Está curtindo o conteúdo?

O Boletim isaac entrega semanalmente, na sua caixa de entrada, mais materiais como esse.
Inscreva-se aquiNão quero me inscrever.
Pedagógico

4 dicas para celebrar o Dia do Diretor Escolar

Fundamental para garantir o melhor andamento de todas as áreas de uma instituição de ensino desde o século 19, este líder pode – e deve – ser valorizado

Publicado em
14/10/2024
07 min
💡 Dica: se a palavra estiver azul, ela é clicável e te leva ao link com mais detalhes!

Na maior parte do Brasil, o dia 12 de novembro representa uma ocasião para celebrar a importância do Dia do Diretor Escolar. Em São Paulo, desde 2001 a data é celebrada em 18 de outubro.

Independentemente da escolha de cada estado, o Dia do Gestor Escolar foi criado para reconhecer e valorizar o trabalho dos profissionais que conduzem todas as atividades que envolvem a formação das próximas gerações, dentro e fora da sala de aula.

É uma celebração marcante, já que os diretores são fundamentais na organização das atividades das escolas, engajando todos os colaboradores, incluindo os professores, e atuando em parceria direta com alunos, familiares e toda a comunidade.

Em outras palavras, é ele que administra a escola, garantindo a qualidade do ensino, o bem estar dos estudantes, o alto padrão da gestão e a satisfação dos funcionários. 

Trata-se, portanto, de um agente crucial para a educação nacional manter seu padrão de qualidade – e seguir avançando diante dos desafios que se apresentam para o futuro. Continue por aqui para ver algumas dicas de como comemorar essa data na sua escola!

Como surgiu a função?

Informalmente, desde os primórdios da educação formal no Brasil, no século 16, sempre houve uma figura de liderança que ajudava a conduzir as atividades. Mas foi a partir do século 19 que começou a se consolidar o cargo oficial do diretor escolar.

Em 1892, o estado de São Paulo instituiu uma lei que definia que as escolas deveriam ter diretores, nomeados pelo governo estadual e que respondiam a um conselho formado, inclusive, por professores eleitos pelos colegas. 

Assim surgia uma figura que, dentro das escolas, se tornaria onipresente e fundamental, que lidera os esforços de avanços e presta contas a respeito do andamento dos trabalhos.

Desde então, a função foi se tornando mais complexa, na medida em que novas demandas se apresentaram para o setor educacional, que também passou a cobrir uma fração muito maior da sociedade.

Quais as atribuições do diretor?

São muitas as funções que o diretor escolar precisa gerenciar. Ele pode delegar para diferentes setores, de Recursos Humanos à gestão financeira escolar, passando pelo marketing e pelo reforço em tecnologia.

Pode também contar com parceiros que reduzem a carga de demandas sobre as áreas. Mas ainda precisa acompanhar o andamento de todas as atividades que envolvem a rotina e o planejamento de médio e longo prazo, garantindo o melhor planejamento estratégico.

Em outras palavras, ele cuida de organizar a rotina escolar, garantir que as leis e diretrizes sejam cumpridas. E também zela pela administração de recursos, com base no número de matrículas, na taxa de inadimplência e nas demandas por compra de material e atualização de infraestrutura.

Com relação às práticas pedagógicas, ele também é responsável por orientar os professores na construção do planejamento anual e dos planos de aula, além de facilitar a construção de projetos multidisciplinares, garantindo que as competências socioemocionais sejam devidamente desenvolvidas, com base em ferramentas inovadoras sempre que possível.

Precisa, portanto, ser um profissional dinâmico, atento às demandas da sociedade, capaz de integrar equipes e zelar pelo dia a dia sem deixar de prestar atenção ao futuro.

O que diz a lei?

Atualmente, a Lei de Diretrizes e Bases (LDB), de 1996, define o modelo de gestão escolar para o ensino brasileiro, especialmente o público: “As instituições públicas de educação superior obedecerão ao princípio da gestão democrática, assegurada a existência de órgãos colegiados deliberativos, de que participarão os segmentos da comunidade institucional, local e regional”.

Estabelece a adoção da gestão democrática, com a participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto político pedagógico da escola e a participação da comunidade escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes.

A determinação é válida também para o ensino privado, no sentido de que o diretor é incentivado a adotar um modelo de liderança que valoriza a escuta ativa de todos os envolvidos – afinal, eles têm muito a agregar.

O que dizem as pesquisas?

A análise dos dados do setor em todo o Brasil ajuda a visualizar as realidades e desafios enfrentados pelas instituições de ensino do país. Neste sentido, o Censo Escolar 2023, que o isaac, a maior plataforma de soluções financeiras para escolas do país, analisou e compilou em um e-book exclusivo.

Entre as informações disponíveis consta também um perfil dos líderes das instituições de ensino. São 189,328 gestores nas 178.476 escolas brasileiras. Na rede privada, 86,2% têm nível superior completo e 84,3% são do sexo feminino. 

Além disso, quando se trata do acesso ao cargo de diretor, 51,7% são proprietários ou sócio-proprietários das escolas, enquanto 33,7% chegaram ao posto por indicação ou escolha da gestão escolar.

Outro levantamento, este realizado pelo Observatório de Educação, Ensino Médio e Gestão do Instituto Unibanco, traça um perfil dos diretores de escolas estaduais de ensino básico. Aponta que o percentual de homens subiu de 23,6% em 2011 para 33,5%, em 2013. E que o percentual de formados em pedagogia subiu de 33,6% para 38% no mesmo período.

Este estudo apontou também alguns desafios para a gestão escolar. Uma delas trata da carga de trabalho semanal: em 2021, em todas as regiões, mais de 60% dos diretores afirmaram que trabalham acima das 40 horas semanais.

Boa parte desse tempo é utilizada para coordenar atividades administrativas (como refeição, segurança e manutenção predial), gerenciar recursos financeiros (envolvendo a prestação de contas) e conduzir o planejamento pedagógico.

Como celebrar o Dia do Diretor Escolar?

Existem diferentes maneiras de valorizar a data e reconhecer a importância deste profissional. Entre elas, 4 se destacam:

1. Decore a escola

Por que não espalhar cartazes lembrando da data? É uma maneira simples de reconhecer a importância da direção da escola, e também de deixar claro, para os alunos, que por detrás de cada atividade, cada aula, existe um profissional zelando pelo mais alto padrão educacional.

2. Ofereça um coffee break

Reunir os colaboradores durante o período escolar, na medida do possível para todos, também ajuda a reforçar o momento. Traz o calor humano para perto da direção e coloca os profissionais em contato direto com a liderança, de uma forma muito mais informal e descontraída do que acontece na correria do dia a dia.

3. Prepare uma apresentação

Ao longo de um ano, os alunos se mobilizam em muitas ocasiões diferentes, para se apresentar e para reconhecer o valor de mães, pais e professores. A data pode representar também uma ocasião para levar uma homenagem para a direção. É uma forma de aproximar este profissional dos estudantes pelos quais ele zela com tanto afinco.

4. Trabalhe as redes sociais

Os pais e a comunidade que segue a escola nas redes sociais conhecem a direção? A data representa uma ótima oportunidade para apresentar para um público mais amplo este profissional tão presente na rotina. Com texto, fotos e vídeos, é possível compartilhar detalhes sobre o diretor ou a diretora – sem invadir a privacidade, é claro.

O isaac é parceiro na gestão escolar

Parceiros podem apoiar, em muitos aspectos, a rotina dos diretores escolares. Foi para assumir esta missão, do ponto de vista da gestão financeira, que surgiu o isaac.

Com o apoio da plataforma, mais de 1.800 instituições de ensino de todo o Brasil contam com previsibilidade financeira e mensalidades sempre em dia.

E mais: o isaac disponibiliza, para os profissionais da área, serviços exclusivos, digitais e ágeis, que facilitam o monitoramento da situação da escola.

E os responsáveis financeiros passam a contar com o meu isaac, que facilita o controle das mensalidades e oferece maior flexibilidade para os pagamentos.

Desta forma, os diretores podem atuar em outras frentes, sem abrir mão do controle dos dados, e garantindo que o planejamento para o futuro esteja ancorado em uma situação financeira estável e previsível.

Clique aqui para saber mais sobre o isaac!

O que você achou desse conteúdo?
Mensalidades em dia, o ano todo, sem dor de cabeça
Quero o isaac na minha escola
Gostou do conteúdo? Compartilhe: