Usamos cookies para personalizar e melhorar a sua experiência.
Para saber mais, consulte a nossa Política de cookies.

Fechar

Está curtindo o conteúdo?

O Boletim isaac entrega semanalmente, na sua caixa de entrada, mais materiais como esse.
Inscreva-se aquiNão quero me inscrever.
Finanças

Entenda como uma escola confessional de Natal reduziu a inadimplência em 30%

Com 90 anos de tradição e desejo de melhorar a previsibilidade de suas finanças, o Colégio Nossa Senhora das Neves colhe os frutos da parceria com o isaac

Publicado em
15/5/2023
💡 Dica: se a palavra estiver azul, ela é clicável e te leva ao link com mais detalhes!

Com 90 anos de tradição, iniciada em 1932 por obra da Congregação das Filhas do Amor Divino e a pedido do bispo da capital potiguar, a escola confessional e filantrópica Colégio Nossa Senhora das Neves, em Natal (RN), surgiu para educar e formar em um ambiente de acolhimento. “É uma escola com tradição e inovação”, resume a diretora geral, a Irmã Marli Araújo. Década após década, a inadimplência se mostrava um desafio constante. O isaac, a maior plataforma de soluções financeiras feita para escolas do país, poderia atender a esta dificuldade, garantindo o recebimento das mensalidades em dia e permitindo que a escola passasse a contar com um grau inédito de previsibilidade financeira. 

Quando visitou a sede do isaac em São Paulo (SP), a Irmã Beatriz Medeiros, diretora financeira do colégio, tinha muitas perguntas. “Fui bem recebida”, lembra ela. Ela ainda aproveitou a passagem pela capital paulista para visitar outras escolas que já utilizavam a plataforma de gestão financeira disponibilizada pela empresa.

“Antes do isaac, a gente planejava, mas muitas vezes não conseguia executar. Ou precisávamos recorrer aos bancos. Com o isaac, a gente pode planejar e tornar efetivo, porque eu sei com quanto vou contar.” (Irmã Marli Araújo, diretora geral)

Educação integral e integrada

O Colégio Nossa Senhora das Neves disponibiliza berçário, educação infantil, ensino fundamental e médio, com a opção de ensino integral e de ensino bilíngue. A proposta é formar cidadãos íntegros, conscientes, comprometidos com o desenvolvimento da ciência e da cultura, na promoção dos valores éticos e cristãos.

“A educação tem que ir muito além da sala de aula. Tem que ser integral e integrada, integradora, que ajude na formação do ser humano para a vida. Por isso priorizamos o espaço de leituras e a Estação dos Ipês, uma área para se sentar e respirar no meio da rotina corrida”, explica a Irmã Marli Araújo. 

Foi ela, aliás, quem primeiro teve contato com o isaac, durante um dos eventos de que participou. Ela indicou a empresa para Beatriz Medeiros, que gerencia as finanças da instituição há três décadas e resolveu conhecer melhor a proposta.

“Por mais que uma escola tenha uma boa administração financeira, um planejamento estratégico, um trabalho com equipe qualificada, com fluxo de caixa, a inadimplência não escapa do nosso dia-a-dia. É muito desafiador”, ela aponta. “Hoje, com o isaac, eu tenho um fluxo de caixa controlado. Sei quanto tenho a receber. No final do mês, já recebi os valores previstos e já fiz todos os meus pagamentos. Eu termino o mês bem mais tranquila do que antes”.

Esta mudança tão importante é resultado da aplicação de uma combinação de estratégias, que proporciona, às escolas, total transparência e controle financeiro. E, para as famílias, disponibiliza facilidade de pagamento, de forma digital e segura, reduzindo quaisquer possíveis atritos na interação quando se trata de questões financeiras. 

O isaac também libera as escolas de parte da carga de trabalho e de tempo aplicada à gestão do relacionamento financeiro com os responsáveis. Mas uma preocupação da diretora financeira com a ideia de terceirizar este serviço era perder o controle sobre informações sensíveis da escola. 

Não foi o que aconteceu, ela relata. “Além de reduzir o incômodo de precisar fazer cobrança de mensalidades diretamente com os pais, eu consigo administrar as informações através da plataforma, nos relatórios. Eu não perdi o controle do meu administrativo”. Com um resultado muito importante: a inadimplência caiu em torno de 30%. “Eram pais que não pagavam e agora passaram a pagar”, diz Medeiros.

“Há 30 anos que trabalho nesta função. E todo ano eu ficava com uma pendência mensal. Estes pais inadimplentes em geral pedem transferência. Uns 10% negociam. Os outros levam um a três anos para receber. Com o isaac, isso acabou.” (Irmã Beatriz Medeiros, diretora financeira)

Seguro para as famílias

Para Marli Araújo, a parceria com o isaac é alinhada com a proposta de entregar acolhimento e suporte para alunos e famílias. “A parceria não veio simplesmente para prestar um serviço. O isaac está preocupado com a instituição de ensino e com as famílias”, ela relata. Prova disso, diz ela, é o Seguro Familiar isaac.

“É uma garantia a mais para as famílias. Se falecer um responsável financeiro, ou ele ficar desempregado ou passar um tempo sem condições de exercer sua profissão, o isaac cobre, e assim não é preciso retirar os alunos da escola”, ela detalha.

De fato, a parceria com a Porto cobre perda de emprego para profissionais com vínculo empregatício (CLT), perda de renda por incapacidade temporária por doença ou acidente para profissionais liberais ou autônomos e óbito. 

Assim, garante a permanência do aluno em sala de aula, mesmo que surjam imprevistos. E oferece às famílias um diferencial competitivo que pode apoiar as escolas na captação e na retenção de alunos.

E você, quer conhecer o isaac?

O isaac se propõe a provocar precisamente este impacto sobre as instituições de ensino brasileiras. A plataforma de gestão financeira facilita a comunicação com os responsáveis pelos alunos, propõe diferentes opções para o pagamento das mensalidades – e garante às instituições de ensino o recebimento dos valores. 

O bate-papo com as duas diretoras do Colégio Nossa Senhora das Neves ajuda a entender, na prática, os benefícios reais da proposta do isaac. Ela faz parte da série #parceriaqueinspira, publicada no nosso canal do YouTube. Ali também estão disponíveis outros depoimentos emocionantes que mostram como a inovação na gestão financeira escolar trazida pelo isaac muda vidas e realiza sonhos.

Se depois de conhecer estas histórias inspiradoras você também ficou interessado em conhecer melhor o isaac, vamos conversar!

A sua escola pode ser a próxima a alcançar estabilidade financeira, sem sustos, com previsibilidade. Você pode dar o primeiro passo agora mesmo, entrando em contato por aqui.


isaac indica

Conteúdos que a gente acha que você pode gostar:

Como a tranquilidade financeira ajuda na capacitação de funcionários da escola

Assista aos vídeos completos Parceria que Inspira

O que você achou desse conteúdo?
Mensalidades em dia, o ano todo, sem dor de cabeça
Quero o isaac na minha escola
Gostou do conteúdo? Compartilhe: