Com uma gestão de cobrança profissional e opções variadas para fazer os pagamentos, é possível evitar que mensalidades atrasadas se acumulem ao longo do ano.
Empresas de todos os portes e setores de atuação lidam diariamente com o fantasma da inadimplência. Sempre existe uma parcela de clientes que, por diferentes motivos, não consegue pagar suas contas.
Com o setor educacional não é diferente. A dificuldade em manter as mensalidades em dia acomete uma parcela das famílias, colocando em risco a capacidade de gestão financeira das instituições de ensino.
Por isso, é essencial discutir estratégias sobre como evitar a inadimplência escolar e garantir maior previsibilidade no fluxo de caixa das escolas. Saiba mais!
De acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), realizada mensalmente pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), em novembro de 2024, 29,4% dos brasileiros tinham contas em atraso e 12,9% diziam que não tinham condições de pagar as dívidas vencidas.
Esse cenário de inadimplência não afeta apenas o bolso das famílias, mas também reflete em diversos setores, incluindo o educacional.
Segundo uma pesquisa realizada em 2022 pelo Instituto Escolas Exponenciais, a inadimplência nas escolas particulares brasileiras atinge, em média, 10%. Além disso, 19% das instituições enfrentam dificuldades para pagar os salários dos funcionários em dia. Sem receber todos os valores devidos dentro do prazo, fica mais difícil honrar os próprios compromissos.
Assim, a tarefa de planejar investimentos futuros fica dificultada, enquanto é preciso manter uma equipe dedicada a lidar com estas demandas – ou então buscar um parceiro habilitado para apoiar o setor nessa missão. No limite, a falta de previsibilidade no fluxo de caixa prejudica a própria capacidade de crescimento de uma escola.
Diante do cenário atual, marcado por grandes mudanças no setor, aumento acelerado da competitividade e surgimento de novas demandas pelo uso intensivo da tecnologia dentro e fora da sala de aula, não conseguir planejar os próximos passos representa um risco grave para a sustentabilidade dos negócios.
Por outro lado, uma instituição de ensino que consegue estruturar sua capacidade de gestão financeira de forma mais eficiente e baseada em previsões de entradas que se confirmam mês a mês, cria condições para dar um salto de qualidade, inclusive em outros aspectos da rotina.
Em outras palavras, uma escola com boa gestão financeira e previsibilidade para os recebimentos tende a entregar melhores resultados para os alunos, inclusive na capacidade de fornecer infraestrutura de qualidade.
Por isso, a transição de 2024 para 2025 representa uma ótima oportunidade para repensar processos e encontrar soluções capazes de facilitar a capacidade de crescimento de uma instituição de ensino.
Conheça agora seis formas eficientes de evitar a inadimplência escolar e garantir uma maior previsibilidade financeira.
Os contratos de prestação de serviços educacionais não são uma mera formalidade. Eles amparam instituições, alunos e familiares, especialmente em situações de conflito.
Estabelecer regras claras a respeito dos pagamentos – e das rotinas definidas para casos de atraso – é fundamental. Lembrando que existem normas claras, incluindo uma Lei Federal.
A dificuldade com os pagamentos é um tema que pode ser abordado diretamente com os responsáveis financeiros, com o cuidado de garantir que ele não se caracterize como fonte de constrangimento.
Se as famílias começam a atrasar as mensalidades, mesmo que alguns dias, todos os meses, pode ser o caso de conversar para entender a situação e buscar soluções que funcionem tanto para a instituição quanto para o responsável financeiro.
Oferecer opções variadas, do Pix aos cartões e boletos, facilita a rotina das famílias e deixa claro que a escola está disposta a encontrar as alternativas mais vantajosas para cada perfil de cliente.
Contar com um aplicativo que facilita visualizar as pendências financeiras, como acontece com os parceiros do isaac, também representa um diferencial capaz de agilizar o atendimento.
Quando as famílias têm dúvidas sobre pagamentos, atrasados ou em dia, elas esperam receber um atendimento claro e objetivo. Automatizar a rotina de atendimento reduz custos, facilita o acesso e contribui de forma decisiva para atender a questões importantes.
Além de facilitar a gestão financeira, a prática tende a melhorar o relacionamento da instituição de ensino com as famílias.
Independentemente de quem conduza o diálogo com os responsáveis financeiros, seja a própria escola ou um parceiro especializado, não há motivos para evitar o assunto, por mais delicado que ele seja.
Abordar as famílias em situação de atraso, com empatia e transparência, é fundamental. Criar uma série de procedimentos padronizados a serem seguidos pelas equipes contribui para garantir o melhor atendimento às famílias.
Descontos para o pagamento antes do prazo são uma ótima estratégia para reduzir a inadimplência, desde que o percentual definido esteja alinhado com a estratégia financeira da escola.
Da mesma forma, oferecer descontos para o pagamento de mensalidades atrasadas pode ajudar a melhorar o fluxo de recebimentos, mas as regras devem ser claras e atender a todas as famílias igualmente.
Maior plataforma de soluções financeiras feita para escolas, o isaac tem como missão levar eficiência para a gestão de cobranças.
Assim, desonera o dia a dia dos profissionais da escola ao passo que engaja as famílias, que passam a contar com um atendimento qualificado, que oferece um sistema de cobrança automatizado e múltiplos meios de pagamentos disponíveis, incluindo Pix, boleto e cartão.
As escolas contam com o repasse mensal do valor integral da soma das mensalidades, enquanto a equipe parceira interage com quem atrasou. Aliás, com o uso de tecnologia, o isaac consegue apontar situações de risco de inadimplência no futuro próximo.
O time de apoio, experiente no setor de educação e habilitado para gerenciar negociações, atende de segunda a sexta-feira, das 06h às 22h, e aos sábados, das 09h às 16h. Eles seguem uma régua de cobrança customizada.
Como resultado, 93% das escolas que contam com os serviços do isaac afirmam que a plataforma otimizou a sua rotina operacional, liberando mais tempo. E sete em cada dez das negociações são realizadas via aplicativo meu isaac.
As mais de 2 mil escolas parceiras recebem, em média, até 20% a mais do que receberiam sem o isaac no dia do repasse, um dado que confirma a capacidade da plataforma em evitar a inadimplência.
A abordagem empática e de proximidade com as famílias tende a evitar o acúmulo de dívidas no final do ano, o que proporciona um ganho importante: 30% a menos de famílias com pendências na ocasião da matrícula.