Usamos cookies para personalizar e melhorar a sua experiência.
Para saber mais, consulte a nossa Política de cookies.

Fechar

Está curtindo o conteúdo?

O Boletim isaac entrega semanalmente, na sua caixa de entrada, mais materiais como esse.
Inscreva-se aquiNão quero me inscrever.
Finanças

Como a relação com a família impacta a adimplência

Uma boa relação família-escola pode impactar positivamente na taxa de adimplência da instituição, ajudando a garantir uma gestão escolar de sucesso

Publicado em
18/10/2022
05
💡 Dica: se a palavra estiver azul, ela é clicável e te leva ao link com mais detalhes!

Em um primeiro momento pode até parecer que as relações pessoais e financeiras criadas entre a escola e as famílias dos alunos não estão necessariamente associadas. Porém, um olhar um pouco mais atento ao tema revela que a adimplência escolar e relação família e escola estão, muitas vezes, diretamente ligadas. 

Não é nenhum segredo que uma gestão escolar de sucesso depende não apenas da qualidade do ensino prestado, mas também de uma série de outros fatores. Dentre eles, um dos primordiais se refere à comunicação com as famílias. A transparência e a constância são elementos-chave na construção de um relacionamento baseado não apenas na cordialidade, mas também na confiança. 

Os benefícios da relação família-escola

Quando essa conexão é bem-feita, ela influencia inclusive no desempenho escolar das crianças e dos adolescentes, uma vez que a sinergia entre a família e a escola transmite mais segurança e tranquilidade para os estudantes aproveitarem ao máximo a vivência escolar. Neste mesmo sentido, o incentivo à participação das famílias na vida escolar dos alunos também faz bastante diferença. 

Lembre-se de ter em mente que a combinação destes elementos também exerce um papel fundamental na captação e retenção de alunos. Por um lado, um estudante com bom rendimento escolar tem a tendência a continuar a sua trajetória de aprendizagem no local que já conhece, onde tem amigos e bons professores e, principalmente, que gosta. 

Por outro, uma instituição escolar com alunos bem-sucedidos, motivados e acolhidos torna-se mais atraente para famílias que buscam, por algum motivo, realocar as crianças em uma nova escola. Por isso é tão fundamental saber como fortalecer os laços entre sua escola e a família.

Mas essa não é a única razão para a importância da comunicação com as famílias, né, gestor? Uma comunicação escolar assertiva, que consegue alinhar os familiares e as instituições de ensino pode também reduzir a inadimplência e até mesmo evitar a evasão escolar

A conta é bem simples, olha só: famílias que possuem um bom relacionamento com a escola enxergam não apenas uma instituição, mas também todas as pessoas que fazem parte dela. E ninguém deseja prejudicar ou outro com atrasos quando existe uma  boa relação, não é mesmo? 

Da mesma forma, se a família tiver como evitar trocar o aluno de instituição, o que irá demandar uma nova adaptação por parte de todos, ela com certeza o fará. Ou seja, mesmo com todos os desafios financeiros que o cenário atual apresenta, uma relação sólida entre os responsáveis pelos alunos e a escola pode ser primordial no momento da priorização da verba das famílias, que enxergam na Educação de suas crianças um dos investimentos mais valiosos que podem fazer. 

Como criar uma relação que impacta positivamente nas finanças?

No entanto, embora a relação família-escola seja de extrema importância para a melhoria da taxa de adimplência da instituição, é preciso ter claro que essa ligação pode se tornar um grande desafio para você, gestor escolar. 

Isso porque, se a comunicação é o ponto central desse relacionamento, quando o assunto “finanças” entra em pauta, infelizmente, até mesmo as mais amigáveis das relações podem acabar afetadas caso não exista uma comunicação escolar assertiva. 

Por isso, um bom planejamento estratégico por parte da instituição de ensino pode prever formas de tirar o melhor proveito da relação família-escola como forma de prevenir a inadimplência, mas sem fazer com que, para isso, você, gestor, tenha que se desviar do foco pedagógico. 

Assim, confiar essas tarefas a parceiros especializados ajuda a preservar essa ligação e também a potencializar o trabalho da escola, que poderá se concentrar na sua principal vocação, que é também uma importante missão: a Educação dos alunos. 

Plataformas de soluções financeiras, como o isaac, auxiliam neste processo, atuando como ponto de comunicação com os pais em tudo que diz respeito às mensalidades e demais pagamentos. Isso, de forma individualizada e acolhedora, levando cada situação específica em consideração. 

A melhoria da adimplência é só o começo

O aprimoramento que uma plataforma financeira pode representar na construção e manutenção da relação entre a escola e os responsáveis pelos alunos, influenciando assim na melhoria da taxa de adimplência, embora extremamente benéfica, não é a única vantagem trazida por este tipo de parceria. Uma instituição que conta com uma plataforma financeira como parceira se destaca por três grandes motivos:

1. Melhoria da oferta pedagógica

Ao diminuir a quantidade de tempo investido em assuntos financeiros, a escola e seus gestores podem se dedicar mais às atividades pedagógicas e de formação que é, afinal, o que fará com que a instituição se destaque definitivamente das concorrentes. 

2. Maior retenção e captação de alunos

Com uma melhor oferta pedagógica, o rendimento escolar dos alunos também será positivamente impactado, o que traz reflexos na retenção e captação, e na diminuição da evasão escolar.

3. Mais facilidade na gestão escolar

A relação família-escola se torna melhor e também mais simples de gerir, uma vez que a delicadeza de assuntos relativos a pagamentos e possíveis atrasos dá espaço para que o diálogo seja focado nos alunos, na sua evolução, nas suas necessidades e em todo o trabalho que a instituição faz para atender a estes importantes tópicos. 

No final das contas, trata-se de um ciclo virtuoso. Uma plataforma de soluções financeiras não apenas garante tranquilidade monetária à escola, como também auxilia na relação entre as instituições e as famílias dos alunos, o que, por sua vez, impacta no aumento da adimplência. Parece um sonho, né?

Mas essa parceria forma um cenário real onde todos acabam favorecidos. Desde o gestor escolar, que poderá se empenhar em construir um laço mais forte com os responsáveis pelos alunos, até as famílias e estudantes que terão a tranquilidade de saber que as questões financeiras não serão colocadas entre, ou até mesmo acima, dos assuntos acadêmicos.

 

Portanto, se a sua instituição de ensino está às voltas com assuntos como inadimplência e, em consequência, com a evasão de alunos, saiba que pode contar com a parceria do isaac para transformar esses desafios em oportunidades. 

Enquanto o isaac cuida da relação financeira, de forma sempre amistosa, junto dos responsáveis pelos alunos, a sua escola pode se dedicar a construir uma relação escola-família ainda mais fortalecida, o que poderá impactar no desempenho dos alunos e até mesmo na taxa de adimplência.

O que você achou desse conteúdo?
Mensalidades em dia, o ano todo, sem dor de cabeça
Quero o isaac na minha escola
Gostou do conteúdo? Compartilhe: