Usamos cookies para personalizar e melhorar a sua experiência.
Para saber mais, consulte a nossa Política de cookies.
Vamos falar de assuntos que assombram a gestão escolar? Confira as poções mágicas que preparamos para afastar esses fantasmas!
Uma das datas mais assustadoras para as crianças, e também divertida, é o Dia das Bruxas, conhecido como Halloween, comemorado em 31 de outubro.
Você, gestor, já deve ter observado que essa celebração tem se popularizado cada vez mais no Brasil, inclusive nas instituições de ensino, principalmente entre as bilíngues e as internacionais, né?
Mas, o que talvez você ainda não saiba, é que nós também fomos contagiados pelo clima sombrio dessa festividade.
Olha só o que aconteceu. Preparamos um conteúdo com os principais pesadelos da gestão escolar, como a inadimplência e insatisfação das famílias.
Assuntos sombrios, não é mesmo? Temos (quase) certeza que só de ler a frase acima você já ficou todo amedrontado... Mas, calma! Não precisa se assustar tanto assim.
Também fomos atrás de algumas poções mágicas e acreditamos que elas vão ajudar a afastar todos esses fantasmas. Agora, prepare-se para saborear um textinho quentinho, que acabou de sair do caldeirão!
Não tem fantasma maior para um diretor ou mantenedor do que olhar para fluxo de caixa e ver que ele está negativo. A inadimplência é, sem sombra de dúvida, um dos grandes pesadelos para a gestão financeira escolar.
Afinal, quando ocorre o atraso no pagamento da mensalidade, são muitos os desafios enfrentados pelo gestor. Dependendo do número de famílias inadimplentes, até mesmo o salário dos professores pode ser afetado e, consequentemente, a qualidade do ensino.
E quando a instituição chega nesse ponto, infelizmente, o cenário não tem mais nada de doce e ficam apenas as “travessuras” para enfrentar. É hora de pensar em estratégias e uma delas, que nem sempre é fácil para a gestão escolar, é aprender a cobrar os responsáveis pelos alunos.
Certamente, isso pode ser feito de maneira respeitosa. Mas não dá para fantasiar nessa hora. É preciso ser firme e buscar uma negociação por meio de uma conversa franca.
Como somos seu amigo, gestor, vamos deixar uma dica que só mesmo os bons magos revelam. Você sabia que há no mercado educacional soluções financeiras que garantem a saúde financeira do seu fluxo de caixa?
Ao ser parceiro do isaac, todo mês você, gestor, conta com a receita mensal garantida. E nunca mais precisa se preocupar com aquele susto do atraso da mensalidade escolar.
Nem mesmo as fantasias mais assustadoras do Dia das Bruxas causam tanto pavor quanto a evasão escolar.
Os alunos que abandonam as escolas durante o ano letivo causam impactos na gestão escolar, afetando a saúde financeira da instituição. O orçamento previsto deixa de atingir os valores necessários, o que são as trevas para qualquer gestor.
Por isso, para não passar esse medo e ter suas energias sugadas neste momento de pavor, é preciso pensar sempre em como melhorar a gestão financeira.
Tem algo muito valioso, que funciona muito bem para ajudar a evitar que os estudantes abandonem as salas de aula. Sabe o que é? O engajamento com as famílias.
Manter um contato próximo com os responsáveis pelos alunos funciona como uma poção mágica.
Um bom vínculo com a sua comunidade escolar ajuda a manter o encantamento pela instituição de ensino, contribui para superar os momentos de crise e você, gestor, ainda consegue fazer sua escola se destacar da concorrência.
E por falar em famílias, uma situação que nenhum gestor escolar quer passar é cair no descontentamento dos pais dos estudantes. É de tirar o sono de qualquer um saber que aquela pessoa já não está mais tão satisfeita assim com a instituição de ensino.
Infelizmente, não adianta acender velas em abóboras na tentativa de iluminar seu caminho, torcendo para nunca encontrar com essa fonte de azar.
Mais uma vez, a receita para evitar essa assombração é o relacionamento com as famílias. Mantenha uma escuta ativa e esteja sempre disponível para conversar com os responsáveis.
E se você está em busca de outras dicas para gestão financeira escolar, é porque deve ser daqueles que não acredita muito em superstição, certo?
Nesse caso, o melhor é partir para os dados! As pesquisas de satisfação podem ser uma ótima alternativa para você, gestor, conseguir saber o que mais está agradando as famílias da sua escola e o que eles gostariam que melhorasse.
A pesquisa Certificação Escolas Exponenciais, por exemplo, mostra que para 40% dos responsáveis os cursos de idiomas oferecidos como atividade extra pelas escolas estão entre os principais diferenciais.
Durante o ensino remoto, a falta de interesse de alguns alunos perturbou muitos professores. Apesar dos esforços dos educadores para tentar manter o engajamento da turma, nem sempre isso acontecia.
Mas, ao contrário do que todo docente sonhava, o pesadelo continuou quando as aulas presenciais foram retomadas. Depois de dois anos estudando em casa, foram vários os estudantes que desacostumaram com a rotina do ambiente escolar.
Consequentemente, a perda pelo interesse do aprendizado ainda é um fantasma que surgiu na pandemia da Covid-19 e continua espalhando pavor entre professores e coordenadores pedagógicos.
É desafiador, a gente sabe disso. Mas também não precisa de feitiçaria para reverter essa situação. O que é fundamental, neste momento, é motivar esses estudantes. E uma maneira de fazer isso é por meio da aprendizagem cooperativa.
Se de um lado tem os alunos que não demonstram mais tanta vontade assim aprender, do outro há professores que foram duramente atingidos pela crise sanitária mundial.
A saúde mental dos educadores também foi abalada e, consequentemente, isso traz impactos na gestão escolar.
Parece que a bruxa foi solta no ambiente educacional neste ano letivo, não é mesmo? Dá até vontade de sair varrendo o quarteirão da escola para ver se limpa todos esses pontos negativos e desafiadores de 2022, concorda?
Mas a magia aqui está nos detalhes. É necessário que a escola esteja atenta aos sinais de esgotamento dos professores. Se necessário, disponibilize profissionais da saúde para realizar atendimentos específicos.
Pense na possibilidade de oferecer momentos de autocuidado para os professores. Que tal começar o dia com uma meditação?
Esse olhar atento, cuidadoso e preocupado com a equipe pode ser fundamental para deixar sua equipe pedagógica mais motivada!
Conteúdos que a gente acha que você pode gostar: