Usamos cookies para personalizar e melhorar a sua experiência.
Para saber mais, consulte a nossa Política de cookies.

Fechar

Está curtindo o conteúdo?

O Boletim isaac entrega semanalmente, na sua caixa de entrada, mais materiais como esse.
Inscreva-se aquiNão quero me inscrever.
Notícias

Bett UK 2023 aponta tendências em tecnologia educacional

Maior e mais influente evento global de educação e tecnologia aponta caminhos para o uso da Inteligência Artificial nas instituições de ensino no mundo todo

Publicado em
12/4/2023
06
💡 Dica: se a palavra estiver azul, ela é clicável e te leva ao link com mais detalhes!

Há meses que o ChatGPT domina os debates sobre as aplicações da tecnologia para os mais diversos setores da vida. O chatbot levou o uso de Inteligência Artificial (IA) para um novo nível de acesso, na educação inclusive. 

Enquanto outros concorrentes já se mobilizam, prometendo soluções ainda mais rápidas, precisas e eficazes, o setor aprofunda os debates sobre as aplicações da ferramenta, seja na gestão das escolas, seja nas atividades pedagógicas.

Foi natural, portanto, que a IA ganhasse grande espaço nos debates da Bett UK 2023, o maior e mais influente evento global dedicado a educação e tecnologia. 

O objetivo do evento, realizado entre 29 e 31 de março, foi apresentar novidades no setor educacional, principalmente nas aplicações de tecnologias a serviço da formação de crianças e jovens – e também da gestão das instituições de ensino

Para isso, reúne desde grandes corporações globais até as startups mais inovadoras, de forma a apresentar soluções para todos os aspectos dos negócios, de acordo com a realidade local e o orçamento disponível. Como bem sabem os participantes, a experiência desperta insights, dissemina informação e fortalece conexões que incentivam a interação tanto pedagógica quanto comercial.

Como acontece todos os anos, o encontro reuniu também nomes relevantes nas mais variadas áreas do pensamento. Entre os principais palestrantes da programação, estavam Anne-Marie Imafidon, cientista de computação e empreendedora social, Damian Hughes, professor de psicologia organizacional e autor de "The Winning Mindset" e o escritor e poeta Michael Rosen. Eles apresentaram suas percepções de mundo no auditório principal, que comporta 1.500 pessoas.

O Bett UK 2023 contou com:

- Mais de 30.000 visitantes;

- 123 países representados;

- Mais de 600 startups da área educacional;

- Mais de 5 mil reuniões de trabalho realizadas.

O espaço do evento foi organizado em seis áreas:

1. Equipamento e hardware: Dedicada a apresentar produtos físicos necessários para a rotina das escolas, de lousas inteligentes a computadores.

2. Tecnologia para ensino e aprendizado: Novos softwares e soluções digitais entre aplicativos e ferramentas para ensino e compartilhamento de conteúdo.

3. Soluções para gerenciamento: Empresas apresentaram softwares capazes de gerenciar diferentes áreas das escolas, com conectividade e segurança digital.

4. Show educacional: Tendências em ensino e novidades na pedagogia que vão além das ferramentas tecnológicas em si e buscam colocar as instituições em sintonia com o momento atual.

5. Bett Futures: Espaço para as edtechs apresentarem propostas e soluções para possíveis novos clientes que atuam em dezenas de países.

6. Mostra Global: Aqui, instituições governamentais ligadas à educação em todo o mundo descreveram soluções que encontraram para os desafios de suas realidades específicas.

Tecnologia a serviço da pedagogia

A respeito das aplicações da IA, Paul Leblanc, presidente da Southern New Hampshire University, informou que 35% dos estudantes da Universidade Stanford já realizam suas tarefas com suporte do ChatGPT. É uma tecnologia que veio para ficar, ainda que o setor, assim como muitas outras áreas da economia, ainda esteja tateando caminhos. 

Para Leblanc, uma forma de começar a aplicar a solução é utilizar no design educacional. Em relação aos alunos, no lugar de impedir o acesso à tecnologia, ele recomenda interagir com a classe, buscando entender as melhores maneiras de se beneficiar da ferramenta. Afinal, prender a usar a IA será importante no futuro. 

Uma startup polonesa que se apresentou no evento, por exemplo, já desenvolveu uma solução para crianças aprenderem a treinar algoritmos. Uma gigante de tecnologia desenvolveu uma ferramenta online que ajuda os professores a elaborar provas e listas de exercícios. Outra criou uma ferramenta que avalia em tempo real o desempenho dos jovens em leitura e oratória.

Atenção à segurança

Novas plataformas digitais, utilizando dados em nuvem e disponibilizando serviços via aplicativos, demandam uma atenção extra para a cybersegurança. Os ataques cibernéticos, de fato, têm ganhado escala e sofisticação, e este importante aspecto da aplicação de tecnologia à educação recebeu a devida atenção ao longo da programação. 

Várias das empresas participantes descreveram as soluções que já criaram e implementaram visando dificultar as ações maliciosas. E Kruakae Pothong, pesquisadora da organização britânica 5Rights Foundation, lembrou que é importante aplicar critérios éticos claros na coleta e na utilização das informações.

Foco nas conexões pessoais

Também ficou claro, para os participantes do evento, que a tecnologia é uma ferramenta e uma aliada. Mas que as interações humanas e o foco nas pessoas continuam sendo muito importantes, seja para a construção de networking, seja para a prática pedagógica.

No caso do networking, todos os convidados preencheram uma ficha, apontando seus interesses no evento. Assim, os expositores puderam mapear seus públicos-alvo e convidar as pessoas a participar de reuniões nos estantes.

Já no aspecto prático das ações em sala de aula, o palestrante Damian Hughes, por exemplo, apontou conhecimentos da neurociência e da psicologia que podem auxiliar os professores na missão de educar, utilizando o conceito de storytelling – ou seja, conectando informações e conceitos por meio de uma história que faça sentido para os alunos. Utilizar conectivos ao longo da explicação, gerando curiosidade e expectativa sobre o próximo passo da narrativa, também é eficiente, ele argumentou.

Participação na Bett Brasil 2023

Mais de 150 brasileiros estiveram presentes ao evento de Londres, entre gestores de redes estaduais, colégios e redes privadas e pessoas ligadas ao ensino superior e a empresas de tecnologia.

A próxima edição já tem data marcada: vai acontecer de 24 a 26 de janeiro, novamente em Londres. Mas, antes disso, já entre 9 e 12 de maio deste ano, São Paulo recebe a Bett Brasil 2023 (antes conhecida como Bett Educar). 

Estão programadas mais de 160 sessões, incluindo painéis expositivos, rodas de conversa e workshops, com a participação de mais de 280 especialistas. E o isaac estará lá, como patrocinador e expositor, pelo segundo ano consecutivo.

Maior plataforma de soluções financeiras para escolas, o isaac acompanha de perto os principais eventos do mundo que avaliam tendências em aplicação de tecnologia em educação. Por isso mesmo, não poderia perder o maior evento de tecnologia e educação da América Latina. A Bett Brasil 2023 será realizada no Transamérica Expo Center, nos dias 9 a 12 de maio. O tema principal é Educação e Trabalho para Novos Futuros.

A edição de 2022 reuniu mais de 30 mil pessoas e mais de 270 marcas, que apresentaram inovações tecnológicas e de aprendizado para as redes particular e pública da educação básica e do ensino superior.

Na ocasião, o isaac recebeu em seu estande mais de 3,7 mil visitantes ‍interessados em ampliar os conhecimentos e transformar a gestão escolar. E foi responsável pela palestra “Gestão educacional no mundo contemporâneo”, realizada no primeiro dia de evento.

Descubra como impulsionar a sua escola, conheça as soluções do isaac.


isaac indica

Bett Brasil

isaac na Bett Brasil 2023

Conteúdos que a gente acha que você pode gostar:

Por que os gestores escolares devem se manter atualizados?
isaac estreia na Bett Brasil e ajuda a impulsionar a educação

O que você achou desse conteúdo?
Mensalidades em dia, o ano todo, sem dor de cabeça
Quero o isaac na minha escola
Gostou do conteúdo? Compartilhe: