Usamos cookies para personalizar e melhorar a sua experiência.
Para saber mais, consulte a nossa Política de cookies.

Fechar

Está curtindo o conteúdo?

O Boletim isaac entrega semanalmente, na sua caixa de entrada, mais materiais como esse.
Inscreva-se aquiNão quero me inscrever.
Gestão

Saiba como investir no desenvolvimento de professores da sua escola

Listamos algumas estratégias para promover a formação continuada dos educadores e melhorar a qualidade do ensino da sua instituição. Confira!

Publicado em
15/12/2023
06min
💡 Dica: se a palavra estiver azul, ela é clicável e te leva ao link com mais detalhes!

A Educação é uma área que exige atualização constante. Os profissionais da área devem sempre buscar caminhos para aprender novas tecnologias, metodologias e ficar por dentro das principais tendências educacionais. Por isso, é tão importante que os gestores busquem formas de investir no desenvolvimento de professores e colaboradores da escola. 

formação continuada  é importante para melhorar a qualidade do ensino e para construir um ambiente escolar mais dinâmico e inovador. Afinal, educadores atualizados estão mais preparados para lidar com os desafios atuais da educação e conseguem incorporar novas tecnologias e metodologias à sala de aula. 

Para te ajudar a planejar como investir na capacitação de funcionários da sua instituição, preparamos algumas estratégias interessantes. Continue a leitura para saber mais! 

O que é formação continuada?

Antes de partir para as dicas de como investir no desenvolvimento de professores, é importante entender o que é a formação continuada. Afinal, é a partir desse processo que os profissionais se desenvolvem profissionalmente.  

Podemos dizer que esse é o processo de aprendizagem e desenvolvimento de um profissional ao longo de sua carreira, ou seja, é algo contínuo, onde ele está em constante atualização e aprimoramento de conhecimentos e habilidades. 

No campo da Educação, a formação continuada é fundamental para garantir bons resultados. Ao se atualizar constantemente, os educadores adquirem novos conhecimentos pedagógicos, aprofundam os estudos em metodologias de ensino, aprendem novas tecnologias educacionais e refletem sobre práticas inovadoras.  

Como consequência, temos professores bem preparados e capacitados, que conseguem lidar melhor com os desafios da rotina e inovar em sala de aula, aumentando o engajamento dos alunos e garante bons resultados acadêmicos. 

Como a escola pode investir no desenvolvimento de professores?

Faça um diagnóstico de necessidades

O primeiro passo é entender quais as necessidades dos colaboradores da sua escola quando o assunto é desenvolvimento profissional. Faça pesquisas, avaliações de desempenho e promova diálogos abertos para identificar as áreas de desenvolvimento mais relevantes. Esses dados são essenciais para você investir de maneira mais assertiva no desenvolvimento de professores. 

Crie um programa de formação continuada 

Um caminho interessante é desenvolver um programa de formação continuada, onde os professores terão a oportunidade de aprimorar o conhecimento e ficar por dentro das tendências da área. Você pode recorrer a especialistas em pedagogia, psicologia educacional e tecnologia, por exemplo, para ministrar workshops, cursos e palestras na escola. 

Faça parcerias com instituições de ensino superior

Também é possível fazer parcerias estratégicas com instituições de ensino superior para oferecer formação continuada aos professores. É possível negociar descontos ou até disponibilizar bolsas de estudo em cursos de pós-graduação, workshops e cursos livres na área. 

Apoie a participação em eventos da área 

Incentive que os profissionais da sua escola participem de seminários e workshops sobre Educação. Essa é uma maneira de entrar em contato com novas ideias, tendências, metodologias e abordagens pedagógicas, além de possibilitar a troca de experiências com outros professores. 

Crie um programa de mentoria 

Essa é uma ótima forma de promover a colaboração entre professores mais experientes e aqueles que estão iniciando na carreira. Crie um programa de mentoria onde esses profissionais com anos de experiência tenham espaço para compartilhar conselhos, práticas eficazes e estratégias para lidar com os desafios da sala de aula. 

Incentive a formação de grupos de estudo 

O desenvolvimento de professores também pode ser estimulado em grupos de estudo, onde os educadores têm espaço para discutir tendências, metodologias, pesquisas acadêmicas e desafios. Esses grupos podem ser divididos por áreas da Educação ou etapas do ensino, por exemplo. O importante é criar um ambiente colaborativo de troca de conhecimento.

Ofereça incentivo e reconhecimento 

O desenvolvimento de colaboradores também acontece quando eles se sentem estimulados a estudar. Um caminho para o incentivo é reconhecer os esforços e conquistas dos professores com certificados, premiações ou até oportunidades de promoção. Isso também é importante para mostrar que a escola se preocupa e valoriza o crescimento e desenvolvimento profissional dos funcionários. 

Como o isaac pode ajudar sua escola? 

Você já conhece o isaac? Somos a maior plataforma de soluções financeiras feita para escolas. Na prática, cuidamos de questões burocráticas e financeiras, como gestão da inadimplência e contato com as famílias. 

O isaac ainda oferece a segurança financeira que a sua escola precisa para um crescimento saudável e o mais importante: para investir no desenvolvimento de professores. 

Com previsibilidade financeira, é possível se organizar para promover ações de formação continuada e desenvolvimento dos educadores da sua instituição. Demais, né? 

Conheça mais sobre as nossas soluções financeiras e entre em contato com a nossa equipe. Esperamos você!

O que você achou desse conteúdo?
Mensalidades em dia, o ano todo, sem dor de cabeça
Quero o isaac na minha escola
Gostou do conteúdo? Compartilhe:
Você foi cadastrado com sucesso!
Preencha o formulário corretamente.