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7 dicas práticas para fidelizar alunos na escola

A retenção dos alunos diz muito sobre uma gestão escolar de sucesso. Confira as melhores dicas para implementar essa estratégia na escola!

Publicado em
18/5/2021
08 min
💡 Dica: se a palavra estiver azul, ela é clicável e te leva ao link com mais detalhes!

Mais do que captar novos estudantes, saber como fidelizar alunos é essencial para que uma instituição de ensino particular mantenha sua saúde financeira e esteja sempre em destaque no setor educacional.

Trabalhar a fidelização de aluno é algo que faz muita diferença para as escolas particulares, principalmente no longo prazo. Isso porque fidelizar alunos possibilita criar um relacionamento mais sólido com a comunidade escolar, além de contribuir para a conquista de uma marca que apresenta um índice satisfatório de indicações boca a boca.

Portanto, se a sua intenção como gestor escolar é potencializar o desenvolvimento da sua escola, é fundamental investir em estratégias para retenção de alunos no ambiente escolar.

Tendo em vista a importância desse tema, preparamos um Guia prático com 7 melhores dicas para retenção de alunos e reduzir o índice de evasão escolar na sua instituição de ensino.

Vamos conferir? Boa leitura!

7 dicas para fidelizar alunos

1. Construa de um relacionamento sólido com alunos e responsáveis

O primeiro passo para uma estratégia consistente de fidelização de aluno é melhorar o relacionamento com os estudantes e a família.

Construir e estabelecer de forma contínua uma relação de confiança entre ambas as partes fará com que a gestão educacional seja muito mais eficiente. Afinal, quando os estudantes e as famílias se sentem próximos de toda a equipe da instituição de ensino, entendem que podem se abrir para fazer críticas sobre pontos que estão insatisfeitos e que a escola estará pronta para ouvir e melhorar os seus processos.

Com isso, sua instituição tem a oportunidade de entender o que precisa ser desenvolvido e, assim, evita que a comunidade escolar procure por outra instituição que já atende às suas expectativas e necessidades imediatas.

Quer se aprofundar na leitura de artigos que abordam como fortalecer os laços entre sua escola e as famílias? Temos indicações especiais para você! Olha só:

Como fortalecer os laços entre sua escola e as famílias?        

Atendimento humanizado na escola: como ter um?

2. Trabalhe a retenção de alunos desde a captação

Quando você busca a captação de alunos novos, é necessário entender seu perfil, suas necessidades e características pessoais. Essa análise é importante para compreender os clientes em todos os setores!

Portanto, aproveite o momento da matrícula para entender o que buscam em sua instituição de ensino. Assim, você pode associar a expectativa dos responsáveis e estudantes à realidade e colocá-la em prática no dia a dia, o que ajuda de maneira contínua na estratégia para reter e fidelizar alunos.

3. Engaje o corpo docente 

Além de estar atento à experiência das famílias, um ponto importante na gestão escolar é realizar ações para manter o corpo docente e todo o time engajados no dia a dia. Afinal, seus colaboradores possuem contato direto com os estudantes e os responsáveis, o que pode afetar diretamente no nível de satisfação e fidelização de aluno.

Faça encontros, acompanhe a saúde mental e ouça periodicamente os feedbacks da sua equipe. É de extrema importância que todos estejam alinhados aos objetivos e propósito da sua instituição de ensino para que a gestão se torne ainda mais eficiente e para que os resultados sejam potencializados.

4. Tenha uma proposta inovadora e diferenciada

Cidades e bairros apresentam uma grande variedade de instituições de ensino particulares disponíveis para matricular crianças e adolescentes. Dessa forma, uma escola que deseja ter uma boa gestão e estratégia para fidelizar alunos deve contar com diferenciais, como sistemas de gestão modernos, para garantir que os estudantes matriculados não queiram sair do seu ambiente e procurar uma nova instituição.

Uma orientação muito eficaz é investir em uma proposta pedagógica inovadora e sempre estar conectado às novidades do segmento de educação. Os estudantes e os seus responsáveis precisam sentir-se impactados e influenciados pela instituição de ensino, garantindo assim o interesse e engajamento contínuo de todos.

5. Ofereça soluções financeiras personalizadas aos responsáveis‍

Imprevistos financeiros acontecem e podem afetar até mesmo os responsáveis que possuem um excelente histórico de pagamentos. 

Por isso, é essencial que a sua escola tenha uma boa gestão financeira e saiba como lidar com essas situações, compreendendo cada caso e oferecendo as melhores soluções para reduzir a inadimplência escolar.

Dessa maneira, busque por alternativas que facilitem a vida de famílias que estão passando por dificuldades financeiras para efetuar o pagamento das mensalidades atrasadas. Essa medida fará com que uma maior parte dos clientes seja mantida.

Porém, vale ressaltar que é necessário criar políticas claras e objetivas de parcelamento e descontos, para não causar prejuízos ao orçamento da instituição e manter os responsáveis satisfeitos e mais acolhidos por sua escola.

O isaac é o parceiro perfeito para isso! A maior plataforma de gestão financeira escolar do Brasil oferece vários meios de pagamentos para as famílias das escolas parceiras. Nós olhamos caso a caso com cuidado e fazemos a gestão da inadimplência, garantindo mensalidades em dia e um fluxo de caixa saudável para a instituição.

6. Analise as razões de baixa permanência em sua escola

Realizar uma análise sobre os motivos que fazem os alunos solicitarem transferência para outras instituições de ensino particulares é uma forma eficiente de promover melhorias mais assertivas em sua escola. Isso porque, em alguns casos, a baixa taxa de permanência é motivada por algum fator que tenha passado despercebido pela visão do gestor escolar.

Além disso, uma outra estratégia eficaz para fidelizar alunos é conhecer as principais instituições para onde estão pedindo transferência. Assim, você pode identificar alguns fatores diferenciais, como estrutura, proposta pedagógica, capacitação de professores, para melhorar e implementar em sua escola.

Confira abaixo alguns pontos para você já refletir e analisar sua instituição de ensino:

  • Atendimento e relacionamento com alunos e responsáveis;
  • Engajamento do corpo docente;
  • Proposta pedagógica;
  • Estrutura física e recursos tecnológicos ;
  • Constante atualização da equipe de gestão sobre o mercado educacional.

7. Acompanhe o desenvolvimento dos alunos

Um dos principais fatores que causam a evasão escolar é a dificuldade no aprendizado juntamente com a ausência de apoio. O estudante que se sente desmotivado e desamparado em relação ao seu desenvolvimento nos estudos tem mais chances de abandonar a escola.

Dito isso, é essencial que o corpo docente reconheça as necessidades desse jovem, analisando e acompanhando sua performance na sala de aula e nas atividades, a fim de incentivar o relacionamento entre alunos, professores e toda a comunidade escolar.

É importante também lembrar que a capacidade de retenção de aluno deve estar ligada ao interesse do estudante em permanecer estudando na instituição, e isso ocorre, na maioria das vezes, quando ele entende que está inserido em um ambiente escolar agradável e acolhedor.

Sendo assim, sua escola deve ser um espaço que motiva e valoriza os estudantes e suas famílias. Ao andar por esse caminho, você estará na direção certa para retê-los com alto nível de satisfação.

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Com as ações e estratégias que apresentamos neste artigo, alunos e responsáveis ficarão cada vez mais satisfeitos e a gestão da sua escola se tornará ainda mais eficiente e estratégica.

Além disso, lembre-se que é importantíssimo acompanhar frequentemente os resultados e o desenvolvimento da sua instituição. Assim, é possível identificar se é melhor mudar de rota ou se está no caminho certo para alcançar os objetivos de fidelizar alunos. ‍

Saiba mais sobre o isaac

Como comentamos na dica 5, o isaac educação é o parceiro perfeito para uma escola que busca captar e fidelizar alunos. Isso porque nós oferecemos uma série de soluções financeiras que facilitam a rotina das famílias, principalmente no que diz respeito à matrícula e pagamento de mensalidades

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