Usamos cookies para personalizar e melhorar a sua experiência.
Para saber mais, consulte a nossa Política de cookies.

Fechar

Está curtindo o conteúdo?

O Boletim isaac entrega semanalmente, na sua caixa de entrada, mais materiais como esse.
Inscreva-se aquiNão quero me inscrever.
Gestão

Como destacar a sua escola em 2024

Luis Laurelli, diretor educacional do isaac compartilha insigths valiosos sobre as principais tendências educacionais e como fazer do marketing educacional um aliado para destacar a sua escola no próximo ano

Publicado em
10/1/2024
05min
💡 Dica: se a palavra estiver azul, ela é clicável e te leva ao link com mais detalhes!

Às vésperas do ano de 2024, as escolas estão se preparando para se destacar em um cenário educacional dinâmico e desafiador. Em uma entrevista ao blog, Luis Laurelli, diretor educacional do isaac e do Centro de Excelência da ARCO Educação, compartilhou percepções sobre as principais tendências educacionais, melhores práticas de marketing educacional e a importância de um sistema de avaliação contínua.

Tendências educacionais para 2024

Entre as tendências que as escolas podem explorar para se destacar no ano que vem, Laurelli destacou a polarização esperada nas eleições municipais, indicando a importância de focar em questões relacionadas aos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) até 2030. 

O diretor educacional enfatizou a convivência pacífica e a sustentabilidade como áreas-chave a serem abordadas. Além disso, mencionou o avanço tecnológico, destacando a necessidade de incorporar a inteligência artificial de maneira proativa e positiva. O ensino sobre fake news e a educação financeira também foram apontados como áreas de crescimento.

“Não adianta a escola querer fugir do ChatGPT. Ao contrário. Deve ser motivo de trabalho. A inteligência artificial também deve ser um ponto alto, até por conta das eleições, relações com fake news e a necessidade das pessoas para as mídias digitais. E também começa a crescer a educação financeira, talvez pensar em projetos onde os alunos possam trabalhar o empreendedorismo, como utilizar o dinheiro para determinadas ações”.

Descubra outras tendências educacionais de 2024 baixando o e-book Panorama isaac + escolas exponenciais: Tendências Educacionais de 2024: Indicadores e perspectivas para a Educação

Estratégias de marketing para o próximo ano letivo 

Para Laurelli, a campanha de matrícula de uma escola deve ser contínua, começando no primeiro dia de aula e se estendendo ao longo do ano. “Gosto de dizer que ela começa no primeiro dia de aula de um ano e termina no primeiro dia de aula do ano seguinte, ou seja, a escola fica o ano todo pensando na retenção do aluno”, afirma. 

Ele também destacou a importância de explorar e divulgar todas as atividades escolares, buscando homogeneidade e transparência. Para o diretor educacional, 2024 é uma oportunidade para unificar os esforços escolares, promovendo a satisfação dos alunos e suas famílias. 

A promoção boca a boca foi ressaltada como a forma mais eficaz de divulgação, enfatizando a importância de manter um ambiente escolar positivo e envolvente.

Avaliação contínua e feedback

Laurelli defende um sistema de avaliação contínua, abrangendo professores, equipe escolar e metas instituições. Também considera imprescindível avaliações semestrais, focando não apenas em áreas de melhoria, mas também em pontos positivos a serem reforçados.

“A grande maioria das escolas não faz um sistema de avaliação contínuo  e é importante fazê-lo em diferentes níveis: referente aos professores, a equipe da escola, metas que estão sendo trabalhadas”.

De acordo com ele, nas avaliações semestrais, as pessoas têm a oportunidade de olharem para as próprias atividades e enxergarem o que podem melhorar. “O que foi positivo tem que ser reforçado mais do que o negativo. Isso faz com que as pessoas se sintam melhor, estimuladas”. 

O feedback constante foi apontado como fundamental para manter os colaboradores motivados e estimulados. O diretor educacional também mencionou a importância de coletar feedback das famílias, utilizando métricas como o Índice Net Promoter Score (INPC), para avaliar a satisfação e identificar áreas de melhoria.

Soluções financeiras para escolas

“O isaac não apenas gerencia cobranças e inadimplência, mas também fornece um diagnóstico inicial, permitindo que as escolas identifiquem pontos de melhoria em relação ao mercado”, explica Laurelli.

Para fazer uma reforma no meio do ano, por exemplo, a escola tem que ter fluxo de caixa porque dependendo de quando forem as férias dos professores, tem que acertar também com os docentes. E tem escola que paga férias e décimo terceiro no final do ano.

“O isaac pode fazer todo esse trabalho, ajudar a escola a se organizar financeiramente. Se o gestor da escola tiver a tranquilidade de saber que terá os recursos necessários, começa a se planejar melhor, ser mais produtivo”, afirma Laurelli.

Em um cenário de mudanças rápidas e desafios como desemprego e inadimplência, a previsibilidade financeira oferece às escolas a capacidade de realizar projetos, como reformas e melhorias, sem se preocupar com questões financeiras sensíveis. Daí a importância das plataformas de soluções financeiras, como a do isaac.

Para saber mais como o isaac pode ajudar sua escola a crescer, clique em Conheça as soluções financeiras do isaac.

Inovação tecnológica x aprendizado dinâmico

Inovação tecnológica vai além de computadores e inteligência artificial. Para o diretor educacional, é importante utilizar a tecnologia para melhorar a vida das pessoas, não como uma ameaça. 

De acordo com Laurelli, no contexto educacional, a tecnologia não substitui os professores, mas sim complementa o papel deles. “A integração inteligente da tecnologia no ambiente escolar, permitindo o uso de celulares e computadores de maneira produtiva, é essencial para criar um ambiente de aprendizagem dinâmico”.

Ensino atrativo e eficaz

Para tornar o ensino mais atrativo e eficaz, Laurelli enfatiza a necessidade de os professores serem bons perguntadores, incentivando os alunos a pensar e pesquisar. 

A inovação pedagógica, segundo ele, está na capacidade de fazer perguntas inteligentes que estimulem a participação ativa dos alunos. A abordagem pedagógica deve promover o ensino adaptativo, reconhecendo que cada aluno tem uma forma única de aprender. 

O diretor educacional sugere, por exemplo, a participação dos alunos na discussão sobre como a escola pode avançar tecnologicamente, aproximando-se cada vez mais da realidade dos estudantes.

Com essas estratégias, as escolas têm a oportunidade não apenas de acompanhar as mudanças, mas de liderar a transformação educacional em 2024, oferecendo uma experiência de aprendizado moderna e eficiente.

Você pode se interessar também pelo artigo:

9 estratégias para sua escola crescer e manter a estabilidade financeira

O que você achou desse conteúdo?
Mensalidades em dia, o ano todo, sem dor de cabeça
Quero o isaac na minha escola
Gostou do conteúdo? Compartilhe:
Você foi cadastrado com sucesso!
Preencha o formulário corretamente.