Está curtindo o conteúdo?

O Boletim isaac entrega semanalmente, na sua caixa de entrada, mais materiais como esse.
Inscreva-se aquiNão quero me inscrever.
Tecnologia

Como o Metaverso vai transformar o ensino e a aprendizagem?

Essa tecnologia ainda está em desenvolvimento, mas já promete mudar completamente a maneira de vamos ensinar e aprender no futuro

Publicado em
10/1/2023
05
💡 Dica: se a palavra estiver azul, ela é clicável e te leva ao link com mais detalhes!

Imagine como seria incrível poder, a cada aula, levar os seus alunos em uma viagem pelo mundo: contar as histórias ali mesmo onde elas nasceram ou ensinar sobre o descobrimento do Brasil a bordo de uma nau portuguesa do século XV. 

Atualmente nem mesmo as mais avançadas escolas conseguem oferecer essas experiências. Mas, talvez daqui uma década, proporcionar essas vivências para os alunos não apenas será possível, como perfeitamente viável. Tudo graças ao Metaverso - uma tecnologia ainda embrionária, mas que promete mudar a maneira como transitamos entre a internet e a vida real.

Desenvolvido pela Meta, gigante da tecnologia e controladora do Facebook, o metaverso nada mais é que um universo virtual que permite interações e experiências tão reais quanto a própria vida real.

De qualquer lugar do mundo, basta a pessoa vestir óculos de realidade virtual, colocar os fones de ouvido, escolher o seu avatar, como ela aparecerá visualmente para as outras pessoas, e mergulhar nesse “admirável mundo novo”.

Como o Metaverso se propõe a ser uma extensão virtual da realidade, tudo o que se faz na vida real também será possível por lá: de reuniões de trabalho a eventos culturais e esportivos, passando compras, viagens e até mesmo ir à escola. E assim como a internet e os celulares redefiniram o jeito de aprender dos alunos, o Metaverso deve continuar esse trabalho.

“O metaverso é a junção da realidade aumentada com a virtual, combinando o mundo digital com o material, e tudo nele acontece em tempo real”, explicou Helena Poças Leitão, autora do livro Marketing Escolas de Bolso, em um artigo publicado na revista Educação. “Acredito que o metaverso tem a possibilidade de melhorar a qualidade da aprendizagem por meio das experiências vividas pelos alunos.”

Os impactos do Metaverso na Educação

Uma vez que, nesse futuro high-tech, os alunos aprenderão interagindo com ambientes virtuais e imersivos de aprendizagem, a chegada do Metaverso vai exigir não só adaptações na infraestrutura tecnológica das escolas, como também nas práticas de ensino. 

As aulas puramente expositivas dão lugar a experiências interativas onde o aluno é protagonista do seu próprio processo de aprendizagem.

Os livros didáticos, por sua vez, deverão finalmente ser substituídos por versões online, oferecendo recursos integrados ao Metaverso, deixando tudo mais dinâmico e interativo. 

Se hoje os e-books já se conectam a conteúdos externos para aprimorar a experiência do aluno, no futuro eles devem funcionar como verdadeiros portais que conduzem a diferentes épocas, espaços e situações.

O professor, é claro, continua tendo um papel fundamental. Como explicamos neste texto sobre os impactos da Web 3.0 na Educação, nessa nova era digital os professores atuarão como tutores que guiam os alunos pelo universo digital, ajudando-os a transformar curiosidade em conhecimento, e o conhecimento em soluções para as questões que permeiam suas vivências, sejam elas físicas ou digitais.

Desafios e oportunidades

Para cumprirem esse papel, os professores precisam se manter sempre atentos às novidades e às novas maneiras de ensinar. Com o apoio das escolas, esse processo de formação continuada também pode acontecer no Metaverso. 

Os docentes terão a oportunidade de estudar nas melhores instituições, independente de onde elas estão localizadas, além de participar de trocas mais enriquecedoras com profissionais do mundo todo. 

Apesar de ser uma inovação pedagógica muito bem-vinda, o Metaverso também promete ser tão desafiador quanto a chegada do ensino à distância ou híbrido, que se tornou um imperativo durante a pandemia. Afinal, todos os atores envolvidos na aprendizagem terão que redescobrir seus papéis nessa nova realidade.

Assim como aconteceu com a internet, dos smartphones e das redes sociais, algumas questões comportamentais devem surgir junto com a nova tecnologia. Por exemplo: como aproveitar os benefícios do Metaverso sem prejudicar o processo de socialização das crianças e adolescentes? 

Como apresentá-los a esse novo universo mantendo o interesse deles nas interações da vida real? São novas problemáticas que teremos que solucionar juntos.

Além das mudanças no processo de aprendizagem, o Metaverso também trará novas possibilidades para comerciais para as escolas, colaborando fortemente com a captação e retenção de alunos. Estar “por dentro” da novidade, por si só, já passa aos pais e responsáveis a mensagem de que a escola tem uma preocupação com o futuro. Mas é possível ir além.

Além das visitas tradicionais às unidades, as escolas também poderão convidar os pais a visitar suas instalações no Metaverso, inclusive com “aulas teste” pelos mais diversos ambientes virtuais que os alunos conhecerão durante as aulas regulares. 

Esses recursos serão uma ferramenta importante para diferenciar a escola da concorrência, e são especialmente interessantes, por exemplo, para pais e alunos que estão em processo de mudança de cidade.

isaac: um parceiro que te ajuda a chegar lá

Ler sobre esse futuro que ainda parece um pouco distópico lhe causou um pouco de ansiedade? Não se preocupe. 

A boa notícia é que tudo isso só será uma realidade daqui há muitos anos - até mesmo o próprio Mark Zuckerberg aposta em pelo menos mais 10 anos para que a tecnologia esteja suficientemente amadurecida. 

Isso significa que a sua escola ainda tem bastante tempo para se planejar e construir sua presença no Metaverso - bem diferente do que aconteceu com o ensino remoto, que foi posto em pé a toque de caixa pela pressão da pandemia. 

O Metaverso obviamente demandará grandes investimentos, mas em uma década é possível se preparar. Especialmente se a sua escola tiver um parceiro de soluções financeiras como o isaac.

Ao se tornar uma parceria do isaac, as escolas passam a ter total previsibilidade de receita, que é garantida através de repasses mensais, mesmo em caso de inadimplência dos responsáveis financeiros. 

Em pouco tempo, o fluxo de caixa da instituição fica positivo, liberando orçamento até mesmo para investimentos de longo prazo, como os que o Metaverso demanda.

Quer saber como a isaac pode ajudar a sua escola a se manter conectada com o futuro? Entre em contato com o nosso Time de Apoio e dê uma olhada nas informações disponíveis em nosso site!

O que você achou desse conteúdo?
Mensalidades em dia, o ano todo, sem dor de cabeça
Quero o isaac na minha escola
Gostou do conteúdo? Compartilhe: