Usamos cookies para personalizar e melhorar a sua experiência.
Para saber mais, consulte a nossa Política de cookies.

Fechar

Está curtindo o conteúdo?

O Boletim isaac entrega semanalmente, na sua caixa de entrada, mais materiais como esse.
Inscreva-se aquiNão quero me inscrever.
Finanças

10 dicas para organizar as finanças da sua escola

Saiba como reduzir a inadimplência e investir no crescimento da sua instituição de ensino com previsibilidade financeira

Publicado em
6/7/2023
05min
💡 Dica: se a palavra estiver azul, ela é clicável e te leva ao link com mais detalhes!

A gestão financeira apresenta uma série de vantagens importantes. Reduz o desgaste das equipes administrativas, minimiza o risco de endividamento e permite investimentos em infraestrutura e melhoria de equipamentos. 

Mas sabemos que essa não é uma missão simples! As instituições de ensino têm diversas especificidades que dificultam a manutenção do financeiro. Por essa razão, conhecer cada um dos desafios ajuda a melhorar a qualidade e assertividade das ações para melhor administração das finanças

Para te ajudar nessa tarefa, separamos 9 dicas que vão organizar as finanças da sua escola de forma prática e eficaz.

1. Organize o fluxo de caixa

Ao longo do mês, a entrada de capital não acontece nos mesmos dias e no mesmo ritmo em que as contas chegam. Por isso, gerir o  fluxo de caixa  com precisão faz toda a diferença para garantir o melhor resultado sem preocupações e estresse.

É crucial lembrar de salários, aluguéis, segurança, internet, limpeza e manutenção. Também entram na lista a aquisição de materiais de escritório e um valor para emergências, podendo ser calculado para períodos mais longos.

 

2. Diferencie os tipos de gastos

Existem os gastos, os custos e as perdas. As diferenças entre eles são um tanto sutis, mas decisivas para a qualidade da gestão financeira de uma escola! Entenda as diferenças abaixo:

A) Gastos: Envolvem a manutenção da estrutura, como as contas mensais de serviços essenciais como água, luz, telefone e internet. Não têm impacto direto na atividade principal, mas são fundamentais para a prestação de serviços com qualidade.

B) Custos: São todos os valores financeiros que envolvem a operação da instituição, como os salários de professores e demais colaboradores, por exemplo. Se os gastos podem ser reduzidos com ações de gestão, os custos são mais difíceis de cortar sem prejudicar a operação.

C) Perdas: Gastos imprevistos que não trazem retorno para a escola, mas são cruciais para que ela continue operando. É o caso da queima de um roteador de internet, por exemplo. 

3. Gerencie os pagamentos

Entender o que e quando pagar vai além de simplesmente olhar para o vencimento das contas – que podem ser renegociadas em alguns casos. Algumas oferecem descontos quando adiantadas, enquanto outras geram juros e multas elevadas em caso de atraso. 

Entender a particularidade de cada despesa permite uma gestão mais organizada e possibilita terminar o mês com as contas em dia

4. Corte custos

Cuidado com o desperdício de água, lâmpadas de maior eficiência, instalação de janelas para maior acesso à luz natural e uso de soluções criativas e inovadoras, como cisternas e placas de energia solar são algumas iniciativas que podem reduzir os custos da sua escola. 

Diversas ações ajudam a economizar e ainda geram impactos positivos relacionados à educação e ao meio ambiente.

5. Produza relatórios

Relatórios financeiros são muito importantes para reunir dados e chegar a conclusões daquele determinado mês, podendo ser compartilhado com as equipes de gestão e administração. 

Quando conduzidos de forma transparente e clara, é possível extrair informações essenciais para as escolas trabalharem na redução de custos e ganho de eficiência. 

6. Reduza a inadimplência

Esse é um dos maiores desafios para o gestor escolar. Infelizmente, toda instituição de ensino conta com uma determinada porcentagem de atraso no pagamento de uma ou mais mensalidades. 

Nesse cenário, o isaac tem muito a contribuir. Nossa solução garante o recebimento das mensalidades - mesmo que os responsáveis atrasem - e assume a gestão dos pagamentos e cobranças. Isso permite que as escolas invistam tempo no que realmente importa: a Educação. 

Os pais também ganham recursos com o isaac, como acesso à ferramentas modernas para controle das mensalidades escolares.

7. Renegocie as dívidas

O planejamento financeiro também envolve a busca por soluções não preventivas para problemas presentes na instituição. É o caso de dívidas em aberto, em que a escola pode buscar por negociações a fim de minimizar os danos e manter o controle das finanças em dia. 

8. Planeje o futuro 

Existe uma série de ações que têm relação direta com a qualidade dos serviços ofertados pelas escolas. Entre elas incluem-se a troca de equipamentos, entre computadores e lousas digitais, passando por laboratórios de ponta. Também a manutenção da infraestrutura física, expansão para novas filiais ou até mesmo a ampliação da escola com novas salas de aula. 

A organização financeira permite investir no crescimento da escola e planejar um futuro ainda melhor, aumentando a qualidade de ensino e a gama de serviços oferecidos. 

9. Utilize a tecnologia

Boa parte da gestão financeira pode ser automatizada com ferramentas inteligentes que facilitam o trabalho do setor administrativo de uma escola. A contabilidade, por exemplo, passa a monitorar com maior segurança todas as mudanças na legislação tributária.

Já o RH consegue mapear com níveis inéditos de eficácia o pagamento de salários e benefícios, além do gerenciamento dos períodos de férias de colaboradores, de acordo com a legislação vigente. O setor de contas a pagar, por sua vez, pode abandonar as antigas planilhas preenchidas manualmente em nome de soluções mais ágeis e com menor margem para erro.

10. Conte com a tecnologia do isaac

O  isaac  apoia as escolas na missão de aplicar tecnologia para o setor em busca de eficiência. É o caso da secretaria digitalizada e do ecossistema de soluções de crescimento.

Isso nos permitiu entregar resultados incríveis ao setor de Educação! Somos parceiros de mais de 1.200 escolas em todo o Brasil e apoiamos mais de 350 famílias. São R$2,5 bilhões garantidos em mensalidades permitindo que as escolas parceiras invistam tempo no que realmente importa: a Educação. 

Conheça nossas soluções aqui e aposte no crescimento da sua escola com o isaac! 


isaac indica

Conteúdos que a gente acha que você pode gostar:

O que você achou desse conteúdo?
Mensalidades em dia, o ano todo, sem dor de cabeça
Quero o isaac na minha escola
Gostou do conteúdo? Compartilhe: