Usamos cookies para personalizar e melhorar a sua experiência.
Para saber mais, consulte a nossa Política de cookies.

Fechar

Está curtindo o conteúdo?

O Boletim isaac entrega semanalmente, na sua caixa de entrada, mais materiais como esse.
Inscreva-se aquiNão quero me inscrever.
Gestão

Como as escolas estão se atualizando hoje em dia?

No dia 15/03 comemora-se o Dia da Escola. E, neste artigo, marcamos a data mostrando como as escolas podem se atualizar para ter ainda mais o que celebrar.

Publicado em
💡 Dica: se a palavra estiver azul, ela é clicável e te leva ao link com mais detalhes!

O dia 15 de março marca a comemoração do Dia da Escola, uma data importante para homenagear a instituição escolar e a sua importância para toda a sociedade. Afinal, é na escola que se inicia a formação dos cidadãos do futuro, já que aprendizagem, desenvolvimento e socialização são apenas algumas das construções que acontecem neste ambiente.

No entanto, como parceiro das escolas, o isaac quer ir além. Mais do que apenas lembrar o Dia da Escola e a sua relevância, nós queremos ajudar as instituições a terem, ano após ano, cada vez mais motivos para celebrá-lo. E a melhor forma de fazer isso é através da inovação.

Por isso, separamos aqui algumas dicas de como as instituições escolares podem se atualizar para continuarem a crescer e a se destacar. Além disso, reunimos depoimentos de algumas escolas parceiras do isaac que conseguiram se organizar financeiramente, com o auxílio do nosso sistema de gestão financeira escolar - através da Plataforma isaac -, para se transformar através da inovação e da atualização, mostrando que esse caminho é possível e está ao alcance de qualquer instituição de ensino.

Digitalização

São vários os motivos pelos quais os gestores escolares devem manter-se atualizados. No entanto, não basta que apenas as pessoas renovem a sua base de conhecimento se o próprio ambiente escolar não der condições para que essa inovação seja colocada em prática.

É preciso ter em mente que a geração atual de alunos já nasceu em um ambiente altamente digitalizado e o futuro que os espera vai demandar uma completa fluência tecnológica. Diante disso, você já parou para pensar, por exemplo, em como o Metaverso vai transformar o ensino e a aprendizagem? Ou se a sua escola está preparada para a era da Web 3.0?

A verdade é que a escola que tomar partido da interação, rapidez e flexibilidade dos meios digitais vai se tornar ainda mais atrativa para os alunos e responsáveis. Propor cursos ou atividades no modelo EAD, por exemplo, pode ser uma boa forma de reduzir custos, aumentar a acessibilidade e incentivar o compartilhamento de informações.

É claro que, no entanto, a inovação do ambiente virtual da escola requer também um considerável investimento no ambiente físico. Computadores, tablets, câmeras e microfones são apenas alguns dos itens que podem ser necessários para que a escola se torne mais conectada aos alunos, através da tecnologia. Em contrapartida, uma escola que está em dia com as atualizações da era digital se torna muito mais competitiva. A médio e longo prazo, a digitalização pode também representar uma otimização de recursos valiosa. Imagine diminuir o gasto com impressão de materiais que podem ser enviados de forma digital, por exemplo? 

Portanto, investir em digitalização é importante não apenas para se preparar para o futuro, mas também para atender as demandas do presente. 

“Com a parceria do isaac, a gente conseguiu comprar esse ano a nossa impressora 3D, os nossos microscópios, os computadores com alta tecnologia e estamos usando também a tela interativa.” (Raissa Martins, mantenedora da Escola Luz do Saber)

 

Novos métodos de ensino

Acompanhar as tendências tecnológicas é fundamental para a instituição que deseja se manter atualizada. No entanto, a busca por inovação escolar não deve se resumir a isso. É muito importante também que as metodologias de ensino se renovem de tempos em tempos, acompanhando os demais avanços que os alunos e a sociedade sempre dão.

Aqui, é importante não se apegar somente em dispositivos, mas sim em maneiras de engajar os alunos a aprenderem de forma mais prazerosa e com mais envolvimento. Um dos exemplos é através da metodologia ativa, que coloca os estudantes no centro do processo. Nela é incentivado que o aluno procure de forma autônoma as informações pretendidas para que depois ele partilhe o conhecimento que adquiriu com os colegas e também com os professores.

Outra opção, é a introdução da metodologia STEAM, que enxerga o aprendizado com uma abordagem interdisciplinar. Assim, os estudantes trabalham em projetos que ensinam diferentes aspectos sobre um mesmo tema, abrangendo conteúdos múltiplos de forma integrada. Seja como for, investir em novos métodos de ensino requer tempo e atenção especiais da equipe pedagógica e também administrativa da escola. Mas, de novo, é uma ação que tem um enorme potencial de retorno e de fazer com que a instituição se diferencie das suas concorrentes.

“Eu tenho tempo livre para poder andar pela escola, conversar com os nossos colaboradores, com os nossos alunos. Porque eu sei que a minha gestão financeira está funcionando com muita tranquilidade. Hoje eu consigo olhar a nossa escola por cima, por fora da caixa. Porque esse tempo tá me dando essa disponibilidade. Você consegue planejar a escola para os próximos anos.” (Fabrizzio Rimas, mantenedor do Colégio Modelo)

Manutenção e expansão

Estar em dia com as alterações e inovações da área da Educação é essencial para a escola que deseja se destacar. No entanto, quando a gente fala em atualização, a gente também tem que ter em mente a importância de manter em dia aquela que é a base de toda a instituição escolar: a sua sede. 

Como estão os materiais das salas de aula? O espaço que o colégio possui está condizente com o número de alunos inscritos? As carteiras estão em bom estado? A biblioteca possui uma boa variedade de volumes? A manutenção e até expansão da sede da escola permite que o projeto pedagógico seja seguido com mais conforto e qualidade e que o gestor escolar possa ir em busca de aumentar o número de alunos matriculados com a certeza de que o ensino e bem-estar de todos os estudantes estará garantido.

O cuidado físico com a sede, portanto, deve estar sempre na pauta da atualização pois, só com uma base sólida, as demais inovações podem ser implementadas de forma efetiva e com muito mais facilidade.

“A gente tinha a preocupação: como que eu vou mobiliar? Como que eu vou estruturar esse novo prédio? Com a parceria com o isaac nós vimos que isso era plenamente possível. Para se ter uma ideia, eu tinha oito salas na estrutura anterior e hoje eu tenho 21 salas.” (André Ricardo Garcia, Diretor do IEMAR)

Gestão Financeira Escolar

A gente sabe, quando o assunto é atualização e inovação, poucos gestores pensam de cara na gestão financeira como uma das primeiras áreas a serem modernizadas. Mas, na realidade, este pode ser um primeiro passo que possibilita todos os outros. Afinal, todas as demais atualizações requerem uma situação financeira saudável e uma boa previsibilidade quanto ao caixa da escola. 

Mais do que ter um ERP para escolas, ou seja, um sistema de gestão que integra em um único ambiente os diferentes processos envolvidos na gestão escolar, ter a sua disposição um time especializado na área financeira, pode ser justamente o que faltava para que a sua escola possa se desenvolver como sonhado. 

Por isso, o isaac não é apenas um software escolar, mas sim um parceiro com potencial de mudar completamente a maneira como a gestão financeira da sua escola é feita. Pense em como seria muito mais fácil planejar os próximos passos da sua instituição se você ganhasse de volta o tempo que hoje é investido em lidar com questões como o pagamento ou atraso das mensalidades escolares. Agora imagine saber exatamente como estará o caixa da escola todos os meses e, melhor ainda, saber que de uma hora para outra, a sua taxa de inadimplência chegará a zero. Esses exemplos mostram como a modernização da área financeira é, na realidade, o ponto de partida ideal para todas as demais inovações, em qualquer outra área.

“Nós tínhamos uma dor. Mas era uma dor crônica que é a chamada inadimplência. E quando eu conheci o isaac e falaram que a gente não ia ter mais inadimplência, eu falei ‘nossa, será que encontramos o remédio para a nossa dor?’ Eu acreditei e confirmei que tudo era real." (Venizia Gonzaga Moreira, gestora educacional da Rede Jardins)

Se atualizar para ter sempre o que comemorar

Neste Dia da Escola, resolvemos mostrar a importância de se atualizar e demos dicas de como a sua escola pode se modernizar pois, assim, a sua instituição sempre vai poder comemorar este dia com menos preocupações e com mais planos realizados. Se quiser saber ainda mais sobre como a evolução escolar pode impulsionar o desenvolvimento não apenas da escola, mas também dos alunos, convidamos você para fazer o download gratuito do nosso e-book “A escola como sistema vivo”.

Como parceiro das escolas, o isaac também deseja estar sempre celebrando o sucesso de instituições que fazem a diferença na vida de tantas pessoas, formando o futuro, aluno a aluno. No Dia da Escola e em todos os outros também.

O que você achou desse conteúdo?
Mensalidades em dia, o ano todo, sem dor de cabeça
Quero o isaac na minha escola
Gostou do conteúdo? Compartilhe: