Com o uso de plataformas digitais, aplicativos e canais de atendimento online, as interações se tornam mais ágeis, acessíveis e eficientes, garantindo uma participação mais ativa dos pais na vida escolar dos alunos.
Por muitas décadas, o principal canal de comunicação entre escolas e famílias era o presencial. Seja na porta da instituição, em reuniões de pais ou no atendimento da secretaria, as informações eram transmitidas pessoalmente. O telefone, eventualmente, também servia para esclarecimento de dúvidas e solicitações.
Embora essa forma de contato permaneça válida, a evolução da tecnologia trouxe uma série de oportunidades para facilitar a relação entre a escola e a família. Ferramentas digitais permitem uma comunicação mais rápida, eficiente e acessível, facilitando a participação dos responsáveis na vida escolar dos alunos.
Hoje, a tecnologia já faz parte do dia a dia em diversas áreas, incluindo o contato com amigos e familiares, a interação com colegas de trabalho e clientes e até o acesso a serviços bancários, compras e entretenimento, mediados por aplicativos. Esse avanço também pode transformar e otimizar a interação no ambiente educacional.
No cenário atual, investir em soluções digitais para melhorar a relação entre escolas e responsáveis significa, também, demonstrar que a instituição está alinhada com tendências de mercado e com práticas inovadoras, além de buscar canais que façam sentido de acordo com os hábitos das pessoas.
O mercado de aplicativos móveis segue em ampla expansão, principalmente os que dão acesso a bancos, delivery de alimentos, produtos do varejo e games.
De acordo com o relatório State of Mobile, produzido pela Data AI, em 2023, os brasileiros passaram em média cinco horas por dia em aplicativos, o que os coloca na quinta posição entre as 20 nações avaliadas.
No mesmo período, 10,26 bilhões de apps foram baixados, menos apenas do que China, Índia e Estados Unidos. As lojas de aplicativos movimentaram US$1,73 bilhão, 26% a mais do que em 2022.
Aderir a soluções móveis baseadas em apps representa, portanto, um ganho importante para melhorar a qualidade de atendimento, com impactos positivos para a capacidade de gestão administrativa escolar.
A facilidade de criar soluções parcialmente automatizadas, que combinam a capacidade de atender rapidamente a demandas mais simples com o relacionamento humanizado em situações mais complexas, melhora exponencialmente a gestão de recursos financeiros e de tempo das pessoas envolvidas na atividade. Assim, potencializa a produtividade.
Para demandas mais pontuais, como, por exemplo, o acesso a um boleto, a tecnologia facilita a capacidade da escola de atender aos responsáveis financeiros fora do horário comercial, sem comprometer a qualidade nem envolver profissionais fora de seus turnos. Para as famílias, essa facilidade representa um ganho dos mais relevantes.
Do ponto de vista das famílias, utilizar aplicativos para tirar dúvidas e fazer solicitações não representa, de forma alguma, um distanciamento da relação com as escolas. Ao contrário, a solução tecnológica deixa claro o quanto a instituição está comprometida a se manter disponível, em qualquer contexto, em todos os momentos.
Os benefícios anteriores tendem a melhorar exponencialmente o grau de satisfação dos clientes de uma escola. Pode, inclusive, gerar melhorias no NPS, o Net Promoter Score, que mede qual o percentual de pais que se colocam como detratores, promotores e neutros, aqueles que, a depender do desempenho da escola, estão sujeitos a migrar para um dos extremos.
Com relação especificamente ao acesso a boletos, existem muitas vantagens em disponibilizar uma solução digital que entregue, a qualquer momento, os dados a respeito de parcelas atrasadas, ou a vencer e que eventualmente podem ser pagas com descontos, garantindo a previsibilidade financeira.
A escola pode, inclusive, identificar a partir do uso da ferramenta quais são os hábitos de cada família. Se a mensalidade é paga sempre com cinco dias de atraso, por exemplo, por que não negociar uma nova data de vencimento?
Soluções digitais apoiam essa tomada de decisão, com dados confiáveis e acessíveis com total segurança para as famílias e transparência completa para os gestores financeiros escolares.
Assim, é possível, inclusive, reduzir a inadimplência, além de melhorar a satisfação dos responsáveis. Afinal, finanças são um tema que pode gerar ruídos e cobranças que afetam toda a relação entre as partes.
E não é preciso desenvolver essa solução do zero. É possível contar com o suporte de um parceiro especializado precisamente em relacionamento financeiro com as famílias. É o caso do isaac, a maior plataforma de soluções financeiras feita para escolas.
Além de melhorar a qualidade do atendimento para estes assuntos, o isaac ainda garante o pagamento dos valores das mensalidades, em dia, de forma que a instituição de ensino consegue gerenciar melhor seus recursos, assim como projetar com mais segurança ações futuras, como compras de equipamentos ou ampliações e reformas.
A proposta de valor do isaac já foi compartilhada com mais de 2 mil escolas parceiras, que atendem a mais de 650 mil alunos em todo o território nacional e já contaram com R$5 bilhões garantidos em dia.
A plataforma contribui com a melhoria da relação entre escolas e famílias de diferentes formas.
Disponível para todos os responsáveis financeiros clientes de escolas parceiras, o aplicativo Meu isaac facilita o controle das mensalidades e oferece mais flexibilidade para os pagamentos, com autonomia para acessar no mesmo lugar: status das mensalidades, acesso a parcelas e facilidades no pagamento, emissão de comprovantes, com segurança, e a possibilidade de negociar mensalidades em atraso.
Em qualquer uma dessas situações difíceis de prever e de contornar, um seguro dedicado a garantir a presença dos filhos na escola pode fazer toda a diferença.
É esta a proposta do Seguro Familiar isaac, criado com a Porto Seguros e que cobre três mensalidades, nos primeiros dois casos, e todo o ano letivo restante, em caso de falecimento.
O suporte é rápido e fácil: as famílias acionam diretamente o canal de atendimento da Porto Seguro por telefone ou chat on-line para enviar os documentos indicados e garantir o pagamento das mensalidades.
Também desenvolvido em parceria com a Porto, o Seguro Acidentes Pessoais Escolar isaac cobre despesas médico-hospitalares e odontológicas, indenizações em caso de invalidez permanente total ou parcial por acidente e indenizações em caso de morte acidental. Pode ser contratado em duas opções, a de R$10 mil e a de R$30 mil.