Usamos cookies para personalizar e melhorar a sua experiência.
Para saber mais, consulte a nossa Política de cookies.

Fechar

Está curtindo o conteúdo?

O Boletim isaac entrega semanalmente, na sua caixa de entrada, mais materiais como esse.
Inscreva-se aquiNão quero me inscrever.
Gestão

Matrículas escolares: 5 estratégias para retenção de alunos

Aprenda a implementar ações eficazes para retenção dos alunos no momento das matrículas escolares

Publicado em
16/8/2023
05min
💡 Dica: se a palavra estiver azul, ela é clicável e te leva ao link com mais detalhes!

Investir na qualidade do corpo docente e criar políticas claras de negociação são algumas das estratégias para enfrentar os desafios de retenção de alunos.

A retenção de alunos e a conquista de novas matrículas é um desafio constante para as escolas. E para ter sucesso no processo, é preciso uma abordagem multifacetada, considerando aspectos financeiros, pedagógicos e de relacionamento com a família. 

Neste artigo, com a ajuda do professor Jair dos Santos Junior, das SANTOS JR Consultoria Educacional, reunimos estratégias fundamentais para a escola manter os alunos atuais e captar mais estudantes!

1 - Cuidados financeiros e políticas de negociação

Um dos primeiros aspectos a ser considerado é o cuidado ao tratar a impontualidade e a inadimplência escolar. A instituição de ensino deve dispor de políticas claras e bem definidas para lidar com famílias que atrasam pagamentos durante o semestre. Além disso, trabalhar estratégias para recuperar esse público, evitar perdas de receita e mantê-lo na escola.

Dentre as práticas recomendadas pelo consultor, estão parcelamentos que não extrapole o mês, preferência por pagamentos recorrentes com cartão de crédito, políticas de desconto nos juros e evitar o uso de boletos na negociação.

“Esse processo de negociação tem que ser feito em um período de pré-matrícula escolar para que as famílias cheguem à renovação com as questões financeiras já resolvidas”, orienta Santos. 

Se você deseja garantir o recebimento das mensalidades para reduzir a inadimplência, as soluções do isaac podem te ajudar. 

2 - Acompanhamento pedagógico e satisfação dos pais

O acompanhamento dos pais é de extrema importância para a retenção de alunos. A satisfação dos responsáveis em relação às atividades oferecidas pela escola, às despesas adicionais, ao sistema de avaliação e às atividades levadas para casa pelos alunos, influencia diretamente na permanência dos estudantes.

“Os pais percebem a evolução do filho no processo de ensino-aprendizagem. Esse conjunto todo é o que fomenta a retenção dos alunos”, destaca o consultor.

Também é essencial criar um ambiente de comunicação constante com os pais, evitando mecanizar o atendimento. A equipe responsável por receber e entregar os alunos deve tratar os pais com cuidado e atenção, garantindo que a entrega das crianças seja feita de forma acolhedora e profissional.

3 - Qualidade do corpo docente e suporte aos professores

Investir na qualidade do corpo docente é outro fator-chave para a retenção de alunos e captação de novas matrículas. Além de considerar a formação e o tempo de magistério dos professores, é importante oferecer treinamentos, capacitações e reciclagens para que eles estejam sempre atualizados em suas áreas de atuação.

Oferecer suporte psicopedagógico aos professores e cuidar da saúde mental deles também é importante, visto que um corpo docente satisfeito e bem preparado influencia positivamente o ambiente escolar.

4 - Relacionamento com a família

Cultivar um bom relacionamento com a família é fundamental para manter o aluno na escola. Uma forma de fortalecer esses laços é por meio de uma comunicação constante com os pais. 

Uma prática simples e eficaz é usar uma agenda, seja física ou informatizada, para anotar informações importantes sobre o desempenho e o comportamento dos alunos. 

Além disso, estar presente em festas e eventos escolares, conversar com os pais e criar um mecanismo de ouvidoria e contato são ações que demonstram o interesse da instituição em ouvir as necessidades e opiniões dos responsáveis pelos estudantes.

“Os pais percebem a escola pelo comportamento dos filhos, pelo relacionamento que eles estabelecem com a equipe que os entrega e recebe no portão da unidade, pela comunicação interativa e constante com os professores”, comenta o consultor.

Quer elevar a inteligência das suas ações aliado ao marketing educacional? Clique aqui  e tenha acesso a 7 estratégias de marketing para captar e reter alunos!

5 - Zelar pela qualidade pedagógica

É fundamental que as instituições de ensino evitem seguir modismos pedagógicos e priorizem a qualidade do ensino. Mudanças bruscas e desprovidas de fundamentação podem impactar negativamente o processo de aprendizagem dos alunos.

Segundo o professor Santos Junior, é importante valorizar a evolução da pedagogia com prudência e critério para garantir que as metodologias de ensino utilizadas estejam alinhadas com a construção do conhecimento humano ao longo do tempo.

“A didática, o conhecimento humano, o processo de aprendizagem, são processos que a sociedade construiu ao longo dos séculos. Então, é normal ter algum tipo de inovação, algumas mudanças, mas não é normal introduzir modismos, fazer alterações a sobressaltos”.

Conte com o isaac para investir tempo na retenção de alunos

Já pensou em se dedicar a essas estratégias de retenção sem se preocupar com a inadimplência em sua escola? O isaac te ajuda nisso!

Somos a maior plataforma de soluções financeiras feita para escolas e garantimos as mensalidades sempre em dia, ainda que os responsáveis não arquem na data prevista. 

Você tem tempo para se dedicar ao crescimento da instituição de ensino enquanto cuidamos da burocracia. Clique aqui e encontre a solução isaac ideal para a sua escola!

Conteúdos que você gostar:

O que você achou desse conteúdo?
Mensalidades em dia, o ano todo, sem dor de cabeça
Quero o isaac na minha escola
Gostou do conteúdo? Compartilhe:
Não se preocupe, você pode deixar de receber essas comunicações quando quiser. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade.
Pronto! Agora você vai receber os conteúdos do isaac.
Oops! Preencha corretamente.