Usamos cookies para personalizar e melhorar a sua experiência.
Para saber mais, consulte a nossa Política de cookies.
Garantir uma boa saúde financeira para a sua instituição escolar é de extrema importância. E, com essas dicas, pode ser mais fácil do que você imagina.
Já parou para pensar que manter a saúde financeira da escola é de extrema importância para todo o ecossistema educacional? Claro que você, como gestor, entende melhor que ninguém a influência que uma boa gestão financeira escolar possui na sua instituição.
Ter fluxo de caixa significa poder honrar, sem dificuldades, com os pagamentos dos seus colaboradores e manter a qualidade de tudo que a escola oferece. Desde os materiais, à manutenção do espaço físico e até mesmo à evolução da proposta pedagógica, tudo depende de como anda a saúde financeira escolar.
Por consequência, quando a escola possui eficiência financeira suficiente para dar conta de todos esses itens acima, os alunos também são beneficiados com um ensino de qualidade que acaba, inclusive, fazendo diferença também para as suas famílias.
E, quanto mais a Educação evolui da porta para dentro, mais ela se reflete da porta para fora. Ou seja, toda ação positiva que acontece dentro da sua escola tem o potencial de somar ao mercado educacional como um todo.
No entanto, fatores como inadimplência ou captação e retenção de alunos, acabam interferindo diretamente nessa questão. Por isso, nós separamos aqui um passo a passo de como melhorar a saúde financeira da sua escola. E a melhor parte: você não precisa fazer isso sozinho!
Parece básico mas, na prática, muitas instituições ainda não têm tão clara a real situação financeira em que se encontram. Antes de partir para a ação, é muito importante ter uma visão completa do cenário atual.
Assim, é importante investir um tempo em reunir e organizar os dados financeiros da instituição para que seja possível entender em que pé está a taxa de inadimplência, qual a porcentagem de novos alunos que entraram no último ano e também a de desistências que aconteceram nos ciclos letivos passados.
Dessa forma, você consegue realmente ver se a sua escola está crescendo como você gostaria ou se é preciso ajustar o percurso. Caso a situação não esteja satisfatória, estes dados também podem ser a porta de entrada para algumas soluções como, por exemplo, criar uma listagem de inadimplência que poderá ser usada para a realização de cobranças ou acordos.
Zerar a taxa de inadimplência parece um sonho, né? Sim, nós sabemos que não é possível forçar ninguém a pagar, da noite pro dia, as mensalidades em atraso. Mas sabia que a sua escola pode sim passar a receber 100% das mensalidades quase imediatamente?
É aí que entra a primeira grande ajuda que você pode obter para melhorar a saúde financeira da sua instituição escolar. Para isso, basta se tornar um parceiro do isaac! Isso porque nós garantimos o repasse de todas as mensalidades para a sua escola, mesmo que ainda existam famílias inadimplentes.
Além disso, a sua instituição passa a ter uma equipe dedicada a realizar contato com os responsáveis financeiros em atraso, poupando seu tempo e também evitando desgastar a relação da escola com os responsáveis pelos alunos. Tudo feito de forma individual e respeitando cada situação.
Este passo, além de melhorar de forma praticamente imediata a saúde financeira da sua escola, acaba também criando uma importante predição a respeito do fluxo de caixa escolar, permitindo que você, gestor, possa fazer planos de forma mais assertiva e sem riscos. Por isso também é tão importante estar sempre em busca de estratégias valiosas de previsibilidade financeira escolar.
Com os dados financeiros organizados e a inadimplência nas mãos de um parceiro especializado, você ganha tempo para desenvolver e implementar estratégias que visam a manutenção da sua instituição também a médio prazo. Quando não é necessário apagar os incêndios causados pelos atrasos nas mensalidades, os planos futuros podem ganhar mais destaque.
Como anda a sua taxa de retenção de alunos? Mesmo que esteja boa, será que pode melhorar? A tendência quando se tem um parceiro responsável pela renegociação de dívidas é que, naturalmente, a evasão escolar diminui.
Afinal, se a escola presta um bom serviço e a parte financeira deixa de ser uma questão problemática, os alunos têm o desejo de continuar os seus estudos em um local já conhecido, onde já possuem amigos e um bom histórico.
Mas não é só isso que mantém a constância das matrículas de um ano para outro. Cada vez mais as pessoas precisam de soluções diversas e práticas, que facilitem o seu dia a dia. Isso vale para, por exemplo, os canais de atendimento.
Se, ao invés de forçar os responsáveis financeiros a irem pessoalmente à tesouraria da escola, você puder oferecer outros canais de comunicação como telefone, e-mail e até mesmo WhatsApp, você está proporcionando uma facilidade que pode fazer muita diferença para as famílias dos alunos.
O mesmo vale para os meios de pagamento. Algumas famílias talvez prefiram pagar através de Pix ou cartão de crédito. Lembre-se que, muitas vezes, o método de pagamento pode também influenciar toda a organização financeira familiar.
E sabe quem pode te ajudar a implementar todas essas novidades e opções? Isso mesmo, o isaac.
Casa arrumada? Agora é hora de crescer. Colocando em prática os passos anteriores, é realista prever que a sua escola passará a ter dois fatores muito importantes para realizar uma melhoria expressiva na captação de novos alunos: tempo e recursos. Especialmente se puder contar com a ajuda de uma plataforma de solução financeira como o isaac.
Por um lado, o tempo que antes era utilizado no contato com as famílias inadimplentes e também no atendimento aos responsáveis financeiros, poderá ser empregado no desenvolvimento de estratégias para a captação de novos alunos.
Por outro, a previsibilidade financeira alcançada permitirá colocar essas estratégias em prática, mesmo que algumas deles necessitem de algum investimento como, por exemplo, ações de marketing ou a contratação de um profissional especializado na área comercial.
E não é nem preciso dizer para você, gestor experiente, que a captação de novos alunos significa um aumento significativo no faturamento. Afinal, é assim que a escola cresce.
Portanto, se está pensando em como ter as contas em dia na escola, sugerimos começar por estes 4 passos. Depois, fica mais fácil seguir para outras etapas, focadas em manter a saúde financeira da escola, sempre tendo em vista que ter bons parceiros pode fazer toda a diferença neste grande desafio da gestão escolar.