Usamos cookies para personalizar e melhorar a sua experiência.
Para saber mais, consulte a nossa Política de cookies.

Fechar
Escolas

Gestão pedagógica: um pilar essencial da gestão escolar

Uma gestão pedagógica eficiente é responsável até mesmo por impulsionar o processo de ensino e aprendizagem dos alunos. Entenda seu papel dentro da escola

Com a importante missão de garantir o sucesso escolar dos alunos, a gestão pedagógica é considerada um pilar essencial da gestão escolar.

Enquanto os diretores precisam cuidar de todos os detalhes administrativos, financeiros e de questões burocráticas para o bom funcionamento de uma instituição de ensino, a parte pedagógica foca na qualidade do processo de ensino e aprendizagem.

Por isso, contar com uma equipe de excelência é fundamental para a realização de uma atividade docente que consiga promover grandes conquistas no desempenho dos estudantes.

E quando a gestão pedagógica consegue atuar de maneira eficaz, sua boa execução pode até mesmo influenciar positivamente na captação e retenção de alunos, além de destacar a própria escola perante os concorrentes.

Mas, afinal, qual o papel da gestão pedagógica?

Acompanhar atentamente, e de perto, o processo de ensino e aprendizado é um dos papéis da gestão pedagógica.

Todas as etapas educacionais passam por essa equipe, que tem um olhar especializado para conseguir identificar lacunas e possui expertise para colocar em prática melhorias que visam sempre conquistar o melhor desempenho dos alunos.

Esse pilar da gestão escolar também é responsável por estabelecer diretrizes, propor projetos, pensar em metas e fazer planejamentos que envolvem toda a rotina acadêmica.

Outra responsabilidade desse time é proporcionar uma capacitação e formação continuada para os professores, garantido, assim, a atualização e constante aprimoramento dos docentes.

O trabalho minucioso da gestão pedagógica contribui ainda para o educador direcionar o seu trabalho quando surge algum desafio.

Porém, por ser um trabalho de gestão, há a constante necessidade de mensurar todas as tarefas com metas e prazos, o que nem sempre torna o dia a dia de trabalho tão fácil assim, não é mesmo?

Uma forma para conseguir acompanhar o cumprimento de todo o planejamento e avaliar o andamento do cronograma, é estabelecer um calendário com encontros semanais ou quinzenais.

Esses encontros com os educadores também são perfeitos para rever antigas ideias, colocar novos planos em prática, analisar o desenvolvimento dos alunos e, ainda, ouvir a própria equipe.

Por isso é importante atentar-se para ter uma boa gestão de pessoas dentro da sua escola. Assim você, gestor, estará mais perto da equipe e poderá entender melhor como resolver alguns conflitos e solucionar problemas.

Entenda as particularidades desse pilar da gestão escolar

A gestão escolar é um termo bastante amplo, já que engloba tudo aquilo que uma escola precisa ter e fazer para conquistar seus principais objetivos, que são a Educação de qualidade e conseguir retorno financeiro.

Os diretores escolares têm o grande desafio de fazer os processos administrativos e pedagógicos funcionarem perfeitamente para que a instituição de ensino seja reconhecida e valorizada. 

E, neste sentido, existem 7 pilares na gestão escolar, que são fundamentais para um ensino de excelência.

São eles: gestão pedagógica, gestão administrativa, gestão financeira, gestão de recursos humanos, gestão de comunicação, gestão do cotidiano escolar e gestão da tecnologia escolar.

Mas, agora, voltando para a gestão pedagógica, há quatro áreas dentro dela que são essenciais para que seja possível alcançar seu objetivo, que é o sucesso escolar dos alunos. Confira:

1. Gestão de currículo

A partir de metodologias dos processos de ensino e aprendizagem, a equipe pedagógica deve estabelecer as diretrizes curriculares da instituição de ensino.

A gestão de currículo pode englobar até mesmo uma avaliação do perfil dos professores e das competências dos alunos, o que contribuiu para a construção do famoso PPP - Projeto Político Pedagógico, documento que reúne as propostas pedagógicas que serão realizadas durante um determinado período.

2. Gestão da ação docente

O cuidado com a equipe também é fundamental. Manter os professores motivados e investir em capacitações e formações também são estratégias que devem ser planejadas na parte pedagógica.

Ouvir as dores e os anseios dos educadores também é de grande relevância para uma boa atuação da gestão. Saiba mais sobre a importância do acolhimento aos professores acessando este artigo.

3. Gestão de patrimônio

Como você já pode imaginar, o trabalho pedagógico é extenso. Além de cuidar da matriz curricular e de ter esse olhar atento  às demandas dos professores, essa área da gestão tem até mesmo a responsabilidade de analisar os investimentos que são necessários no patrimônio para impulsionar ainda mais a Educação.

Equipamentos, aquisição de tecnologias, ferramentas educacionais, materiais pedagógicos e melhorias na sala de aula são alguns dos apontamentos que podem ser feitos pela gestão pedagógica.

4.Gestão de resultados

Coletar e analisar os resultados é fundamental até mesmo para poder melhorar e fortalecer os pontos que ainda podem ser melhor ajustados na escola.

Por isso, gerir o cumprimento das metas e dos prazos é de grande importância. Para aprimorar o trabalho, é recomendado criar estratégias para avaliar o trabalho dos educadores e o desempenho dos estudantes.

Afinal, a qualidade do processo de ensino e aprendizagem é o grande objetivo da gestão pedagógica, não é mesmo?

Conheça os 14 principais desafios da gestão pedagógica

- Orientar os educadores para a elaboração do plano de aulas

- Caso a escola opte pelo uso de material didático, é importante que a gestão pedagógica conduza esse processo

- Ajuda na elaboração de projetos multidisciplinares

- Pensar em formas de inserir a tecnologia em sala de aula

- Mediar os conflitos que ocorrem no ambiente escolar

- Identificar estudantes com baixo rendimento e com dificuldades de aprendizagem, e estabelecer um plano para recuperar esse processo

- Contribuir para a construção democrática do PPP - Projeto Político Pedagógico

- Garantir o ensino das competências socioemocionais em todas as turmas

- Planejar formação continuada e capacitações para os professores

- Acolher a comunidade escolar e envolvê-la em eventos educacionais

- A equipe de pedagogia também tem o papel de garantir a inclusão escolar

- Engajar a equipe de docentes, os alunos e os familiares

- Os indicadores educacionais da escola e os resultados devem ser analisados pela gestão pedagógica

- Garantir que a matriz curricular da instituição de ensino esteja alinhada com a BNCC - Base Nacional Comum Curricular

 

isaac indica

Conteúdos que a gente acha que você pode gostar:

Confira as principais estratégias para alavancar a sua gestão escolar

5 características da gestão escolar de sucesso

Como deve ser a gestão educacional no mundo contemporâneo?

Mensalidades em dia, o ano todo, sem dor de cabeça
Quero o isaac na minha escola
Luiza

Receba nossa newsletter

Obrigado! Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Ops! Algum erro ocorreu ao cadastrar o seu e-mail.