Ter uma equipe qualificada, investir na gestão de pessoas e contar com parceiros de confiança são algumas sugestões para realizar as cobranças de forma eficiente
Já falamos diversas vezes sobre a importância de uma boa gestão financeira em uma instituição escolar. Sobre como é fundamental manter um fluxo de caixa saudável para garantir o bom funcionamento da escola, efetuando o pagamento das contas fixas e podendo, ainda, prever a situação financeira a longo prazo.
Só assim é possível tomar decisões assertivas quanto ao destino dos investimentos – seja para realizar obras e melhorias ou para montar uma boa reserva financeira, por exemplo –, e ainda ficar tranquilo para poder focar nas outras muitas prioridades de uma rotina escolar.
Um ponto delicado, porém indispensável, para que isso tudo ocorra é a realização da cobrança dos pais e responsáveis inadimplentes. Essa é uma tarefa que costuma causar dor de cabeça, pois pode ser desconfortável – tanto para quem cobra quanto para quem é cobrado – e, caso não seja bem feita, pode, ainda, ter desfechos negativos ou complicados.
Mas fique tranquilo, gestor! Essa tarefa faz parte da administração escolar, sim, mas não precisa trazer sofrimento. Aqui vão algumas dicas para que a cobrança seja feita de forma mais assertiva e tranquila.
Misturar as coisas nunca é uma boa opção. Imagine se uma pessoa responsável pelo setor de recursos humanos de uma instituição tivesse também a função de dar aulas de geografia para os alunos do quinto ano. Ou vice e versa. Esse acúmulo de funções não daria certo por alguns motivos:
- A pessoa não teria tempo hábil para cumprir com suas duas tarefas
- A pessoa não seria plenamente capacitada para exercer com excelência as duas funções
- Talvez fosse confuso também para os alunos conversar na administração, por exemplo, com a mesma pessoa que comanda a sala de aula
O mesmo acontece com a cobrança de pais e responsáveis inadimplentes. É muito importante que a pessoa (ou a equipe) responsável por lidar com essas questões financeiras seja focada única e exclusivamente nesta função.
Dessa forma, além de contar com todas as ferramentas e conhecimentos necessários para executar um bom trabalho – inclusive no âmbito jurídico, quando necessário –, evita que haja um desgaste dos pais com a escola.
Afinal, como mencionamos no exemplo acima, seria muito complicado ter que resolver pendências financeiras com a mesma pessoa com quem eles devem conversar sobre o desempenho dos filhos na escola, não é mesmo?
Essa equipe, responsável por fazer as cobranças, deve estar sempre atualizada sobre as melhores práticas para lidar com pais e responsáveis inadimplentes.
Como essa não é uma tarefa fácil, é muito importante que o time esteja confortável e se sinta acolhido pela instituição escolar. A gestão, em todos os âmbitos de uma instituição, é essencial para manter um bom ambiente de trabalho. Dessa forma, será mais fácil também manter um bom relacionamento com os pais e estudantes.
Instituir metas, manter os funcionários motivados, trabalhar sempre a comunicação transparente, oferecer oportunidades e incentivar a atualização e especialização dos profissionais, além de manter uma cultura de feedbacks, que devem ser dados com uma frequência estipulada, são alguns dos métodos que podem fazer toda a diferença na gestão de pessoas na sua escola.
Não precisa ser um bicho de sete cabeças e não precisa vir cheia de desculpas. Se o débito é devido, faz parte fazer a cobrança. É preciso apenas ter em mente que a cobrança deve ser feita sempre de forma respeitosa, sem causar constrangimento e com transparência.
Por falar em transparência, uma boa forma de fazer com que a cobrança faça parte da rotina é começar essa prática antes mesmo da data de vencimento do boleto.
É isso mesmo, você não leu errado: vale começar a enviar recados programados, por e-mail ou pela melhor forma de comunicação possível com os pais, para lembrar, por exemplo, que faltam dez dias para o pagamento da mensalidade.
Uma mensagem de aviso na data de pagamento também pode ser criada. Dessa forma, o assunto pagamento será natural tanto para a escola quanto para os pais e responsáveis pagantes.
Assim, se, porventura, o pagamento não for feito em algum momento, também será natural falar sobre isso. É preciso lembrar que o tema finanças, de uma forma geral, ainda é considerado um certo tabu na sociedade e é função da escola quebrar esse estigma aos pouquinhos. Afinal, todo mundo tem contas para pagar, certo?
E se esse assunto passar a ser tratado de forma mais normalizada, os próprios pais não terão dificuldades em conversar com a escola caso haja algum atraso que possa ser justificado, tornando muito mais leve essa troca entre as partes envolvidas e interessadas. Essa prática faz com que a relação com os pais siga harmônica e evita, inclusive, a evasão escolar.
Quando a escola se torna parceira de uma plataforma como o isaac, a instituição não precisa mais se preocupar com as cobranças, que passam a ser realizadas pela nossa equipe.
Para a escola, há a vantagem de ter toda a visão administrativa e financeira compilada em um só lugar, com segurança e tecnologia. O isaac também garante a receita mensal da instituição, oferecendo segurança financeira para que você, gestor ou diretor, possa focar no ensino e nas melhorias necessárias para sua IE prosperar.
Para os pais, o serviço disponibiliza diferentes formas de pagamento, para que a hora de investir ali naquele boleto seja o mais fácil e prática possível, sem dor de cabeça para nenhum dos lados. Incrível, né?
O isaac também preza pelo atendimento de qualidade e, assim, garante que a boa relação entre famílias e escola seja mantida, independentemente de como está a situação financeira de cada caso.
Há menos preocupações e mais soluções para o seu dia a dia na escola. Para saber mais, entre em contato com a gente!