A retenção dos alunos diz muito sobre uma gestão escolar de sucesso. Confira as melhores dicas para implementar essa estratégia na escola!
Mais do que captar novos estudantes, saber como fidelizar alunos é essencial para que uma instituição de ensino particular mantenha sua saúde financeira e esteja sempre em destaque no setor educacional.
Trabalhar a fidelização de aluno é algo que faz muita diferença para as escolas particulares, principalmente no longo prazo. Isso porque fidelizar alunos possibilita criar um relacionamento mais sólido com a comunidade escolar, além de contribuir para a conquista de uma marca que apresenta um índice satisfatório de indicações boca a boca.
Portanto, se a sua intenção como gestor escolar é potencializar o desenvolvimento da sua escola, é fundamental investir em estratégias para retenção de alunos no ambiente escolar.
Tendo em vista a importância desse tema, preparamos um Guia prático com 7 melhores dicas para retenção de alunos e reduzir o índice de evasão escolar na sua instituição de ensino.
Vamos conferir? Boa leitura!
O primeiro passo para uma estratégia consistente de fidelização de aluno é melhorar o relacionamento com os estudantes e a família.
Construir e estabelecer de forma contínua uma relação de confiança entre ambas as partes fará com que a gestão educacional seja muito mais eficiente. Afinal, quando os estudantes e as famílias se sentem próximos de toda a equipe da instituição de ensino, entendem que podem se abrir para fazer críticas sobre pontos que estão insatisfeitos e que a escola estará pronta para ouvir e melhorar os seus processos.
Com isso, sua instituição tem a oportunidade de entender o que precisa ser desenvolvido e, assim, evita que a comunidade escolar procure por outra instituição que já atende às suas expectativas e necessidades imediatas.
Quer se aprofundar na leitura de artigos que abordam como fortalecer os laços entre sua escola e as famílias? Temos indicações especiais para você! Olha só:
Como fortalecer os laços entre sua escola e as famílias?
Atendimento humanizado na escola: como ter um?
Quando você busca a captação de alunos novos, é necessário entender seu perfil, suas necessidades e características pessoais. Essa análise é importante para compreender os clientes em todos os setores!
Portanto, aproveite o momento da matrícula para entender o que buscam em sua instituição de ensino. Assim, você pode associar a expectativa dos responsáveis e estudantes à realidade e colocá-la em prática no dia a dia, o que ajuda de maneira contínua na estratégia para reter e fidelizar alunos.
Além de estar atento à experiência das famílias, um ponto importante na gestão escolar é realizar ações para manter o corpo docente e todo o time engajados no dia a dia. Afinal, seus colaboradores possuem contato direto com os estudantes e os responsáveis, o que pode afetar diretamente no nível de satisfação e fidelização de aluno.
Faça encontros, acompanhe a saúde mental e ouça periodicamente os feedbacks da sua equipe. É de extrema importância que todos estejam alinhados aos objetivos e propósito da sua instituição de ensino para que a gestão se torne ainda mais eficiente e para que os resultados sejam potencializados.
Cidades e bairros apresentam uma grande variedade de instituições de ensino particulares disponíveis para matricular crianças e adolescentes. Dessa forma, uma escola que deseja ter uma boa gestão e estratégia para fidelizar alunos deve contar com diferenciais, como sistemas de gestão modernos, para garantir que os estudantes matriculados não queiram sair do seu ambiente e procurar uma nova instituição.
Uma orientação muito eficaz é investir em uma proposta pedagógica inovadora e sempre estar conectado às novidades do segmento de educação. Os estudantes e os seus responsáveis precisam sentir-se impactados e influenciados pela instituição de ensino, garantindo assim o interesse e engajamento contínuo de todos.
Imprevistos financeiros acontecem e podem afetar até mesmo os responsáveis que possuem um excelente histórico de pagamentos.
Por isso, é essencial que a sua escola tenha uma boa gestão financeira e saiba como lidar com essas situações, compreendendo cada caso e oferecendo as melhores soluções para reduzir a inadimplência escolar.
Dessa maneira, busque por alternativas que facilitem a vida de famílias que estão passando por dificuldades financeiras para efetuar o pagamento das mensalidades atrasadas. Essa medida fará com que uma maior parte dos clientes seja mantida.
Porém, vale ressaltar que é necessário criar políticas claras e objetivas de parcelamento e descontos, para não causar prejuízos ao orçamento da instituição e manter os responsáveis satisfeitos e mais acolhidos por sua escola.
O isaac é o parceiro perfeito para isso! A maior plataforma de gestão financeira escolar do Brasil oferece vários meios de pagamentos para as famílias das escolas parceiras. Nós olhamos caso a caso com cuidado e fazemos a gestão da inadimplência, garantindo mensalidades em dia e um fluxo de caixa saudável para a instituição.
Realizar uma análise sobre os motivos que fazem os alunos solicitarem transferência para outras instituições de ensino particulares é uma forma eficiente de promover melhorias mais assertivas em sua escola. Isso porque, em alguns casos, a baixa taxa de permanência é motivada por algum fator que tenha passado despercebido pela visão do gestor escolar.
Além disso, uma outra estratégia eficaz para fidelizar alunos é conhecer as principais instituições para onde estão pedindo transferência. Assim, você pode identificar alguns fatores diferenciais, como estrutura, proposta pedagógica, capacitação de professores, para melhorar e implementar em sua escola.
Confira abaixo alguns pontos para você já refletir e analisar sua instituição de ensino:
Um dos principais fatores que causam a evasão escolar é a dificuldade no aprendizado juntamente com a ausência de apoio. O estudante que se sente desmotivado e desamparado em relação ao seu desenvolvimento nos estudos tem mais chances de abandonar a escola.
Dito isso, é essencial que o corpo docente reconheça as necessidades desse jovem, analisando e acompanhando sua performance na sala de aula e nas atividades, a fim de incentivar o relacionamento entre alunos, professores e toda a comunidade escolar.
É importante também lembrar que a capacidade de retenção de aluno deve estar ligada ao interesse do estudante em permanecer estudando na instituição, e isso ocorre, na maioria das vezes, quando ele entende que está inserido em um ambiente escolar agradável e acolhedor.
Sendo assim, sua escola deve ser um espaço que motiva e valoriza os estudantes e suas famílias. Ao andar por esse caminho, você estará na direção certa para retê-los com alto nível de satisfação.
Com as ações e estratégias que apresentamos neste artigo, alunos e responsáveis ficarão cada vez mais satisfeitos e a gestão da sua escola se tornará ainda mais eficiente e estratégica.
Além disso, lembre-se que é importantíssimo acompanhar frequentemente os resultados e o desenvolvimento da sua instituição. Assim, é possível identificar se é melhor mudar de rota ou se está no caminho certo para alcançar os objetivos de fidelizar alunos.
Como comentamos na dica 5, o isaac educação é o parceiro perfeito para uma escola que busca captar e fidelizar alunos. Isso porque nós oferecemos uma série de soluções financeiras que facilitam a rotina das famílias, principalmente no que diz respeito à matrícula e pagamento de mensalidades.
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