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Aprenda como o marketing educacional pode ajudar no crescimento da sua escola
Se você não conhece Marketing Educacional, saiba que trata-se de uma peça chave para o crescimento da sua escola. Instituições de ensino que possuem serviços de alta qualidade e trabalham bem com o marketing escolar, em sua grande maioria se destacam muito quando o assunto é se relacionar com seu público.
Durante a minha caminhada de mais de vinte anos como mentora para escolas, aconteceram diversas mudanças nas relações e no comportamento dos clientes do meio educacional. Assim como o perfil dos alunos mudou com o tempo, as necessidades e desejos desse público também mudaram.
E é claro que, para se manterem competitivas no mercado, as escolas precisam estar atentas às transformações que ocorreram e se adequar a elas.
Com base na minha experiência, elegi e listei aqui algumas ações de ouro que indico com tranquilidade para que sua escola cresça a partir do Marketing Educacional. Confira cada uma delas abaixo:
1 - Defina diferenciais claros
Trabalhe a ideia de como trazer para os seus canais de comunicação quais são esses pontos. É muito importante divulgar cada um deles da forma mais tangível e compreensível possível. Dessa forma, seu público-alvo poderá entender com mais facilidade a mensagem que você deseja passar.
2 - Estude sua persona
A primeira coisa que uma escola, empresa ou qualquer tipo de negócio precisa saber é quem é o seu cliente ideal. Ao determinar quem é esse público, você pode entender quais são seus hábitos, suas dores, suas crenças e também seus valores. A partir daí, você passa a transformar toda a sua comunicação para que ela seja voltada essencialmente para o perfil desejado.
Ter uma comunicação segmentada faz com que os conteúdos façam mais sentido para o seu público alvo. Isso gera um movimento que atrai o “Lead” (nesse caso, clientes/consumidores) correto para a sua escola.
3 - Analise a concorrência
Esse é um dos pontos mais necessários a se seguir. Entender quem são seus competidores no mercado é muito importante para que você desenhe uma estratégia positiva. Por isso, não poupe esforços para entender como eles se comunicam, quem é o público alvo de cada um deles, quais são suas táticas e qual caminho eles estão seguindo. Ao ter todas essas informações em mãos, você poderá fugir do famoso “efeito de manada” e criar uma estratégia diferente das que eles usam. Isso facilita para que você trabalhe com autoridade uma comunicação que reforce e exponha de modo efetivo seus pontos fortes e diferenciais em relação à concorrência.
4 - Avalie dados
Para se fazer um bom planejamento, é extremamente necessária uma coleta de dados importantes para você analisar. Faça um levantamento de dados históricos da sua própria instituição.
Com isso em mãos, você poderá avaliar todas as ações que fez no passado, ver quais deram certo, quais deram errado, onde aconteceram falhas, pontos em comum onde houve sucesso e entender quais caminhos essa análise vai te mostrar. Após toda a avaliação e análise, você conta com muito mais conteúdo para criar, ajustar ou repensar sua estratégia.
5 - Defina canais de campanha
Após fazer toda a análise de dados, você terá em mãos um material que apontará quais foram as ações que geraram resultados positivos e quais foram as que não deram certo. A partir disso, é hora de montar sua Campanha de Mídia.
Essa campanha pode ser feita em inúmeras frentes, inclusive em várias delas ao mesmo tempo, desde que seja adequada para seu público-alvo e de acordo com sua estratégia. Redes Sociais; Google; sites e blogs utilizando estratégias de SEO; parcerias; lives; conteúdos colaborativos e anúncios pagos são os principais pontos que você pode trabalhar para que a parte de marketing seja efetiva dentro da estratégia desejada.
6 - Tenha metas e foco
Com todas as etapas anteriores concluídas, é muito válido que você faça sua meta! Ela é o destino final que você e sua equipe de atendimento perseguirão pelos caminhos que você definir.
Trazer a equipe para um processo de meritocracia também pode ser um ponto chave para manter o foco de todos os colaboradores envolvidos na campanha.
7 - Faça relatórios e acompanhamentos
Durante a campanha, é importante avaliar quais são as ações que estão gerando resultado e quais não estão caminhando de acordo com o desejado. Para isso, levante relatórios e pare para analisá-los quinzenalmente. E a partir dessa avaliação, tome a decisão de seguir ou mudar as estratégias.
Lembre-se: Não existe “venda” sem persistência! Quanto mais “nãos” você recebe, mais oportunidades de gerar “sims” você tem!
Também existem algumas outras estratégias que não listei aqui, como o Neuromarketing e a Programação Neurolinguística (PNL) que, muitas vezes, adicionam muito no processo e corroboram com os resultados. Porém, isso fica para o nosso próximo artigo. Te espero lá!
Agora que você entendeu como fazer sua escola crescer através do Marketing Educacional, que tal darmos o primeiro passo nessa direção? Você pode formar um time interno para atuar nisso ou terceirizar essa solução. E ambas as opções precisam de investimentos.
Se você quer começar essa estratégia com segurança financeira, o isaac pode te ajudar!
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Possibilitamos que as escolas tenham previsibilidade financeira para organizar seu caixa e prever investimentos em Marketing Educacional.
E o melhor: tudo isso reduzindo tempo e esforço dedicados na gestão de finanças e pagamentos a receber.
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