Usamos cookies para personalizar e melhorar a sua experiência.
Para saber mais, consulte a nossa Política de cookies.

Fechar

Está curtindo o conteúdo?

O Boletim isaac entrega semanalmente, na sua caixa de entrada, mais materiais como esse.
Inscreva-se aquiNão quero me inscrever.
Gestão

Como desafogar o operacional para focar em crescimento escolar

Bate-papo na Bett Brasil 2023 destaca formas de encarar um dos principais desafios da gestão escolar: a falta de tempo para tirar planos do papel

Publicado em
10/5/2023
06 min
💡 Dica: se a palavra estiver azul, ela é clicável e te leva ao link com mais detalhes!

O sonho de crescer é comum a muitas escolas, mas o que também é comum a muitas delas é a rotina corrida, repleta de “incêndios” para apagar, como tarefas operacionais e burocráticas. Diante disso, como garantir que tanto os desafios do dia a dia quanto os planos a longo prazo se realizem? 

Wilson Abdon, CEO do Grupo Perfil de Educação, que conta com 3 unidades em Lauro de Freitas (BA), entre elas o Colégio Perfil, reconhece: “Nós, gestores, sabemos como é difícil o dia a dia: cuidar do pedagógico, atender os pais, olhar os alunos, ver o crescimento, ver o financeiro, contas a pagar, contas a receber - principalmente. É muito dinâmico”. 

Apesar disso, o Grupo Perfil de Educação, com mais de 37 anos de história, vive um momento de crescimento e expansão, que pode ser explicado pela visão estratégica de Wilson e mudanças realizadas na gestão. 

Wilson Abdon compartilhou seus aprendizados em um bate-papo promovido pelo isaac, no segundo dia da Bett Brasil 2023, maior evento de Educação e Tecnologia da América Latina. Com ele, participou também Laura Junqueira, diretora administrativa da Escola da Serra, localizada em Belo Horizonte (MG). A mediação do Café com Escolas ficou a cargo de Lucas Faleiros, Diretor de Relacionamento do isaac

O crescimento da escola começa com o desenvolvimento das pessoas 

Para desafogar o dia a dia operacional da escola é preciso, primeiro, estruturar e formar a equipe, segundo o CEO do Grupo Perfil de Educação. Esse cuidado deve ser tomado desde o momento da contratação, recrutando pessoas cujos perfis sejam aderentes a cada área da escola. 

Foi desta forma que Wilson conseguiu formar uma visão mais estratégica para a escola. Afinal, tendo uma equipe qualificada e de confiança, ele não precisa mais ficar imerso nas tarefas que tomavam tanto do seu tempo, basta que ele faça um acompanhamento dos resultados em alinhamentos semanais ou quinzenais. 

Com a agenda mais livre, ele tem a oportunidade de participar de cursos e eventos, como a própria Bett Brasil 2023, e traçar novas estratégias para o Colégio Perfil.  

Gestão compartilhada e delegação de tarefas 

Com um conceito inovador e uma proposta pedagógica diferenciada, a Escola da Serra também trilha um caminho de expansão. Laura Junqueira conta que a escola, fundada por seu pai, Sérgio, já tem duas afiliadas, o que reflete sua nova fase.

O processo de sucessão resultou em um novo modelo de gestão, onde quatro pessoas assumiram diferentes responsabilidades dentro da gestão escolar. Laura assumiu a diretoria administrativa e financeira; sua irmã passou a fazer a diretoria de clientes, como foco em marketing e captação de alunos; e uma terceira pessoa ficou responsável pela gestão pedagógica. Assim, Sérgio, que até então acumulava todas essas tarefas, conseguiu focar na parte estratégica, pensando em inovação e crescimento da escola.  

“Dividindo as diretorias, a gente pode cuidar muito mais de cada uma delas e, ao mesmo tempo, manter uma sintonia muito grande, porque a gente troca muito, tem reuniões semanais. Isso faz com que a gente cuide bem de cada uma e muito bem do todo”, ela conta. 

Outro passo importante relacionado ao crescimento da Escola da Serra foi a sistematização dos processos: “Ao querer crescer, também tivemos a possibilidade de perceber o tanto que a gente precisava sistematizar o que a gente tinha ali”. Isso porque, para expandir, a escola precisaria ter documentado seus processos, e não apenas resolver as questões do dia a dia quando elas surgissem. 

Parceria para facilitar as tarefas operacionais do dia a dia 

Ambas parceiras do isaac, o Colégio Perfil e a Escola da Serra também destacaram que podem focar em seus planos de crescimento graças à tranquilidade financeira proporcionada pelo isaac. 

Laura Junqueira falou sobre o impacto positivo no relacionamento com as famílias, a partir do momento que o isaac lida com a gestão da inadimplência. “Para toda escola, essa área da cobrança é chata, porque a escola é muito da relação pessoal, desse contato que as pessoas têm. A escola tem uma média de 400 alunos, então a gente conhece cada família. Ligar para a família e dizer que o boleto está em aberto é chato, não combina com a gente".

Wilson Abdon, do seu lado, contou que, além da previsibilidade financeira, usufrui de outros benefícios oferecidas pelo isaac, como o Seguro Familiar isaac. “Fez muito sentido ter um parceiro forte, que traz outras vantagens, como o seguro com a Porto. Já usei esse ano, inclusive”. 

Ele conta, então, a história do pai que perdeu o emprego e chegou na escola aos prantos, mas mudou totalmente o semblante quando descobriu que poderia acionar o seguro do isaac, gratuitamente, para cobrir as mensalidades. 

Palestras e bate-papos para impulsionar escolas 

Pelo segundo ano consecutivo, o isaac, maior plataforma de soluções financeiras feita para escolas, é patrocinador e expositor na Bett Brasil 2023, que acontece entre os dias 9 e 12 de maio, no Transamerica Expo Center.  

Em seu espaço, localizado na Rua C, estande 110, mostra aos visitantes como está impulsionando mais de 1200 escolas em todo o Brasil e apoiando mais de 350 mil famílias. Além disso, organizou uma agenda completa de palestras e bate-papos gratuitos sobre Educação com especialistas e escolas parceiras convidadas.

Para participar, basta preencher um formulário simples no site oficial da Bett Brasil 2023 e ficar por dentro da programação do isaac na Bett

O que você achou desse conteúdo?
Mensalidades em dia, o ano todo, sem dor de cabeça
Quero o isaac na minha escola
Gostou do conteúdo? Compartilhe: