Usamos cookies para personalizar e melhorar a sua experiência.
Para saber mais, consulte a nossa Política de cookies.

Fechar

Está curtindo o conteúdo?

O Boletim isaac entrega semanalmente, na sua caixa de entrada, mais materiais como esse.
Inscreva-se aquiNão quero me inscrever.
Pedagógico

Metodologias ativas: o que são, tipos e como aplicá-las

Publicado em
25/3/2024
05min
Escrito por:
COC
💡 Dica: se a palavra estiver azul, ela é clicável e te leva ao link com mais detalhes!

A educação está em constante evolução para acompanhar o desenvolvimento das tecnologias e as necessidades dos estudantes de hoje. Um exemplo disso é a adoção das metodologias ativas nas escolas, que podem potencializar o aprendizado se bem entrelaçadas com a proposta pedagógica e o sistema de ensino do colégio.

Porém, existem vários tipos de metodologias ativas e é importante conhecer mais sobre elas antes de incluí-las na sala de aula. Por isso, separamos nesse artigo os principais tipos de metodologias ativas de aprendizagem e como aplicá-las no dia a dia. Confira!

O que são metodologias ativas?

As metodologias ativas são alternativas pedagógicas para a formato padrão de ensino e sala de aula que conhecemos em que o professor é o detentor do conhecimento e o repassa para os estudantes. 

Esses métodos colocam os estudantes como protagonistas do processo de aprendizagem, absorvendo os conteúdos de maneira mais autônoma. Isso acontece através de tarefas, problemas e situações que simulam a realidade de forma a incentivar o pensamento crítico, o trabalho em equipe e a comunicação.

Nas metodologias ativas, a ideia é que o professor seja um guia que vai apoiar o processo de aprendizagem, o qual, no fim das contas, será realizado ativamente pelos alunos de maneira mais prática.

Por que usar metodologias ativas?

De alguns anos para cá, esse tipo de ensino tem ganhado destaque nas escolas e nos debates do mercado e muitos educadores têm se perguntado se vale a pena apostar nas metodologias ativas.

Uma grande vantagem desse modelo é o desenvolvimento do pensamento crítico e da independência dos estudantes. Por serem estimulados a fazerem parte do processo de criação do conhecimento, eles tendem a se engajarem mais com atividades escolares e terem mais agência no processo de estudo.

Além disso, as metodologias ativas costumam fortalecer os laços de sociabilização e comunicação, porque muitas delas envolvem o desenvolvimento de projetos ao longo de semanas e até todo um semestre. Por isso, os estudantes precisam passar mais tempo juntos e aprenderem a se comunicar de maneira construtiva com seus pares.

Porém, é importante ressaltar que uma escola não precisa ficar totalmente focada em metodologias ativas. As aulas expositivas, quando bem estruturadas, também trazem grandes benefícios para os estudantes.

4 tipos de metodologias ativas

  1. Aprendizagem baseada em problema (PBL)

Esse método de ensino é ótimo para estudantes um pouco mais maduros, de Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio. Isso porque ele consiste em dividir a turma em grupos para que resolvam problemas reais e, dessa forma, construam novos conhecimentos.

A aprendizagem baseada em problema (ou problem based learning) é bem comum em disciplinas eletivas ou extracurriculares, mas também pode ser utilizada para projetos interdisciplinares ou mesmo dentro de uma única disciplina do currículo obrigatório.

  1. Gamificação

A gamificação é um tipo de metodologia ativa muito usado na Educação Infantil ou nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, mas nada impede que a escola o utilize com estudantes mais velhos. Ela consiste em indicar jogos aderentes à temática trabalhada em sala de aula para impulsionar os conhecimentos. 

Uma ótima forma de aderir é começar com tarefas de casa alinhadas ao tema tratado no dia. Nesse caso, é importante garantir que os estudantes tenham acesso à plataforma onde os jogos estão hospedados de maneira simples e intuitiva.

  1. Sala de aula invertida

A sala de aula invertida deve ser um dos tipos de metodologias ativas mais conhecidos e nada mais é do que a inversão do processo de aprendizagem. Nela, o professor indica conteúdos que o aluno pode consumir em casa e, depois, na escola, ocorre uma discussão conjunta para a construção do conhecimento.

Essa é uma ótima ideia para trabalhar as leituras obrigatórias dos vestibulares ou conteúdos que precisam de mais engajamento dos estudantes.

  1. Design thinking

Essa é uma prática muito utilizada no mundo corporativo para resolução de problemas e criação de novos produtos, mas pode também ser aplicada na sala de aula como metodologia ativa de aprendizagem.

Ela consiste em uma forma de abordar o processo de pensamento crítico e criativo para ter o máximo de perspectivas acerca de um tema e, assim, maximizar a criatividade. São quatro etapas: imersão no tema, ideação, prototipação e desenvolvimento. Além de ser usado em disciplinas mais práticas, o design thinking pode ser ótimo para facilitar o entendimento de problemas mais abstratos e complexos.

Como incluir as metodologias ativas no currículo escolar

Para adotar a metodologia de ensino ativa na sua escola, é importante garantir que a programação de conteúdo comporte esse tipo de projeto. No COC, a Aprendizagem Baseada em Problema, Projeto e Gamificação, por exemplo, já estão presentes de maneira fluida no conteúdo programático anual para que a escola não precise se preocupar com a maneira de aplicação. Além disso, a plataforma digital garante ensino híbrido e personalizado para dar ainda mais autonomia ao estudante.

Outro ponto de atenção é o preparo da equipe pedagógica. Os professores precisam estar aptos para conduzir as metodologias ativas de forma a deixarem os estudantes como protagonistas do processo, mas, ao mesmo tempo, fornecerem conhecimentos úteis.

Por último, alguns tipos de metodologias ativas, como a gamificação, demandam recursos específicos das escolas e é importante que o gestor entenda a facilidade ou complexidade de consegui-los. O material do COC para a Educação Infantil, por exemplo, conta com trilhas de jogos já incluídos em parceria com a Educacross, a maior plataforma de jogos adaptativos do Brasil.

Saiba mais sobre o COC!

Há mais de 60 anos impulsionando grandes resultados ao longo de toda a jornada, o COC é uma plataforma de educação completa com soluções de berçário a pré-vestibular. Nossos materiais flexíveis contam com planos de aula que se encaixam em escolas de todas as linhas pedagógicas, inclusive aquelas que querem implementar metodologias ativas.

Além disso, oferecemos ferramentas para potencializar a gestão pedagógica e a formação continuada de professores, garantindo um aprendizado integral para toda a comunidade escolar. Saiba mais sobre como o COC pode apoiar sua escola aqui!

Artigo em parceria com o COC

O que você achou desse conteúdo?
Mensalidades em dia, o ano todo, sem dor de cabeça
Quero o isaac na minha escola
Gostou do conteúdo? Compartilhe:
escrito por
COC
Há mais de 60 anos impulsionando grandes resultados ao longo de toda a jornada, o COC é uma plataforma de educação completa com soluções de berçário a pré-vestibular. Nossos materiais flexíveis contam com planos de aula que se encaixam em escolas de todas as linhas pedagógicas, inclusive aquelas que querem implementar metodologias ativas.