Usamos cookies para personalizar e melhorar a sua experiência.
Para saber mais, consulte a nossa Política de cookies.

Fechar

Está curtindo o conteúdo?

O Boletim isaac entrega semanalmente, na sua caixa de entrada, mais materiais como esse.
Inscreva-se aquiNão quero me inscrever.
Gestão

5 dicas práticas de como fazer a gestão do tempo na escola

Aprenda técnicas para otimizar a gestão escolar e melhorar o desempenho da sua escola

Publicado em
23/2/2021
08 min
💡 Dica: se a palavra estiver azul, ela é clicável e te leva ao link com mais detalhes!

Você já deve ter percebido como o tempo é um recurso extremamente valioso na escola. Em meio a uma rotina agitada, é comum chegar ao fim do dia desejando algumas horinhas a mais para conseguir fazer tudo o que é preciso, né? É aí que entra a gestão do tempo! 

São tantas tarefas na gestão escolar que saber como utilizar o tempo da melhor forma faz toda a diferença. Afinal, o trabalho dos gestores vai muito além do planejamento pedagógico. É preciso fazer e acompanhar o planejamento financeiro escolar, cuidar da relação com as famílias, manter uma boa relação com os alunos, fazer a gestão dos colaboradores, entre tantas outras tarefas. 

Inclusive, uma pesquisa do Sinesp, que entrevistou 373 gestores, aponta que 53% se queixam de gastar mais tempo com papéis e formulários do que com atividades pedagógicas, como reuniões com os professores, por exemplo. O pesquisador Rudá Ricci, consultor do levantamento, calcula que 70% do trabalho do diretor escolar está ligado à burocracia.

Diante desse cenário, como arrumar tempo para fazer tudo isso e ainda conseguir manter a qualidade de vida dentro e fora do trabalho? Nós te ajudamos! Preparamos este artigo com informações relevantes sobre colocar em prática. Confira!

‍O que é gestão do tempo?

A gestão do tempo pode ser definida como uma estratégia de organização, planejamento e priorização das tarefas para melhor aproveitamento do tempo, o que resulta na potencialização da produtividade e da performance.

Explicando em outras palavras e com um exemplo, quando você encontra uma pessoa que parece ter tempo suficiente e de sobra para fazer tudo o que quer, é muito provável que ela esteja usando seu tempo com mais eficiência e colocando em prática boas técnicas de gestão do tempo no trabalho ou até mesmo na sua vida pessoal.

Ou seja, a gestão do tempo eficaz é uma ferramenta poderosa para o desempenho da escola, impactando diretamente no cotidiano de suas operações e de toda a equipe.

Qual a importância da gestão do tempo nas escolas?

“O gerenciamento do tempo e da vida é provavelmente a habilidade mais importante que uma pessoa precisa desenvolver para ter sucesso e ser feliz” (Lee Cockerell, em sua obra “A Magia do Gerenciamento do Tempo”)

Nesse livro, Lee, vice-presidente executivo de operações do Walt Disney World ® Resorts, revela que: para alcançar o sucesso e a felicidade, você precisa ser organizado não apenas na vida profissional (fazendo controles de qualidade, checklists etc.), mas também na vida pessoal. Senão, de que forma você transformará seus sonhos em realidade?

Essa é uma excelente declaração e reflexão sobre a relevância do gerenciamento do tempo, que pode ser adaptada e implementada - sem dúvidas - à realidade dos gestores de instituições de ensino

Isso significa que as técnicas de gerenciamento do tempo devem ser vistas como um dos primeiros passos para conseguir alcançar os objetivos, sendo uma importante estratégia que precisa ser aplicada no ambiente escolar.

De maneira prática, podemos dizer que a gestão do tempo permite ao gestor estar atento a todos os fatores essenciais para uma gestão escolar de sucesso, garantindo que o desenvolvimento dos alunos, o bem-estar do corpo docente, a satisfação dos responsáveis e a saúde financeira da instituição estejam sempre em dia.

Quais as vantagens de uma boa gestão de tempo?

‍Quando sabemos fazer uma boa gestão do tempo, é possível aproveitar uma série de benefícios que melhoram a sua qualidade de vida e o desempenho da sua instituição de ensino. São eles: 

  • Potencialização do nível de produtividade de toda equipe, incluindo corpo docente, administração e gestão;
  • Mais horas livres, melhor qualidade de vida;
  • Redução do estresse e da ansiedade;
  • Aumento da eficiência e da motivação para a realização de tarefas;
  • Menos chances para imprevistos e riscos;
  • Alcance dos objetivos e metas de maneira mais rápida e consistente.

5 passos para fazer uma boa gestão do tempo na sua escola

Agora, que você já leu sobre o conceito de gestão do tempo, sua importância e benefícios, que tal aprender alguns passos importantes para implementá-la em sua escola?

1. Elabore um planejamento

Esse é o primeiro passo da gestão do tempo na sua escola. Pois, sem o planejamento fica mais difícil de você ter uma visão ampla sobre todas as tarefas que deve executar, quais são as prioridades e prazos.

Sendo assim, planeje sua semana e/ou dia com antecedência, preparando uma lista com todas as tarefas e anotando as atividades mais importantes, que precisam ser feitas em um curto período de tempo.

Para se organizar, deixe no topo o trabalho de alta prioridade, seguido daqueles que não possuem muita importância no momento. Além disso, você pode adotar uma lista de atividades diárias, riscando os itens que foram finalizados. Isso porque estudos mostram que passar um traço em cima da tarefa concluída proporciona um sentimento de recompensa ao seu cérebro, aumentando a produtividade e a motivação.

2. Defina objetivos e metas

Não ter objetivos e metas em relação às atividades da sua instituição de ensino é como estar perdido, sem saber onde realmente quer chegar. Dessa forma, faça essa definição para si mesmo e para todo o time, e tenham o comprometimento de que o que foi estipulado esteja adequado à realidade, seja desafiador e possível de realizar.

Uma técnica para esse item é deixar suas metas e objetivos em um local que você sempre consiga visualizar, para ter em mente e não se esquecer de tudo o que deseja alcançar.

3. Estipule prazos

Saber quando precisa entregar determinada tarefa é de extrema importância. Assim, você consegue analisar quanto tempo deve ser dedicado a uma atividade específica e faz com que não se perca no meio do caminho.

Portanto, reserve em sua agenda, planilha ou outra ferramenta de organização que preferir o tempo necessário para entregar a tarefa no período estipulado. Esteja sempre atento a isso!

4. Priorize tarefas

Na gestão de tempo na escola, priorize as tarefas de acordo com sua importância e urgência. Comece conhecendo a diferença entre o trabalho que é importante e urgente, que passa por identificar quais tarefas devem ser executadas dentro de um dia, todas que devem ser feitas em um mês e assim por diante.

Tarefas que são mais importantes não devem ser procrastinadas. Devem ser priorizadas!

5. Gaste o tempo certo na atividade certa

Sabemos que acontecem muitos imprevistos no dia a dia de uma instituição de ensino, mas é fundamental desenvolver o hábito de fazer a coisa certa no momento certo. Evite gastar um dia inteiro em algo que pode ser feito em uma hora ou um pouco mais.

Além disso, delegue! Os papéis e responsabilidades devem ser delegados de acordo com o interesse e a especialização dos colaboradores da sua escola para que eles concluam as tarefas dentro dos prazos.

Por fim, mas não menos importante: conte com a ajuda do isaac! Somos a maior plataforma de gestão financeira escolar do Brasil e ajudamos você a dedicar o seu para o que realmente importa: educar. 

Já são mais de 1600 escolas parceiras em todo o país aproveitando diariamente as facilidades que o isaac proporciona. Nosso sistema de gestão para escolas faz desde a gestão de mensalidade até o suporte para as famílias.

Isso significa que, enquanto o isaac cuida das questões burocráticas e financeiras, você consegue se dedicar ao planejamento pedagógico, gestão dos colaboradores e outras questões relevantes para o dia a dia da instituição. Assim, fica mais fácil fazer a gestão do tempo e otimizar tarefas!

Quer saber mais sobre nossas soluções? Nosso time está preparado para tirar todas as suas dúvidas e encontrar a melhor solução financeira escolar para você!

O que você achou desse conteúdo?
Mensalidades em dia, o ano todo, sem dor de cabeça
Quero o isaac na minha escola
Gostou do conteúdo? Compartilhe: