Usamos cookies para personalizar e melhorar a sua experiência.
Para saber mais, consulte a nossa Política de cookies.
A saúde financeira garante o bom funcionamento da instituição de ensino. Veja 5 passos incrivelmente simples que você pode aplicar desde já
Para o funcionamento da escola, é preciso ter um quadro de professores qualificados, um bom número de estudantes, infraestrutura adequada e muito mais, certo?
Entretanto, como qualquer empresa, uma instituição de ensino privada também depende de recursos financeiros. Afinal, para manter as portas abertas e investir na excelência da instituição, os diretores dependem das finanças da escola.
A manutenção da saúde financeira de uma IE é, sem dúvidas, um grande desafio na gestão escolar. Com o aumento da inadimplência, principalmente em tempos de crise, os mantenedores enfrentam períodos de incerteza, o que gera um impacto negativo no fluxo de caixa da instituição.
Veja a seguir medidas fundamentais que podem ajudar os diretores a manterem em dia os recursos financeiros da escola, são 5 passos para uma boa manutenção da saúde financeira escolar!
Um dos pilares da gestão escolar é o planejamento financeiro estratégico. Com ele, é possível ter uma visão abrangente sobre a situação atual da IE, definir prioridades e quais são os próximos passos em relação aos recursos. Portanto, é o 1º passo quando falamos em saúde financeira escolar.
A ideia aqui é fazer um mapeamento sobre gastos, despesas e investimentos. Assim, poderá ter um controle maior sobre o faturamento, e o diretor conseguirá gerenciar os recursos e evitar que a escola entre no vermelho, por exemplo.
E lembre-se: não basta apenas fazer o planejamento financeiro da escola, é preciso segui-lo.
Para entender melhor, confira o artigo que já publicamos sobre o tema: Planejamento financeiro estratégico para escolas.
Saúde financeira implica em fazer o uso consciente dos recursos escolares. Portanto, a redução de custos ou até mesmo o corte de gastos desnecessários devem fazer parte da cultura da instituição de ensino, mesmo quando estiver bem financeiramente.
Com isso, os recursos que seriam destinados a gastos secundários, podem ser usados para alcançar os objetivos definidos como prioridades ou para a criação de uma reserva de emergência.
É sempre preciso ter muita cautela e estar preparado para qualquer tipo de eventualidade. Assim, se a escola for pega desprevenida, o impacto financeiro será absorvido de forma incrivelmente simples.
Infelizmente, a inadimplência é um obstáculo na vida de grande parte dos diretores. A falta de pagamento sempre existiu e gerou impacto no orçamento escolar, mesmo antes da pandemia da Covid-19.
Por isso, é importante que a sua escola tenha estratégias para reduzir a inadimplência escolar. Facilitar o pagamento oferecendo outras formas e disponibilizar um atendimento humanizado, por exemplo, são meios que utilizamos aqui no isaac e geram ótimos resultados.
De acordo com um estudo da UNICEF, feito com dados do IBGE, quase 1,4 milhão de alunos, com idades entre 6 e 17 anos, abandonaram as escolas. Além do evidente impacto no propósito escolar, que é oferecer educação de qualidade, a evasão também afeta a saúde financeira das instituições.
Para manter os estudantes, as escolas devem entender os motivos que os levaram à evasão e trabalhar continuamente para contorná-los. Questões como bullying, falta de engajamento das famílias, e falta de investimentos na escola também aumentam a evasão.
Por fim, queremos apresentar uma solução especial para você que está buscando a melhoria ou a manutenção da saúde financeira da escola: o isaac.
Com o isaac, seu novo parceiro na gestão financeira da escola, você diz adeus às dores de cabeça que afetam os recursos da instituição de ensino privada. Confira algumas vantagens que oferecemos para mantenedores de todo o Brasil:
Saiba mais sobre como a nossa parceria pode te ajudar. Clique aqui!