre os principais fotógrafos do país.

Que tal expor as imagens em um local de uso comum, como os corredores, por exemplo?

Aproveite e confira 7 ideias para decorar o corredor da sua escola.

2. Espetáculo de teatro

Contratar um grupo de artistas para uma apresentação de teatro na instituição de ensino é sempre uma oportunidade para levar entretenimento aos alunos e, ainda, debater assuntos importantes de forma mais lúdica.

Pode ser uma boa estratégia para falar sobre saúde emocional, por exemplo. Um assunto que tem sido bastante discutido neste ano, desde a retomada das aulas presenciais, quando aumentaram os casos de depressão e ansiedade entre crianças e adolescentes.

Também é uma ideia bacana incentivar que os próprios estudantes apresentem peças de teatro. A experiência pode contribuir para o aprendizado de gerir e expressar as próprias emoções.

3. Cinema

Ir com os alunos ao cinema ou fazer exibições na própria escola, além de ser divertido, é uma forma de abordar a importância da sétima arte, fortalecendo o gosto pelas artes e despertando a criticidade.

4. Debate literário

O contato constante com a leitura estimula o raciocínio, melhora o vocabulário, desenvolve a criatividade e a imaginação, e amplia a habilidade com a escrita, entre tantos outros benefícios.

Uma visita à biblioteca da escola ou do bairro para conhecer os clássicos da literatura infantil brasileira é uma boa e rica maneira de prestigiar a data e, ainda, incentivar esse hábito tão fundamental para a transformação do amanhã.

 

Quando surgiu o Dia Nacional das Artes?

O Dia Nacional das Artes surgiu a partir do decreto nº 82.385, de 5 de outubro de 1978, e a partir da Lei nº 6.533, de 24 de maio de 1978.

Essas legislações foram responsáveis por regulamentar a profissão de Artista e Técnico em Espetáculos de Diversões, e de mais outras 100 outras funções que podem estar inclusas no que passou a ser considerado trabalho artístico.

De acordo com a lei brasileira, artista é “o profissional que cria, interpreta ou executa obra de caráter cultural de qualquer natureza, para efeito de exibição ou divulgação pública, através de meios de comunicação de massa ou em locais onde se realizam espetáculos de diversão pública”.

O que você achou desse conteúdo?
Mensalidades em dia, o ano todo, sem dor de cabeça
Quero o isaac na minha escola
Gostou do conteúdo? Compartilhe: