Usamos cookies para personalizar e melhorar a sua experiência.
Para saber mais, consulte a nossa Política de cookies.

Fechar

Está curtindo o conteúdo?

O Boletim isaac entrega semanalmente, na sua caixa de entrada, mais materiais como esse.
Inscreva-se aquiNão quero me inscrever.
Gestão

5 erros comuns na gestão escolar e como evitá-los

Saiba o que evitar para garantir uma gestão escolar de sucesso e fazer a sua instituição de ensino crescer.

Publicado em
9/4/2021
06 min
💡 Dica: se a palavra estiver azul, ela é clicável e te leva ao link com mais detalhes!
“O problema não é errar, contanto que seja um erro honesto e que você aprenda com ele”.

Essa reflexão faz muito sentido, né? É importante lembrar que o certo só existe por conta do errado e, que por sua vez, só pode ser identificado caso haja reconhecimento. 

Quando o assunto é gestão escolar tudo isso é ainda mais importante. Por exemplo, um erro na gestão de recursos humanos pode impactar o ambiente escolar até na perda de qualidade das aulas, levando até a possível evasão escolar. Com isso, existe a possibilidade de surgirem novos erros e que podem causar outros problemas. 

Tendo isso em vista, é importante entender como todos os pilares da gestão educacional estão amplamente conectados e que mínimas falhas podem gerar problemas em outras áreas.

 

Para te ajudar a driblar as adversidades da melhor forma, listamos os cinco principais erros para você evitar na sua gestão escolar. Confira! 

5 erros para evitar na gestão escolar 

1. Falta de visão 360º

Gestores de escolas devem sempre ter uma visão geral de toda a instituição. Por mais que a área pedagógica seja o coração da instituição de ensino e o motivo pelo qual muitos mantenedores abrem um colégio, é essencial ter uma perspectiva ampla e clara de todos os processos.

 

Um detalhe mínimo ou algo de um setor que não seja o foco da escola pode causar um efeito dominó gigante e comprometer a qualidade do ensino. Além disso, caso os gestores não tenham uma visão 360º de todo o negócio, nunca encontrarão a verdadeira origem de determinados problemas.

 

Os sistemas de gestão são grandes aliados para evitar situações como essa, principalmente quando falamos sobre gestão financeira, que exige organização e dados consistentes. 

O isaac é um ótimo parceiro para isso! A plataforma de gestão financeira escolar oferece soluções que facilitam a gestão de questões financeiras e administrativas, minimizando erros e problemas na gestão escolar.

2. Focar na captação de novos alunos, sem lembrar da retenção

Esse é um problema clássico que atinge empresas de todos os setores, e com as escolas não é diferente. Às vezes, o foco em crescer é tão grande, que o mantenedor escolar se esquece totalmente de reter os alunos atuais da instituição.

 

Por isso, não tome nada como garantido. Se a qualidade do serviço, da atenção e do atendimento caírem drasticamente, porque a escola está gastando muita energia em tentar apenas captar alunos, existe uma grande chance de terminar o dia ou período sem os dois. 

 

Foque sempre em ter um crescimento saudável e com laços fortes entre escola, estudantes  e famílias.

3. Deixar o planejamento financeiro de lado

Podemos dizer que a qualidade do ensino é um reflexo do bom planejamento financeiro e da saúde da escola. Mais do que isso, para pequenas e médias instituições, a boa gestão financeira deve ser vista como sinônimo de sobrevivência.

No e-book 2021: O futuro da Gestão Escolar, realizado em uma parceria entre o isaac e o Professor Renato Casagrande, o especialista comenta que a partir do índice de profissionalização da gestão educacional, elaborado pela equipe dele, foi identificado que as habilidades financeiras são o ponto mais fraco das instituições de ensino. De zero a dez, a profissionalização financeira ficou com média três nas escolas analisadas.

 

Além de saber como fazer um bom planejamento financeiro escolar, é essencial que as instituições de ensino tenham um plano para lidar e mitigar a inadimplência. 

Ficou mais interessado no assunto? Clique aqui para baixar o e-book gratuitamente!

4. Não engajar o time

Muito se fala que as empresas têm que ter o foco no cliente, mas isso só é possível se a casa estiver arrumada. Ou seja, o foco no cliente é pura consequência de uma cultura e de um time bem estruturados.

 

Os colaboradores merecem e devem ser ouvidos, e valorizados constantemente. Em uma oportunidade, perguntaram para o CEO da Zappos, que é conhecida e estudada mundialmente pela qualidade do seu atendimento ao cliente, qual era o segredo da empresa.

 

A resposta do CEO foi simples: “O nosso foco não é o atendimento, e sim a cultura interna da empresa. Todo o resto é consequência”. Ou seja, funcionários felizes e que se sentem valorizados dão mais valor e vestem a camisa para fazer dar certo. Isso também tornará a escola ainda mais resiliente ao tempo e as dificuldades, como no cenário atual de crise.

5. Trabalhar sem metas e objetivos

Organização e clareza são sinônimos de liberdade. Talvez o maior erro de algumas escolas seja não estipular metas futuras e apenas deixar as coisas acontecerem, principalmente, em razão de sua rotina turbulenta.

 

A meta, nada mais é, do que o guia que embasará todo o foco e as ações do mantenedor escolar e de toda a equipe. Seja de curto, médio ou longo prazo, a escola deve sempre ter em vista e trabalhar com objetivos definidos.

 

Seja a intenção de dobrar de tamanho em um ano ou até mesmo sobreviver nos próximos três meses, esse é o alinhamento que terá grande peso para garantir uma gestão escolar de sucesso. 

 

Transparência com todo o corpo de professores e funcionários é essencial. Todo o time deve estar alinhado e em sintonia, trabalhando pelo mesmo propósito.

Dicas extras para uma gestão escolar de sucesso

Aprenda com os próprios erros

Esse é um dos pilares para uma gestão escolar de sucesso. É preciso dar alguns passos para trás e analisar com cuidado o que está sendo feito na instituição de ensino. 

Olhe para o que deu certo, o que pode ser replicado e, principalmente, o que não funcionou e pode ser aprimorado. Como já mencionamos, o erro só existe quando há reconhecimento do mesmo, e muitas vezes uma falha pequena e discreta pode ser a razão de dores de cabeça. 

Conte com o isaac

O isaac é parceiro de mais de 1600 escolas em todo o país e pode ser o seu aliado para uma gestão escolar de sucesso. Isso porque a maior plataforma de gestão financeira escolar do Brasil tem as soluções ideais para a sua instituição de ensino. 

Da gestão da inadimplência escolar à comunicação com as famílias, nós cuidamos de uma série de questões que tornam a rotina dos gestores muito mais simples. Assim, os erros diminuem e a sua escola segue em direção ao sucesso! 

Ficou interessado em saber mais? Clique aqui para entrar em contato e fazer parte dessa comunidade. Nosso time está preparado para encontrar a melhor solução financeira escolar para a sua instituição de ensino. Esperamos você! 

O que você achou desse conteúdo?
Mensalidades em dia, o ano todo, sem dor de cabeça
Quero o isaac na minha escola
Gostou do conteúdo? Compartilhe: