Preparamos dicas valiosas para você organizar as finanças e fazer a sua instituição de ensino crescer. Confira!
O planejamento financeiro escolar é um dos pilares mais importantes para uma gestão de sucesso. Afinal, com ele é possível ter uma visão consistente sobre a saúde financeira do negócio, traçar prioridades e tudo o que deve ou não deve ser feito em relação a gastos e orçamento durante todo o ano letivo, além de contribuir para conquistar a segurança financeira.
Esse planejamento é indispensável para todas as instituições de ensino, seja para aquelas que estão com o caixa em vermelho, precisando identificar formas de redução de gastos e inadimplência, e aumentar o faturamento, mas também para as que estão com a saúde financeira em dia, tendo a necessidade de saber como direcionar seus recursos para fazer melhores investimentos.
Ou seja, sem elaborar um planejamento financeiro eficiente, é como se você “andasse no escuro”, sem saber quais decisões são adequadas ou que trazem prejuízos ao desenvolvimento econômico da sua escola.
Para te ajudar nessa missão tão importante de fazer o planejamento financeiro, preparamos este artigo com tudo o que você precisa saber sobre o tema, desde sua importância e benefícios até dicas de como colocá-lo em prática. Boa leitura!
O planejamento financeiro pode ser definido como um conjunto de ações e ferramentas que buscam organizar e gerenciar as finanças, com o objetivo de cuidar da saúde financeira e potencializar os resultados das instituições de ensino, garantindo de forma sustentável o cumprimento das metas estipuladas para curto, médio e longo prazo.
No caso das escolas, esse diagnóstico financeiro escolar e controle do faturamento mensal permite ter uma visão ampla sobre os gastos, despesas e investimentos que serão feitos em cada período. Assim, você gerencia as finanças para suprir todas as necessidades, sem deixar que falte dinheiro no caixa no fim do mês.
Ter um planejamento financeiro consistente é primordial para o sucesso de uma escola, e que afeta de forma positiva na produtividade de todas as atividades essenciais ao bom desempenho da instituição, desde a área pedagógica até o setor de compras.
Uma boa gestão financeira é extremamente importante para que consiga visualizar de forma clara e objetiva quanto dinheiro entra por mês no caixa, o valor do salário dos colaboradores, a quantia reservada para pagamento de fornecedores e, ainda, prever em quanto tempo será possível alcançar determinada meta, como a reforma de uma quadra poliesportiva ou a expansão das salas de aula.
Assim, você consegue conservar e alavancar o desenvolvimento da sua escola sem passar por apuros financeiros caso aumente a inadimplência escolar ou no caso de qualquer outro imprevisto.
Como o planejamento financeiro permite que você enxergue de forma ampla os custos de todos os produtos e serviços contratados por sua escola, é possível buscar fornecedores com melhor custo-benefício, implementar ações para reduzir custos fixos, como contas de água e luz, além de entender se determinado gasto ainda faz sentido com a realidade do negócio ou se seria mais viável excluí-lo das despesas.
O planejamento financeiro auxilia no direcionamento de decisões futuras em relação a investimentos, como melhorias na estrutura da escola. Isso faz com que o nível de satisfação de alunos e famílias seja elevado, potencializando assim a retenção, bem como a atração de novas matrículas. Isso também impacta em decisões mais precisas, minimizando possíveis erros na gestão escolar.
Planejar e acompanhar as finanças faz com que sua escola evite passar por grandes crises econômicas. Afinal, ao controlar os gastos e buscar sempre ter dinheiro em caixa dá mais independência e tranquilidade, fazendo com que esteja sempre preparado para superar os imprevistos em todos os cenários.
Em função da rotina turbulenta dos diretores escolares, muitas vezes o acompanhamento do nível da inadimplência acaba ficando de lado. Portanto, o planejamento financeiro ajuda a saber exatamente qual é o seu faturamento mensal e, consequentemente, visualizar a taxa de inadimplência de maneira mais simplificada. Com isso, você consegue implementar ações para controlá-la, não deixando que isso atrapalhe o crescimento da sua escola.
Agora que você já entendeu a importância, é hora de saber como fazer planejamento financeiro escolar!
Confira alguns passos para manter sua escola saudável financeiramente, gerenciando o orçamento e verificando se as metas estipuladas estão sendo alcançadas dentro dos prazos, garantindo assim a competitividade de sua instituição de ensino no mercado.
O primeiro passo é definir objetivos e metas mensais para satisfazer as necessidades financeiras da escola e, claro, os imprevistos.
Mas, para isso, lembre-se: as metas precisam ser realistas. Estabelecer objetivos irreais, que não estão alinhados à situação da escola, faz com que as expectativas não sejam alcançadas, gerando frustrações e fazendo com que o planejamento caminhe para uma direção equivocada.
Sendo assim, os mantenedores devem avaliar seus números e elaborar metas sustentáveis baseadas nesses resultados.
Veja alguns exemplos de metas:
Como forma de orientar suas metas e investimentos, que fazem parte do planejamento financeiro, os gestores escolares devem estar atentos aos diferentes cenários que podem impactar sua instituição, desde o melhor até o pior resultado.
Na maioria dos casos, é recomendado simular as projeções com base em três cenários, sendo eles:
Ou seja, ao analisar cada uma dessas possibilidades e ter estimativas, torna-se mais fácil e viável se preparar para enfrentar diferentes situações, justamente para que ninguém seja surpreendido, principalmente se algo der errado ou sair conforme a organização estipulada.
Explicamos acima que a definição de objetivos e metas é um passo extremamente importante, mas vale dizer que nada adianta fazer essa definição sem antes checar se a escola tem realmente recursos suficientes para alcançar o que foi definido.
Tenha consciência e conhecimento sobre as condições financeiras atuais para fiscalizar a possibilidade de gerar mais receitas. É preciso examinar as finanças e determinar uma quantidade regular e periódica reservada aos investimentos.
Portanto, para realizar determinada ação, sua instituição de ensino precisa reservar um valor específico para destiná-lo à atividade proposta. E, para isso, quanto mais atualizadas e organizadas as finanças estiverem, mais completo será o controle de receitas e despesas.
No planejamento financeiro estratégico da sua escola, é realmente fundamental ter previsibilidade da receita mensal para prever - sem sustos - se o orçamento conseguirá cobrir todas as despesas e investimentos para alcançar as metas.
Para tornar isso incrivelmente simples, você pode contar com o isaac, a maior plataforma de gestão financeira escolar do Brasil! Somos parceiros de mais de 1600 escolas em todo o país e estamos preparados para te ajudar a fazer um bom planejamento e diagnóstico financeiro escolar.
Nós realizamos uma gestão financeira escolar que garante mensalidades em dia e previsibilidade financeira, ou seja, sua receita todo mês, sem atrasos, livre de burocracias e com total transparência.
Além disso, nós oferecemos flexibilidade de meios de pagamento para os responsáveis e cuidamos de toda a gestão da inadimplência, encontrando as melhores soluções para as famílias.
Assim, fica mais fácil fazer o planejamento financeiro da sua escola e tirar do papel os planos de melhorias de expansão!
Quer saber mais sobre como podemos te ajudar? Clique aqui para entrar em contato. Nossa equipe está preparada para encontrar a melhor solução financeira escolar para a sua instituição!