Metodologia de ensino tem como foco a liberdade e o desenvolvimento independente das crianças
A metodologia Montessori vem ganhando destaque nas conversas sobre Educação no Brasil e, felizmente, essa abordagem de ensino está presente há mais de um século nas escolas.
Algumas instituições de ensino adotaram o método de forma integral e são chamadas de “escolas montessorianas”. As técnicas usadas nesse tipo de educação podem ser usadas por todas as instituições, ainda que não seja de forma integral.
Continue lendo o artigo e saiba mais sobre a metodologia que vem ganhando cada vez mais espaço nas escolas ao redor do país.
O método Montessori é um sistema educacional desenvolvido pela médica italiana Maria Montessori no início do século XX. Baseia-se no entendimento de que as crianças são naturalmente curiosas e capazes de aprender de forma independente.
No entanto, para que isso aconteça, é necessário que elas sejam inseridas em um ambiente adequado. O principal objetivo do método, então, é justamente promover o desenvolvimento holístico da criança, incluindo aspectos cognitivos, sociais, emocionais e físicos – dando as ferramentas necessárias para que isso aconteça.
Uma criança que vive a prática do ensino montessoriano, em resumo, têm a liberdade de explorar e escolher as atividades que irão exercer, promovendo sua autonomia e responsabilidade por meio de atividades motivadoras.
Dessa forma, as crianças trabalham em seu próprio ritmo e podem repetir as atividades quantas vezes forem necessárias para dominar aquele conceito. As salas de aula montessorianas podem também abrigar crianças de diferentes faixas etárias, criando um ambiente de aprendizado colaborativo.
Os educadores, nesse caso, atuam como guias ou facilitadores do aprendizado. Ou seja, eles observam as crianças, oferecem apoio e ajustam o ambiente sempre que for necessário. Mas o foco e a escolha são sempre da criança.
Em vez de contar com avaliações tradicionais, baseadas em notas, o progresso dos estudantes é avaliado por meio do acompanhamento do seu desenvolvimento. Isso é feito de forma contínua com registros detalhados do progresso.
É importante ressaltar também que, além da abordagem acadêmica, a metodologia busca desenvolver habilidades sociais, emocionais e éticas, visando a formação de um cidadão completo.
O ambiente é, sem dúvida, uma das partes mais importantes do ensino montessoriano. Isso porque ele precisa ser cuidadosamente planejado para que as crianças possam ter a experiência de explorar e, assim, se desenvolver.
Normalmente, os móveis e materiais são projetados e adaptados para oferecer um ambiente acolhedor e organizado. Eles precisam, por exemplo, ser do tamanho das crianças e adequadas a sua faixa etária – para que seja possível oferecer autonomia.
É recomendado que as salas sejam divididas em áreas específicas para diversos tipos de atividades. Os objetos disponibilizados são, em sua maioria, sensoriais e fáceis de serem manipulados, além de estimularem a criatividade – como blocos de construção para ensinar matemática e geometria.
Outras metodologias, como a pedagogia Waldorf – desenvolvida pelo filósofo Rudolf Steiner – também enfatizam o desenvolvimento holístico dos alunos. A educação Construtivista, por exemplo, também incentiva a exploração e o aprendizado prático.
Seguindo essa linha, há também a educação Reggio Emilia que, originada na Itália, tem foco na expressão artística e no envolvimento ativo das famílias no ensino. E a aprendizagem baseada em projetos, que abordam problemas do mundo real e incorporam as disciplinas dentro de um contexto macro.
Mas boa parte das pessoas está mais familiarizada com a metodologia tradicional, que conta com currículos e avaliações padronizados, um cronograma pré-definido de aprendizado, a divisão em anos escolares e tendo o professor como divulgador de conhecimento.
Não há método melhor ou pior, e muito menos uma abordagem única que seja capaz de funcionar para todas as crianças – cada uma, é claro, tem suas necessidades específicas.
Mas uma boa dica é entender as diferentes metodologias e – por que não? – implementar atividades baseadas em diferentes métodos sempre que fizer sentido para a escola e para o melhor aproveitamento dos alunos.
A mistura de abordagens pode criar um ambiente de aprendizado muito mais diversificado e eficaz. E aí, quais são as metodologias que você usa em sua escola?
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