Usamos cookies para personalizar e melhorar a sua experiência.
Para saber mais, consulte a nossa Política de cookies.

Fechar

Está curtindo o conteúdo?

O Boletim isaac entrega semanalmente, na sua caixa de entrada, mais materiais como esse.
Inscreva-se aquiNão quero me inscrever.
Gestão

Boas práticas para gestão e planejamento escolar

A gestão escolar deve sempre atender às mudanças do setor de Educação. Separamos as melhores práticas para você aplicar no planejamento da sua escola!

Publicado em
2/6/2023
07min
💡 Dica: se a palavra estiver azul, ela é clicável e te leva ao link com mais detalhes!

A constante evolução da Educação, principalmente relacionada ao avanço digital no setor, é um dos grandes motivos pelos quais as instituições de ensino devem se manter atualizadas

E para desenvolver a gestão escolar paralela às mudanças do mercado, uma coisa é fundamental: planejamento. No entanto, sabemos o quão desafiador é desenvolver um planejamento escolar em meio a tantas tarefas que precisam ser entregues em prazos curtos. 

Pensando nisso, separamos boas práticas que vão facilitar a administração desse processo tão importante e construir um plano eficiente para a sua escola. 

1. Deixe claro a importância da gestão e do planejamento escolar

Vamos começar do básico? O planejamento é o plano que a escola desenvolve para atingir seus objetivos. E para que ele funcione, é importante analisar a instituição de ensino de todos os ângulos. Sabemos que o grande objetivo da escola é oferecer qualidade de ensino, mas também existem outros pilares a serem trabalhados, como a gestão financeira, desenvolvimento de colaboradores, mitigação da inadimplência, etc.

Já quando falamos em gestão nos referimos a execução, o dia a dia. Enquanto o planejamento traça as ações que devem ser feitas, a gestão escolar administra todos os processos e pessoas que envolvem a instituição de ensino. 

O planejamento e a gestão se complementam e facilitam o desenvolvimento de ambos. Um plano bem traçado ajuda a elencar prioridades e determinar qual caminho é mais adequado para cada objetivo, já a gestão os executa de forma estratégica para alcançar a sua finalidade.

2. Estimule envolvimento e motivação 

Uma das características fundamentais de uma gestão escolar de sucesso é a boa administração do capital humano. Mantenha isso em mente antes mesmo de começar a construção do seu planejamento!

E uma das formas de valorizar a relação entre a escola e colaboradores é incluir a equipe no desenvolvimento do plano, assim há um engajamento natural por parte de todos e as ações são traçadas de forma 360º. 

Quando todos contribuem e veem suas sugestões presentes na estratégia da escola, há uma sensação de pertencimento maior e até mesmo de confiança no plano desenvolvido. Uma equipe comprometida e alinhada torna a gestão escolar muito mais fluida.

3. Saiba de onde está partindo

Criar e executar uma estratégia é impossível sem um olhar prévio para a situação atual da instituição e, em especial, a saúde financeira. Isso porque grande parte das ações do plano provavelmente precisarão de algum investimento para serem colocadas em prática. 

Vamos pensar juntos: o seu sistema de gestão escolar permite que você tenha uma visão rápida e concreta da situação do seu caixa hoje e a médio prazo? Se a resposta for não, será preciso dar uns passos atrás e, primeiro, obter essas informações para que a gestão tenha uma visão realista do quanto poderá ser alocado para cada área da escola. 

Pensando nisso, contar com um software escolar integrado ao sistema de administração escolar é fundamental. Ter à disposição informações cruciais para a tomada de decisão vai gerar mais agilidade e assertividade na hora de construir e manter o planejamento em execução. 

4. Deixe claro para onde deseja ir

Tão importante quanto saber de onde está partindo e onde deseja chegar, é deixar claro para toda a equipe escolar quais são os objetivos estratégicos da instituição e o que cada um deve fazer para que eles sejam alcançados. 

Nesse ponto, a comunicação é a chave. Apresente o plano, discuta as ações em equipe, relembre periodicamente os objetivos e o status de cada um. Sabemos que em meio às tarefas é muito fácil perder de vista metas mais amplas. É nesse momento que uma boa gestão escolar é indispensável, pois se encarrega de manter todo o ecossistema comprometido a cumprir o propósito da escola e como influencia nas decisões de curto prazo.

5. Mantenha a mente aberta e ligado nas inovações 

A gestão de uma escola é muito ampla e complexa. São muitas áreas diferentes que requerem atenção e se dedicar a cada uma delas requer tempo. A boa notícia é que esse tempo pode ser otimizado quando a gestão escolar mantém a mente aberta para as constantes inovações do mercado educacional. 

Atualmente existem diversas maneiras de digitalizar as áreas da escola para otimização de tempo e recursos, além de diminuir a taxa de erros que eventualmente ocorrem quando executadas de forma manual. 

Um bom exemplo para colocar isso em prática é a  plataforma isaac .  Ela permite a digitalização da secretaria da sua escola, automatizando o envio de mensalidades que podem ser pagas de diferentes formas pelos responsáveis financeiros. 

E não se engane: digitalizar não significa desumanizar. Muito pelo contrário! Com a solução do isaac, o pagamento de mensalidade de forma simples é apenas o começo de uma grande revolução escolar. É sempre gente falando com gente, outro ponto fundamental para o sucesso da gestão de qualquer instituição de ensino!

6. Busque a previsibilidade financeira

Saber a situação financeira atual da escola é o ponto de partida primordial para qualquer planejamento ou até mesmo decisão ligada à gestão escolar. Porém, saber como estará seu fluxo de caixa durante o ano também é extremamente importante, já que isso vai garantir que o plano seja executado sem sustos e sem que, de repente, falte recursos no meio do caminho. 

Sim, sabemos que a inadimplência dificulta uma previsibilidade confiável aos recursos que entrarão todos os meses. É aí que, mais uma vez, entra em campo a inovação! Ao implementar uma solução como o isaac, educação e finanças podem andar de mãos dadas rumo ao alcance dos seus objetivos.

Com a garantia de mensalidade escolar promovida pelo isaac, a sua instituição sabe que vai receber, todos os meses, o repasse de todas as mensalidades, independentemente de terem acontecido atrasos nos pagamentos. 

isaac: a melhor das boas práticas

Sabia que você pode gerir toda a área financeira da sua escola em uma única plataforma? Com o isaac, as instituições de ensino garantem mensalidades em dia, uma equipe dedicada a lidar com diferentes questões financeiras e ainda te ajuda a impulsionar o crescimento da sua instituição de ensino.

Conheça as  soluções do isaac para a sua escola  e tenha as ferramentas necessárias para revolucionar a sua instituição de ensino!

O que você achou desse conteúdo?
Mensalidades em dia, o ano todo, sem dor de cabeça
Quero o isaac na minha escola
Gostou do conteúdo? Compartilhe: