Usamos cookies para personalizar e melhorar a sua experiência.
Para saber mais, consulte a nossa Política de cookies.

Fechar

Está curtindo o conteúdo?

O Boletim isaac entrega semanalmente, na sua caixa de entrada, mais materiais como esse.
Inscreva-se aquiNão quero me inscrever.
Gestão

Gestão de pessoas nas escolas: saiba como implementar

Veja o que é e como uma gestão de pessoas mais assertiva pode transformar a sua instituição de ensino em um ambiente ainda mais acolhedor para os colaboradores

Publicado em
9/2/2022
09 min
💡 Dica: se a palavra estiver azul, ela é clicável e te leva ao link com mais detalhes!

A gestão de pessoas nas escolas é um dos 6 pilares que equilibram a integração de processos da gestão escolar. Seu foco é fazer com que todos os demais suportes (pedagógico, administrativo, financeiro, de comunicação, e de tempo e eficiência) funcionem de maneira sincronizada para que consigam alcançar metas e objetivos.

A gestão de pessoas é a capacidade de entender e trabalhar bem com outros indivíduos. Um método bastante delicado, não só pela dinâmica versátil e ampla, como também pelos desafios em coordenar e delegar tarefas, já que cada setor e profissional têm o seu perfil. 

As instituições de ensino são ambientes plurais por definição, onde se encontram diferentes idades, habilidades, personalidades e gêneros. Seja mantenedor, professor, coordenador ou outro funcionário, é preciso atenção e organização para lidar de forma adequada e coerente com todos.

Confira a seguir algumas dicas de como implementar uma boa gestão de pessoas e tornar o ambiente ainda mais proveitoso e acolhedor para os colaboradores da sua escola!

Motivação é a base para se trabalhar bem


Manter a motivação dos funcionários é um ponto bem mais difícil do que parece.

É importante ter sempre um bom plano de acolhimento aos professores, por exemplo, para que percebam como estão sendo ouvidos e valorizados. Vale a pena investir em um programa de apoio que atenda todos os que fazem parte do quadro de funcionários. 


Quando o desempenho individual cai, por consequência, a produtividade também acaba diminuindo, e além de prejudicar o trabalho, pode respingar até nas relações interpessoais, com os alunos e com as famílias. 


Sem contar que a desmotivação também pode afetar a saúde mental das pessoas. Por isso, sempre que possível mostre o quanto cada colaborador é importante e fundamental na trajetória e dia a dia da sua escola.


Pratique a comunicação aberta e transparente 

Ter uma boa comunicação é fundamental para qualquer tipo de relação. Tenha como princípio segurança, transparência e confiança para passar qualquer tipo de informação sempre que for preciso.


Incentive que todos mantenham um diálogo interno saudável e organizado, para que os recados não se percam no meio do caminho e para evitar ruídos na mensagem a ser passada e/ou recebida. 


A transparência na forma com a qual a IE se comunica precisa estar presente em tudo: comunicados oficiais, reuniões, eventos, bate-papo entre os corredores, sala dos professores e todos os demais ambientes. Assim o contato fica mais próximo e todos sentem que estão na mesma página e criando uma atmosfera harmônica, seja qual for o assunto.


Uma comunicação escolar eficiente e bem estruturada é um pilar importantíssimo para uma gestão de sucesso, e é por meio dela que se constrói um relacionamento forte entre os envolvidos.


Funcionários nota 10! 


Os famosos feedbacks são necessários para que os profissionais saibam se estão no caminho certo ou se precisam melhorar em algum determinado ponto.


É importante que o responsável pela gestão de pessoas na escola avalie o desempenho de cada funcionário de forma individual, optando sempre pela sinceridade, calma e empatia quando for passar a sua opinião profissional ao outro.


Lembre-se que cada um tem o seu estilo, um método inovador, uma postura, uma habilidade e tantos outros detalhes que a tornam única!


Por isso, cada colaborador deve ser avaliado separadamente, assim como os feedbacks precisam ser falados de forma particular e não em grupo para não constranger, independente de ser negativo ou positivo, existem pessoas que não gostam de serem avaliadas na frente de outras. 

A gestão de pessoas é a capacidade de entender e trabalhar bem com outras e, quando bem aplicada, faz toda a diferença para manter os funcionários ainda mais unidos, motivados e felizes

Trabalho em equipe = um só time forte e feliz


Quando um time caminha junto, a chance do trabalho ser melhor desenvolvido é promissora, caminhando ainda mais para uma gestão escolar de sucesso.


Mesmo que a instituição de ensino tenha um grande quadro de funcionários, tente ao máximo mantê-lo próximo e engajado. Desenvolva dinâmicas que enfatizem a importância da parceria e que todos possam estar juntos, sejam quais forem as adversidades, áreas, cargos etc. 


Por exemplo, engajar os professores durante as reuniões pedagógicas pode ajudar bastante a ter um acompanhamento mais próximo do que está acontecendo, mas principalmente, fazer com que sintam-se parte da escola. 


Uma ótima estratégia é começar enaltecendo o companheirismo, evidenciando as semelhanças e minimizando as diferenças para construir uma equipe forte e unida.


É sempre bom se manter atualizado


Todos vivemos em constante mudança e é muito importante que todos os colaboradores estejam atualizados dentro de seus cargos e suas atividades, para que desempenhem melhor ainda suas funções. 


As competências podem ser aprimoradas, e com o devido investimento e incentivo, a própria escola pode oferecer cursos, palestras ou workshops aos colaboradores ou, pelo menos, informá-los sempre que possível compartilhando conteúdos interessantes, cursos e palestras externas.


Instigar a busca por conhecimento demonstra que a IE acredita no potencial de cada um que faz parte do time, e é até uma forma de agradecimento a tudo o que constroem juntos.


Leva tempo, mas o resultado é gratificante


Para conseguir uma gestão de pessoas nas escolas cada vez mais assertiva, uma das principais metas é garantir o relacionamento harmônico entre todos os colaboradores.

Atente-se sempre a fazer com que mantenham e nutram uma boa relação, para que, juntos, consigam avançar com o trabalho da melhor forma coletiva e, principalmente, em benefício dos alunos.


Cada pessoa é única, por isso todos possuem ideias e iniciativas que podem ajudar bastante a sua escola. Dê espaço para que os funcionários sintam-se confortáveis em compartilhar o que estejam pensando de novo, todos podem impulsionar de várias formas para que a IE cresça cada vez mais!


A gestão de pessoas vai além da mensagem de bom dia no grupo, do amigo secreto no final de ano, da vaquinha para o presente de aniversário ou da confraternização após o expediente. 


Gerir pessoas é aprender no dia a dia como cada indivíduo se sente, se está passando por algum problema e se precisa de ajuda, e tentar entender para ajudar da melhor maneira possível. Antes de tudo, o profissional precisa ser visto pelo lado humano fora do ambiente corporativo. 


Não há nada como trabalhar onde se é reconhecido, sente-se capaz e motivado a ser melhor a cada dia. Afinal, muitos passam mais tempo nas escolas do que nas suas próprias casas. 


É um grande processo de construção, e que leva tempo e precisa de paciência. Não é uma tarefa fácil, mas está longe de ser impossível. Quando se encaixam todos os requisitos, o resultado é maravilhoso.


O que você achou desse conteúdo?
Mensalidades em dia, o ano todo, sem dor de cabeça
Quero o isaac na minha escola
Gostou do conteúdo? Compartilhe: