Escolas

isaac marca presença no Conecta 2022

Mais de 1000 pessoas participaram do maior evento de inovação e crescimento escolar do Brasil, que contou com 40 palestrantes e mais de 20 temas diferentes

A 5ª edição do maior evento de inovação e crescimento escolar do Brasil foi um verdadeiro sucesso! Mais de 1000 pessoas participaram do Conecta Escolas Exponenciais 2022, que foi realizado presencialmente no último dia 13 de abril (quarta-feira), no Expo Center Norte, em São Paulo (SP), com o tema central: Ressignificando o Futuro da Escola.

O isaac marcou presença no congresso com dois estandes, uma sala de palestras exclusiva, a aconchegante Sala Ufa, além de contar com profissionais na programação das apresentações.

Um dos conteúdos abordados foi “Como a previsibilidade financeira pode ajudar no planejamento escolar?”. Quem conversou com o público sobre esse assunto muito importante foi o Pedro Neto, advogado especializado no atendimento de escolas e em direito educacional, contador, sócio fundador da Educa Legal e Guimarães Neto Advogados, e responsável pelas relações institucionais no isaac.

Outra temática bastante prestigiada pelos participantes foi sobre como a escola se constrói a partir das experiências subjetivas das pessoas e das interações sociais. A palestra “Escola como sistema vivo em permanente evolução” foi ministrada por Luis Laurelli, diretor educacional do isaac, além de gestor, consultor e coaching apreciativo.

Já na Feira de Negócios, ao visitar os estandes do isaac, as escolas parceiras foram contempladas com um kit alívio, composto por chás naturais e com infusores, além de uma tag semente para que possam plantar suas próprias plantinhas.

Os diretores, gestores e mantenedores de escola, que ainda não conheciam a plataforma de serviços financeiros, tiveram a rica oportunidade de saber pessoalmente sobre todas as vantagens e os benefícios do isaac, que cuida da gestão financeira escolar, garantindo mais previsibilidade de caixa e mensalidades em dia sem dor de cabeça, além de outros serviços transformadores para impulsionar a educação.

Luis Laurelli (à esq.), diretor educacional do isaac, e Pedro Neto (à dir.), responsável pelas relações institucionais no isaac. Ambos foram palestrantes no evento

Previsibilidade financeira e planejamento escolar

Você já parou para refletir em como a previsibilidade financeira pode contribuir com o planejamento escolar? Essa foi a provocação que o advogado Pedro Neto  fez no Conecta 2022.

Com foco para os gestores escolares, sua palestra trouxe uma lista muito importante, citando as 10 principais ações para reduzir a inadimplência escolar.

Afinal, infelizmente, 86% dos mantenedores de instituições de ensino sofrem com mensalidades não pagas. O número é muito expressivo, não é mesmo?

E, como mostrou o especialista, são inúmeras as causas que podem levar à inadimplência, como o desemprego até a ausência de controle financeiro familiar.

Diante de tantas variáveis, o profissional revelou para os diretores o que está  ao alcance das escolas para conseguir reduzir esse cenário tão temido. Entre as dicas, está a necessidade de cobrar, filtrar a entrada das famílias, elaborar contrato de serviço, definir uma política de negociação de débitos, entre outras ações.

Como bem lembrou o advogado durante o bate-papo, já existe um parceiro que  cuida dessas burocracias para facilitar a gestão financeira das escolas.

A proposta do isaac é exatamente essa: promover a gestão financeira, emitindo boletos, realizando a cobrança das famílias e o conciliamento do caixa. Dessa forma, o isaac garante a receita mensal, enquanto os gestores escolares podem focar em outras atividades para o bom funcionamento da escola.

Escola como sistema vivo

Um dos debates aguardados com bastante ansiedade pela plateia foi a palestra “A escola como sistema vivo em permanente evolução”, conduzida pelo diretor educacional Luis Laurelli.

O profissional começou sua fala impulsionando uma reflexão por meio de três perguntinhas voltadas para os diretores escolares: o que você faz, como você faz e por que você faz.

Na sequência, Laurelli destacou o atual contexto que estamos vivenciando por conta do surgimento do coronavírus, que impactou e muito a educação. Durante seu discurso, o profissional mostrou que a escola, antes da pandemia da Covid-19, existia em um mundo altamente previsível.

Porém, neste momento pós-pandêmico, ele levou os participantes a enxergarem a importância de compreender as instituições de ensino como um organismo vivo.

“Precisamos transformar o status quo para soluções mais inovadoras”, pontuou. Laurelli destacou ainda quatro palavras que devem ser inseridas no dia a dia da gestão escolar: inventar, integrar, inovar e aperfeiçoar.

O palestrante contou que acredita na necessidade de uma transformação radical no sistema de ensino, que tenha como resultado a promoção de uma aprendizagem profunda. E, para ele, é possível alcançar esse resultado por meio da inovação e da criatividade.

Conecta 2022

Um grande marco do Conecta 2022, e um momento tão esperado pelo público, foi o retorno ao seu formato presencial, após dois anos de uma extensa e intensa vivência apenas on-line.

Os participantes tiveram a oportunidade de acompanhar 28 palestras com grandes nomes da educação e do mercado, que debateram sobre gestão de pessoas, saúde escolar, marketing e inovação.

Entre os convidados renomados estavam: Débora Garofalo, primeira mulher brasileira e também sul-americana a ser finalista no Global Teacher Prize, considerada hoje uma das dez maiores educadoras do mundo; o pediatra e sanitarista Dr. Daniel Becker, pioneiro da Pediatria Integral no Brasil; José  Moran, professor, pesquisador, escritor e designer de projetos inovadores na educação, entre outros.

A feira de negócios também foi um dos pontos altos do evento, permitindo que os expositores conversassem com o público, além de apresentarem o conceito das marcas e as inovações desenvolvidas por cada empresa do segmento.

O Conecta Escolas Exponenciais é voltado para gestores, diretores e mantenedores de escolas, cujo objetivo é debater sobre as atuais demandas educacionais e impulsionar soluções inovadoras para a gestão das instituições de ensino a partir do olhar de especialistas, educadores e líderes das edtechs.

Em mais uma edição, o evento manteve a tradição de proporcionar a experiência de entregar discussões descentralizadas, com palestrantes que impulsionam um olhar disruptivo para diretores, gestores, coordenadores, mantenedores, professores e outras categorias de educadores. 

E-book gratuito para ajudar a cuidar das finanças da sua escola!

Quer saber mais sobre a importância da previsibilidade financeira na gestão escolar? Por ser de grande importância, deixamos o tema disponível gratuitamente neste e-book, produzido pelo isaac. O material on-line traz dicas valiosas e estratégias importantes para auxiliar os gestores a preverem os gastos de forma mais eficiente.

isaac indica

Conteúdos que a gente acha que você pode gostar:

Conecta 2022: saiba tudo sobre o evento

Por que o isaac é para a sua escola?

This is some text inside of a div block.

Receba nossa newsletter

Obrigado! Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Ops! Algum erro ocorreu ao cadastrar o seu e-mail.