Usamos cookies para personalizar e melhorar a sua experiência.
Para saber mais, consulte a nossa Política de cookies.

Fechar

Está curtindo o conteúdo?

O Boletim isaac entrega semanalmente, na sua caixa de entrada, mais materiais como esse.
Inscreva-se aquiNão quero me inscrever.
Marketing

Aprenda a usar o marketing educacional na captação de alunos

Neste período de matrículas e rematrículas, é importante colocar em prática ações que garantam os melhores resultados para o próximo período letivo

Publicado em
06 min
💡 Dica: se a palavra estiver azul, ela é clicável e te leva ao link com mais detalhes!

Os períodos de matrículas e rematrículas são fundamentais para toda escola. É nesta fase que a instituição de ensino é avaliada pelos responsáveis dos alunos atuais e também o momento que podem planejar seu crescimento. Mas como garantir o melhor desempenho na gestão escolar, que tenha impacto direto na capacidade de atrair mais famílias, retendo as atuais?

Neste artigo vamos entender como usar o marketing educacional para a captação de alunos com estratégias avançadas de comunicação podem apoiar ações comerciais mais eficazes e que garantam que a instituição de ensino siga avançando. 

Importância do marketing educacional

Muito mais do que simplesmente ter um site ou uma página nas redes sociais, o marketing educacional é um conjunto dinâmico de estratégias que visa aprimorar a presença digital para instituições de ensino, impulsionando o seu crescimento e seu alcance.

Quando a gestão escolar se vê apoiada por estratégias de marketing eficazes, a reputação tende a melhorar. É um trabalho de longo alcance, realizado diariamente, que tem por objetivo captar novos estudantes, fidelizar alunos, construir uma marca forte, engajar a comunidade escolar e melhorar a comunicação com as famílias.

Os benefícios de ações bem sucedidas incluem fortalecimento da marca, identificação com o público, diferenciação no mercado e aumento da visibilidade e reconhecimento.

Como usar o marketing educacional para captar alunos?

Existem diferentes formas de utilizar o marketing educacional na captação de alunos:

1. Gere conteúdo relevante: Em geral, o primeiro contato das famílias contemporâneas com a escola acontece no ambiente digital. Uma visita às redes sociais e ao site pode ser decisiva para a jornada de atendimento ter início. Por isso, produzir textos, vídeos, posts e e-books ajuda a formar e consolidar a imagem da escola.

2. Invista na comunicação empática: Desde o primeiro momento em que uma família se mostra interessada por uma escola, a reação vai ser decisiva para o sucesso da matrícula. Manter contato, de forma não invasiva, com informações transparentes e agilidade para tirar dúvidas, é fundamental para criar uma imagem positiva.

3. Capriche na visita: Recepcionar bem os responsáveis financeiros, no momento em que eles decidem conhecer a possível nova escola, é o mínimo que uma família espera. Se os adultos não se sentirem bem acolhidos, não vão confiar no atendimento à suas crianças. É importante que uma pessoa assuma essa função e conduza a visita do começo ao fim.

4. Alinhe a comunicação interna: O resultado da visita das famílias está diretamente ligado ao desempenho do profissional que as recepciona. E ele precisa conhecer as rotinas de todas as áreas da escola. Neste sentido, o marketing para escolas pode contribuir para fortalecer ações de comunicação interna, de forma que todos acompanhem as atividades atuais de diferentes setores. 

5. Invista na qualidade da gestão: A qualidade das ações comerciais e de comunicação de uma escola está diretamente ligada à sua capacidade de gerenciar recursos e equipes. Assim, com base em soluções eficientes, a instituição de ensino consegue dedicar orçamento para ações de captação e retenção de alunos. A estabilidade da gestão pode ser alcançada com o suporte de um parceiro que garanta o recebimento das mensalidades.

Acesse gratuitamente o guia de Marketing Educacional de isaac.

Desafios que precisam ser superados na atração de alunos

As famílias que  buscam uma nova escola, visitam diferentes instituições de ensino e pesquisam informações entre conhecidos, amigos e familiares, além de visitar as redes sociais de cada candidata. Não é uma decisão simples para os responsáveis.

Afinal, o ambiente escolar vai ter impacto sobre a formação acadêmica, social e até mesmo emocional do jovem. Os familiares precisam confiar na escola onde deixam seus filhos todos os dias.

Neste contexto,  a captação de alunos é um dos pilares estratégicos mais importantes dentro do planejamento de marketing e vendas da escola. O objetivo, como o nome diz, é conquistar potenciais alunos e transformá-los em matriculados, num cenário desafiador.

Entre os principais desafios que precisam ser superados para garantir a melhor captação, se encontram:

  1. Concorrência intensa, que diferentes opções disponíveis na mesma região.‍
  2. Custos financeiros, que precisam ser gerenciados para garantir o melhor desempenho. ‍
  3.  Expectativas dos responsáveis, que mudam constantemente. 

Não deixe de conferir também nosso ebook de  Métodos para potencializar a captação de alunos

Como a gestão financeira escolar apoia as ações de captação de alunos

A retenção de alunos já começa na jornada de captação – e segue acontecendo, diariamente, a cada momento, desde a recepção dos jovens na portaria até a comunicação de ações, festividades ou resultados pedagógicos.

Um momento muito importante para garantir o sucesso do relacionamento com os responsáveis acontece no pagamento das mensalidades. Atrasos vão acontecer, eventualmente, e garantir o melhor atendimento, da forma mais empática e transparente, representa uma forma de garantir a melhor relação com as famílias.

Uma escola que procura alternativas que facilitem a vida de famílias que estão passando por dificuldades financeiras terá, certamente, maiores chances de garantir bons níveis de retenção. 

Além disso, uma plataforma de solução financeira para escolas garante melhor desempenho financeiro no longo prazo, que facilita a capacidade de planejar ações, como reformas de estruturas e atualização dos laboratórios e dos computadores e softwares.

Conte com o apoio de isaac nesta jornada!

Com mais de 1.700 escolas parceiras em todo o país, mais de 650 mil alunos em todo território nacional, R$ 4 bilhões garantidos às escolas em dia, o isaac proporciona 9% de aumento no número de alunos matriculados entre as instituições de ensino que atende.

Para as escolas, a Plataforma isaac garante gestão financeira e otimização de processos em poucos cliques. Já para as famílias, o meu isaac coloca os responsáveis financeiros no controle das mensalidades escolares.

Desta forma, o isaac apoia as escolas diante do desafio de desempenhar as campanhas de matrícula e rematrícula, garantindo a melhor captação e retenção possível. 

Assim, a instituição de ensino fortalece suas ações de comunicação, na mesma medida em que amplia sua base de estudantes, com ganhos exponenciais para toda a equipe de profissionais.

O que você achou desse conteúdo?
Mensalidades em dia, o ano todo, sem dor de cabeça
Quero o isaac na minha escola
Gostou do conteúdo? Compartilhe: