Escolas

Guia prático: 7 dicas para reter alunos na escola

A retenção dos alunos diz muito sobre uma gestão escolar de sucesso. Confira as melhores dicas para implementar essa estratégia na escola

Mais do que captar novos estudantes, alavancar o nível de retenção dos atuais é essencial para que uma instituição de ensino particular mantenha sua saúde financeira e esteja sempre em destaque no setor educacional.

A fidelização dos alunos e famílias é o fator que fará a diferença para as instituições de ensino principalmente no longo prazo, tanto em relação à criação de um relacionamento mais sólido com a comunidade escolar quanto no que diz respeito à própria conquista de uma marca que apresenta um índice satisfatório de indicações boca a boca.


Portanto, se a sua intenção como gestor escolar é potencializar o desenvolvimento da sua escola privada, é fundamental investir em estratégias para retenção de alunos no ambiente escolar.


Tendo em vista a importância desse tema, preparamos um guia prático com as seis melhores dicas para reter os alunos e reduzir o índice de evasão escolar na sua instituição de ensino.

Vamos conferir? Boa leitura!


1. Invista na construção de um relacionamento sólido com os alunos e os responsáveis

Não é surpresa que este seja o primeiro passo para uma estratégia consistente de retenção de alunos.


Construir e estabelecer de forma contínua uma relação de confiança entre ambas as partes fará com que a gestão educacional seja muito mais eficiente. Afinal, quando os estudantes e as famílias se sentem próximas de toda a equipe da instituição de ensino, entendem que podem se abrir para fazer críticas sobre pontos que estão insatisfeitos e que a escola estará pronta para ouvir e melhorar os seus processos.


Com isso, sua instituição tem a oportunidade de entender o que precisa ser desenvolvido e, assim, evita que a comunidade escolar procure por outra instituição que já atende às suas expectativas e necessidades imediatas.


Quer se aprofundar na leitura de artigos que abordam como fortalecer os laços entre sua escola e as famílias? Temos indicações especiais para você! Olha só:


Como fortalecer os laços entre sua escola e as famílias?        

Atendimento humanizado na escola: como ter um?

   

2. Inicie a retenção de alunos no momento da captação

Quando você busca captar novos alunos, é necessário entender seu perfil, suas necessidades e características pessoais. Essa análise é importante para compreender os clientes em todos os setores!


Portanto, aproveite o momento da matrícula para entender o que buscam em sua instituição de ensino. Assim, você pode associar a expectativa dos responsáveis e estudantes à realidade e colocá-la em prática no dia a dia, o que ajuda de maneira contínua na estratégia para retenção de alunos.


3. Mantenha o corpo docente engajado

Além de estar atento à experiência das famílias, é fundamental que você realize ações de gestão de recursos humanos, para manter o corpo docente e todo o time engajados no dia a dia. Afinal, seus colaboradores possuem contato direto com os estudantes e os responsáveis, o que pode afetar diretamente no nível de satisfação e retenção dos alunos.


Faça encontros, acompanhe a saúde mental e ouça periodicamente os feedbacks da sua equipe. É de extrema importância que todos estejam alinhados aos objetivos e propósito da sua instituição de ensino, para que a gestão se torne ainda mais eficiente e para que os resultados sejam potencializados.


4. Tenha uma proposta inovadora e diferenciada

Cidades e bairros apresentam uma grande variedade de instituições de ensino particulares disponíveis para matricular crianças e adolescentes. Dessa forma, uma escola que deseja ter uma boa gestão e estratégia para retenção de alunos deve contar com diferenciais, como sistema de gestão modernos, para garantir que os estudantes matriculados não queiram sair do seu ambiente e procurar uma nova instituição.


Uma orientação muito eficaz é investir em uma proposta pedagógica inovadora e sempre estar conectado às novidades do segmento de educação. Os estudantes e os seus responsáveis precisam sentir-se impactados e influenciados pela instituição de ensino, garantindo assim o interesse e engajamento contínuo de todos.


Para isso, que tal fazer parte do futuro da gestão escolar, de um jeito incrivelmente simples? Saiba por que o isaac é feito para a sua escola privada aqui.


5. Ofereça soluções personalizadas para os responsáveis que têm pendências financeiras

Imprevistos financeiros acontecem e podem afetar até mesmo os responsáveis que possuem um excelente histórico de pagamentos em sua instituição de ensino, principalmente no cenário atual de pandemia.


Por isso, é essencial que a sua escola tenha uma boa gestão financeira e saiba como lidar com essas situações, compreendendo cada caso e oferecendo as melhores soluções para reduzir a inadimplência escolar.


Dessa maneira, busque por alternativas que facilitem a vida de famílias que estão passando por dificuldades financeiras para efetuar o pagamento das mensalidades atrasadas. Essa medida fará com que uma maior parte dos clientes seja mantida.


Porém, vale ressaltar que é necessário criar políticas claras e objetivas de parcelamento e descontos, para não causar prejuízos ao orçamento da instituição e manter os responsáveis satisfeitos e mais acolhidos por sua escola.


Ao se tornar uma instituição de ensino parceira do isaac, você proporciona mais opções de meios de pagamento para as famílias e não precisa mais se preocupar com a inadimplência. Demais, né? Saiba mais.  

6. Analise as razões de baixa permanência em sua escola

Realizar uma análise sobre os motivos que fazem os alunos solicitarem transferência para outras instituições de ensino particulares é uma forma eficiente de promover melhorias mais assertivas em sua escola. Isso porque, em alguns casos, a baixa taxa de permanência é motivada por algum fator que tenha passado despercebido pela visão do gestor escolar.


Além disso, uma outra estratégia eficaz para reter os alunos é conhecer as principais instituições para onde estão pedindo transferência. Assim, você pode identificar alguns fatores diferenciais, como estrutura, proposta pedagógica, capacitação de professores, para melhorar e implementar em sua escola.


Confira abaixo alguns pontos para você já refletir e analisar sua instituição de ensino:

  • Atendimento e relacionamento com alunos e responsáveis;
  • Engajamento do corpo docente;
  • Proposta pedagógica;
  • Estrutura física e recursos tecnológicos ;
  • Constante atualização da equipe de gestão sobre o mercado educacional.

   

7. Acompanhe o desenvolvimento dos alunos

Um dos principais fatores que causam a evasão escolar é a dificuldade no aprendizado juntamente com a ausência de apoio. O estudante que se sente desmotivado e desamparado em relação ao seu desenvolvimento nos estudos tem mais chances de abandonar a escola.

Dito isso, é essencial que o corpo docente reconheça as necessidades desse jovem, analisando e acompanhando sua performance na sala de aula e nas atividades, a fim de incentivar o relacionamento entre alunos, professores e toda a comunidade escolar.

É importante também lembrar que a capacidade de retenção deve estar ligada ao interesse do aluno em permanecer estudando na instituição, e isso ocorre, na maioria das vezes, quando ele entende que está inserido em um ambiente escolar agradável e acolhedor.


Sendo assim, sua escola deve ser um espaço que motiva e valoriza os estudantes e suas famílias. Ao andar por esse caminho, você estará na direção certa para retê-los com alto nível de satisfação.


Como mencionamos em nosso artigo “Captação de alunos na pandemia. Como fazer?”, além de o planejamento para captação ser muito mais caro e trabalhoso do que o planejamento para retenção dos alunos, também é muito mais arriscado e pode aumentar ainda mais a evasão, já que os esforços da gestão escolar estão sendo destinados para outra meta. 

Dessa forma, colocar as dicas para retenção dos alunos em prática a partir de hoje mesmo é fundamental para manter a sua escola em um crescimento sustentável.

Com as ações que apresentamos neste artigo, alunos e responsáveis ficarão cada vez mais satisfeitos e a gestão da sua escola se tornará ainda mais eficiente e estratégica.

Além disso, lembre-se que é importantíssimo acompanhar frequentemente os resultados e o desenvolvimento da sua instituição. Assim, é possível identificar se é melhor mudar de rota ou se está no caminho certo para alcançar os objetivos.


Vamos juntos transformar o futuro da educação do nosso país!

This is some text inside of a div block.

Receba nossa newsletter

Obrigado! Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Ops! Algum erro ocorreu ao cadastrar o seu e-mail.