Usamos cookies para personalizar e melhorar a sua experiência.
Para saber mais, consulte a nossa Política de cookies.

Fechar

Está curtindo o conteúdo?

O Boletim isaac entrega semanalmente, na sua caixa de entrada, mais materiais como esse.
Inscreva-se aquiNão quero me inscrever.
Finanças

Confira dicas de como planejar o orçamento escolar para o próximo ano

Entenda como manter a saúde financeira e planejar um crescimento saudável para a sua escola em 2024!

Publicado em
22/11/2023
07min
💡 Dica: se a palavra estiver azul, ela é clicável e te leva ao link com mais detalhes!

O final do ano está chegando e já é hora de começar o planejamento financeiro escolar para 2024. Essa é uma etapa fundamental para garantir a saúde financeira da sua instituição no próximo ano! 

Com o orçamento escolar estruturado em mãos, você tem mais facilidade para tomar decisões importantes, saber onde investir e evitar gastos desnecessários. Assim, é possível planejar um crescimento saudável e garantir o sucesso da sua escola. 

Quer saber mais sobre o assunto? Preparamos este artigo com as principais informações sobre planejamento financeiro e orçamento escolar. Continue a leitura e aproveite as dicas! 

O que é o orçamento escolar anual?

Antes de partir para as dicas de planejamento financeiro, é importante ter em mente o que é o orçamento escolar anual. Esse é um plano financeiro que detalha as receitas e as despesas previstas para uma instituição ao longo de um ano. 

A partir desse documento, é possível ter uma visão mais estruturada das finanças da escola, permitindo o controle, a distribuição eficiente de recursos e o planejamento de metas realistas.

Por que planejar o orçamento escolar?

Fazer o planejamento do orçamento anual da sua escola é importante para garantir a estabilidade financeira e o funcionamento eficiente da instituição. O planejamento garante uma visão clara das receitas e despesas. Assim, você consegue antecipar necessidades financeiras e distribuir melhor os recursos da sua escola. 

Ao mapear as despesas, você identifica áreas críticas que demandam atenção e consegue tomar decisões mais assertivas. Outro ponto importante é que fazer o planejamento financeiro escolar é uma forma de estabelecer metas realistas que de fato vão contribuir para o crescimento sustentável da instituição de ensino.

Em resumo, podemos dizer que o planejamento do orçamento anual é uma ferramenta fundamental para a gestão estratégica e o sucesso a longo prazo de qualquer escola.

5 dicas para fazer o planejamento financeiro escolar de 2024

Agora que você já sabe a importância de planejar o orçamento da sua escola, é hora de aprender como fazer isso! Confira cinco dicas essenciais nesse processo:

1 - Avalie as despesas fixas e variáveis

O primeiro passo para organizar o orçamento escolar para o ano que vem é entender quais são os seus gastos hoje. Comece identificando todas as despesas fixas, como salários de professores, aluguel, contas de água, luz, internet, entre outras.

Em seguida, considere também despesas variáveis, como material didático, manutenção de equipamentos e eventos escolares, por exemplo. Agora que você tem uma base sólida para analisar, faça uma projeção de despesas para o próximo ano.

2 - Estabeleça metas e prioridades

Defina as metas para a sua escola no próximo ano. Alguns exemplos: reduzir a inadimplência, reformar uma área da escola, oferecer formação continuada para os professores, investir em novas tecnologias, etc. 

Entenda o quanto será preciso investir em cada uma dessas metas e defina quais são as prioridades para o próximo ano. Assim, você garante que os recursos serão alocados de maneira eficiente para a sua escola crescer e oferecer o melhor para os alunos. 

3 - Faça uma reserva de emergência

A reserva de emergência é um dos pilares do planejamento financeiro escolar. Isso porque é essencial poupar parte do orçamento para contingências inesperadas, como reparos emergenciais ou despesas imprevistas. Assim, você evita problemas de caixa e garante a saúde financeira da sua escola mesmo em períodos de baixa arrecadação.

4 - Adote práticas de economia e sustentabilidade

Que tal aproveitar esse momento de planejamento financeiro para adotar práticas de economia e sustentabilidade? Busque maneiras de reduzir o consumo de energia, faça uma gestão eficiente de resíduos, crie um espaço para horta e compostagem, entre outras medidas. 

Essas práticas podem resultar em economias significativas a longo prazo, além de ser uma maneira de promover uma cultura de responsabilidade ambiental e financeira na comunidade. 

5 - Monitore as despesas regularmente

Outro ponto fundamental quando falamos em planejamento financeiro é monitorar as despesas regularmente. Para isso, estabeleça um sistema eficiente para o controle de gastos com o registro de todas as transações financeiras da escola.

Analise os números periodicamente para garantir que a instituição está seguindo o orçamento daquele ano e faça adaptações necessárias para evitar gastos desnecessários e manter a saúde financeira da escola. 

Também é importante prever certa flexibilidade para o orçamento escolar. É preciso conseguir se adaptar em casos de mudanças nas condições econômicas ou nas necessidades da escola. Lembre-se de revisar e ajustar o orçamento conforme necessário ao longo do ano.

Como o isaac pode te ajudar?

O isaac é a maior plataforma de soluções financeiras feita para escolas e um grande aliado na hora de fazer o planejamento financeiro escolar. Isso porque nós garantimos mensalidades em dia e previsibilidade financeira para a sua escola.

Com o isaac como parceiro, fica bem mais fácil planejar o orçamento escolar para o próximo ano e garantir a segurança financeira que a sua instituição precisa para crescer de maneira saudável. 

Ficou interessado? Clique aqui para saber mais e entrar em contato com o nosso time. Nós temos uma equipe preparada para tirar todas as suas dúvidas e encontrar a melhor solução para a sua escola.

Esperamos você para se juntar a essa comunidade de mais de 1500 escolas parceiras em todo o Brasil! 

O que você achou desse conteúdo?
Mensalidades em dia, o ano todo, sem dor de cabeça
Quero o isaac na minha escola
Gostou do conteúdo? Compartilhe:
Você foi cadastrado com sucesso!
Preencha o formulário corretamente.