Usamos cookies para personalizar e melhorar a sua experiência.
Para saber mais, consulte a nossa Política de cookies.

Fechar

Está curtindo o conteúdo?

O Boletim isaac entrega semanalmente, na sua caixa de entrada, mais materiais como esse.
Inscreva-se aquiNão quero me inscrever.
Pedagógico

Saiba o que é gamificação na educação e como aplicar em sala de aula

Entenda como essa abordagem torna as aulas mais divertidas e aumenta o engajamento dos alunos. Saiba como colocar em prática!

Publicado em
31/10/2023
05min
💡 Dica: se a palavra estiver azul, ela é clicável e te leva ao link com mais detalhes!

Já pensou em levar as premissas dos jogos para a sala de aula? Missões a cumprir, desafios, pontuações e rankings sendo utilizados a favor do aprendizado dos alunos. Essa é a ideia da gamificação na educação, uma abordagem que está transformando as salas de aula com uma nova forma de aprender

A ideia é que esses elementos sejam uma ponte para o aprendizado, facilitando a compreensão dos temas na medida em que engaja os estudantes a se interessarem mais pelos assuntos tratados nas aulas. Demais, né? 

Preparamos este artigo sobre gamificação em sala de aula com os principais detalhes sobre o tema e dicas de como colocar em prática, sempre adaptando para a realidade da sua escola. Quer saber mais? Então continue a leitura! 

O que é gamificação na educação?

Antes de saber como colocar a gamificação em prática, é preciso entender o conceito. A gamificação na educação é uma abordagem pedagógica que utiliza elementos e mecânicas de jogos em sala de aula. 

Como o nome sugere, a ideia é gamificar a forma de ensinar um conteúdo. Para isso, os professores utilizam elementos como pontos, missões, recompensas, desafios e narrativas para engajar os alunos de forma divertida.

Podemos dizer que o objetivo é tornar o aprendizado mais envolvente e facilitar a absorção de conhecimento. Como são utilizados elementos de jogos, os alunos ficam mais interessados e engajados para estudar, além de se sentirem mais à vontade para interagir. 

Quais os benefícios da gamificação na educação? 

Já mencionamos alguns benefícios da gamificação na educação, mas existem muitos outros! A abordagem é uma forma de deixar conteúdos densos menos maçantes, tornar as atividades envolventes e até fidelizar os alunos, já que a gamificação é um diferencial da instituição. Confira outros benefícios: 

Aumenta o engajamento dos alunos

Os jogos transformam o processo de aprendizagem em uma experiência interativa e motivadora, aumentando o engajamento dos alunos. As missões a serem cumpridas e as narrativas criadas tornam tudo mais leve, incentivando os alunos a se dedicarem ao conteúdo com motivação. Além disso, faz com que até os menos participativos se manifestem durante as atividades.

Melhora a retenção do conteúdo

Manter a concentração dos alunos em uma aula teórica é um desafio e tanto. Os jogos podem ser ótimos aliados para tornar esse processo mais dinâmico e interessante para eles. 

Com a gamificação, fica mais fácil dos estudantes compreenderem os conteúdos, já que eles precisam aplicá-los nos desafios para conquistar pontos e progredir nas missões. O resultado disso é a melhora na retenção do conteúdo. 

Desenvolve habilidades socioemocionais 

Com a gamificação, os alunos aprendem a trabalhar em equipe, se comunicar com os colegas e a lidar com as próprias emoções diante dos desafios e conquistas dos jogos. Essas lições são fundamentais para o desenvolvimento das crianças e adolescentes e contribuem para o seu dia a dia de diferentes formas. 

Para além do conteúdo das disciplinas, a gamificação é interessante justamente por colocar os alunos em situações inusitadas onde precisam lidar com novos desafios e buscar as melhores soluções. 

Como aplicar a gamificação em sala de aula?

Quer saber como colocar a gamificação em prática? Confira as dicas! 

Crie um sistema de pontuação

Uma ótima forma de gamificar os conteúdos é criar um sistema de pontuação onde os estudantes ganham pontos ao responder perguntas corretas e completar tarefas ou missões. Os pontos podem classificar os alunos, onde eles sobem de nível e ganham recompensas conforme o patamar atingido.

Essa abordagem incentiva o engajamento de alunos, cria uma competição saudável e ainda mostra como eles estão avançando com o aprendizado, o que os deixa ainda mais motivados. 

Faça desafios temáticos

Crie missões ou desafios com temas relacionados ao conteúdo das matérias. Utilize recursos gráficos e audiovisuais para tornar tudo mais interessante. Em uma aula de ciências, por exemplo, os alunos podem embarcar em uma “expedição” para explorar ecossistemas diversos. A cada parada dessa jornada, eles têm a missão de resolver enigmas sobre esses lugares, ganhando pontos a cada desafio superado. Ao completar a expedição com sucesso, os alunos avançam no jogo, tornando o aprendizado sobre ecologia uma aventura imersiva e cheia de diversão.

Transforme a tarefa de casa em uma missão

Transforme as lições de casa em missões a serem cumpridas. Os alunos podem ter o desafio de desvendar pistas, resolver problemas de lógica, realizar pesquisas, entre outros. O objetivo é fazer com que a tarefa de casa seja menos maçante e cansativa, transformando o momento dos estudos com diversão e curiosidade.

Quais são os desafios da gamificação?

Não podemos deixar de citar alguns desafios da gamificação em sala de aula. Embora essa abordagem deixe as aulas descontraídas, é preciso equilibrar a diversão dos jogos com a seriedade do conteúdo das matérias. Acima de tudo, é preciso garantir que os alunos de fato estejam aprendendo o conteúdo. 

Ainda sobre o aprendizado, é importante personalizar a gamificação para atender às necessidades dos alunos. Nem sempre uma missão ou desafio vai funcionar da mesma forma para todos. Observe como a turma responde aos jogos e faça as adaptações necessárias para garantir que todos participem das atividades. 

Outro ponto importante é compreender as limitações de cada disciplina. Enquanto algumas vão se beneficiar mais dessa abordagem, outras podem ser mais difíceis de aplicar as premissas da gamificação. Tenha sempre em mente quais são os objetivos de ensino para não prejudicar a qualidade e profundidade do aprendizado por conta dos jogos e desafios. 

Saiba como o isaac pode te ajudar

Conseguir tempo para planejar uma boa estratégia de gamificação na educação também é um desafio, mas o isaac pode ajudar com isso! 

Somos uma plataforma de gestão escolar e, entre tantas soluções, oferecemos mensalidades em dia, previsibilidade financeira e gestão da inadimplência sem burocracias. 

Sem precisar se preocupar com questões como questões, sobra mais tempo para se dedicar ao planejamento pedagógico e estratégias para aplicar a gamificação em sala de aula. 

Quer saber mais sobre o isaac? Clique aqui para conhecer nossas soluções e saber como podemos ajudar a sua instituição de ensino! Nossa equipe está preparada para atendê-lo!

O que você achou desse conteúdo?
Mensalidades em dia, o ano todo, sem dor de cabeça
Quero o isaac na minha escola
Gostou do conteúdo? Compartilhe: