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Gestão

Como usar dados e pesquisas para matricular alunos o ano todo

Em painel realizado na Bett Brasil 2024, isaac debate o assunto com Pedro London, fundador da Inspin Educação, e Eric Cabral, líder na Prosper Educacional.

Publicado em
26/4/2024
06min
💡 Dica: se a palavra estiver azul, ela é clicável e te leva ao link com mais detalhes!

Quando começa o período de matrículas de uma escola? Em geral, a resposta é: no início do segundo semestre. É quando costumam começar os esforços para fazer a captação de alunos – que vai determinar os caminhos da gestão financeira escolar ao longo do ano seguinte.

Esta não é necessariamente a melhor abordagem, como ficou claro durante um painel realizado pelo isaac, a maior plataforma de soluções financeiros feita para escolas, durante o terceiro dia da Bett Brasil 2024, o maior evento de inovação e tecnologia para educação da América Latina e um dos mais importantes do setor no ano.

A matrícula escolar pode ser realizada ao longo do ano todo, como apontaram Pedro London, fundador da Inspin Educação, e Eric Cabral, Líder de Gestão e Processos de Bolsas e Acessos Estudantis no Grupo Prosper Educacional. Mas, para matricular alunos o ano inteiro, é preciso ter os melhores aliados: as pesquisas e os dados.

O conteúdo do painel está disponível na íntegra neste link.

Presença marcante no estande G20

A Bett Brasil é realizada no Expo Center Norte, em São Paulo (SP). Mais de 35.600 visitantes, de mais de 19 países, circulam entre os dias 24 e 26 de abril para acompanhar insights de 300 palestrantes e conhecer mais de 300 marcas expositoras.

O isaac recebe convidados, parceiros e visitantes. Assim como fez em 2023, a empresa proporciona oportunidades valiosas de networking. E provoca reflexões sobre temas urgentes para o setor. Entre os paineis disponíveis online se encontram:

- Como alavancar o crescimento escolar utilizando dados;

- Inovações na gestão escolar: como a tecnologia pode transformar sua escola?

- Como criar uma relação de confiança com as famílias

- Como atividades extracurriculares podem potencializar as escolas?

Além disso, ao longo do evento, o isaac leva a mensagem: "Para cada escola um isaac de soluções". Dessa forma, destaca seus produtos com foco em previsibilidade financeira, gestão de cobrança, crédito e soluções para famílias.

Um bom projeto pedagógico, sozinho, não garante crescimento

No caso do painel sobre matrículas, London explicou, logo no início de sua apresentação: “A gestão da escola é provocada para olhar para dados, para pesquisas. As escolas que mais crescem não são necessariamente as que têm o melhor projeto pedagógico. Um bom projeto é premissa, mas não é suficiente”.

Para garantir o crescimento, é fundamental contar com um diferencial. “Uma família visita duas, três escolas. Em que a sua vai se diferenciar?”, provocou ele, que tem dois filhos, é engenheiro que se apaixonou pela educação e empreende nessa área para transformá-la. 

A Inspin, uma de suas iniciativas, é especializada em assessoria exclusiva para escolas privadas de educação básica. É uma empresa formada por especialistas em escolas, que desenvolveu uma metodologia comprovada para melhorar posicionamento, retenção e captação de novos alunos.

Exemplos práticos para entender a importância dos dados

London listou indicadores e exemplos concretos de clientes da Inspin para apontar para formas práticas de lidar com a atração e a retenção de alunos. “Na retenção, precisamos olhar para o cliente quieto, aquele que nunca elogia, não reclama, e se estiver insatisfeito simplesmente sai. E ele representa 70%, 80% do total”, ele comentou.

Mais ainda: “Em geral, 30 a 35% de quem visita uma escola se matricula. Vocês já perguntaram por que os demais não ficaram? E as famílias novas, por que não fazer uma reunião depois de três meses para avaliar o grau de satisfação?”

Muitos dados, ele explicou, já estão disponíveis na escola, especialmente quando a instituição de ensino realiza pesquisas de satisfação com regularidade. “Só de organizar os dados que tem dentro da escola, você, como gestor, já consegue se posicionar”. 

É importante, por exemplo, fazer pesquisas NPS, que indicam o quanto um cliente recomenda a empresa para outras pessoas. “O NPS deveria estar entre 80 e 85, pelo menos. Muitas vezes a escola não tem muitos detratores, ela tem pais neutros, que rebaixam o score. E a nota muda muito de acordo com a fase do ensino”.

London lembrou que a evasão escolar costuma acontecer nos finais de ciclos escolares, quando as famílias reavaliam os caminhos para os alunos. “É um fenômeno comum. Mas, se a evasão acontece no início do segmento, em geral é porque a transição não foi bem feita”, ele alertou.

Avaliação de desempenho por aspecto do negócio

Por sua vez, Eric Cabral relatou o sucesso recente da campanha de rematrícula de 2023. "75% das famílias da média das nossas oito unidades se rematricularam na primeira fase, que durou apenas 15 dias. Para nós, essa foi uma avaliação positiva, uma aprovação da nossa proposta”.

Cabral atua junto à Prosper Educacional, surgida em 1999, em São Sebastião, no litoral norte de São Paulo. Hoje, as instituições de ensino do grupo se localizam nos Estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. 

“Estamos em fase de expansão”, anunciou ele. A missão é preparar crianças e jovens para se tornarem cidadãos capacitados e aptos a viverem em um mundo que está em constante mudança.

“Atuamos com NPS específicos, para diferentes aspectos da escola, incluindo a cantina”, recomendou ele. “Cada uma das nossas praças têm suas particularidades. Os nossos resultados são mensurados de acordo com a praça e de cada fase do processo escolar”.

Outro aspecto importante, disse ele, é manter um canal aberto com as famílias. "Temos canais de atendimento e buscamos também estar presentes fisicamente em casa unidade, para entender as demandas e fazer ajustes sempre que necessário". 

Lembrando que não existe 100% de retenção: “Não é possível agradar a todos. O importante é extrair aprendizados a partir dos motivos que levaram uma família a mudar de escola”.

O uso de dados públicos é crucial

Neste contexto, contar com informações atualizadas das principais tendências sociais e econômicas que impactam diretamente o setor é crucial. Sabe-se, por exemplo, graças ao Censo Escolar 2023, que a rede privada experimentou 4,7% de aumento nas matrículas na comparação com o ano anterior.

São 423 mil novos alunos, que acompanham um movimento de retomada da rede particular depois do retrocesso do número de matriculados durante o período da pandemia. 

Como aponta o e-book produzido pelo isaac e pelo Escolas Exponenciais sobre as principais tendências do setor, o momento é de expansão no número de alunos, assim como nos investimentos em infraestrutura para atendê-los, de acordo com as mais recentes demandas de mercado. 

O livro digital detalha, inclusive, por estado e por região, a situação regional, já que o país abrange diferentes Brasis, cada qual com suas características e seus desafios, que certamente impactam nas ações por matrículas e rematrículas.

O isaac apoia o processo de matrícula e rematrícula

Como parceiro das escolas privadas brasileiras, o isaac acompanha suas dores e as principais demandas que as cercam.

A companhia está ciente de que a matrícula e rematrícula é crucial para garantir a continuidade dos negócios, definir o potencial crescimento da instituição escolar e ainda trazer tranquilidade para os planos do ano letivo seguinte.

Assim como nos serviços financeiros oferecidos pelo isaac para o dia a dia, que garantem uma ampla visibilidade de toda a movimentação de caixa, o fluxo de matrículas também é trabalhado de forma completamente transparente.

Dessa maneira, os gestores podem acompanhar o acompanhamento da campanha em tempo real e por meio da plataforma digital. Enquanto isso, as famílias contam com uma plataforma acessível e intuitiva, que proporciona parcelamento da pré-matrícula e acompanhamento da situação financeiro no app do isaac.

O isaac também contribui produzindo conteúdo relevante para os líderes do setor. É o caso do e-book Guia para uma campanha de matrícula de sucesso, em que Christian Rocha Coelho, CEO do Grupo Rabbit Educação, apresenta dicas valiosas para captar novos alunos - e garantir a rematrícula dos que já fazem parte da sua escola.

Clique aqui para saber mais sobre o isaac.

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