Escolas

Veja as tendências para a educação em 2022

Fique por dentro das novidades do setor educacional para esse novo ano e saiba como implementá-las na sua escola

A rapidez com a qual o setor da educação avançou nos últimos anos impacta todo o universo e a rotina das escolas particulares e públicas, além da vida privada de professores, famílias e alunos. Devido à pandemia da Covid-19, o lar tornou-se local de ensino e aprendizado, e os recursos tecnológicos ficaram ainda mais presentes no cotidiano de todos. 


Com essa transformação acelerada da indústria educacional no Brasil, as instituições de ensino estão incorporando cada vez mais novas tecnologias e métodos para aprimorar a gestão escolar, e também conquistar famílias e alunos.


Sabemos que, infelizmente, a pandemia ainda não acabou, mas ao contrário de quando tudo começou, e todos os setores foram pegos desprevenidos, agora podemos nos basear no que foi feito para implementar as mudanças com mais assertividade para o setor educacional. 


Pensando nisso, separamos para você as principais tendências para a educação em 2022 que poderá servir de inspiração para organizar o planejamento da sua escola para o novo ano letivo!


Personalização de ensino para os alunos


A importância da personalização de ensino já era uma pauta pedagógica conhecida e debatida em muitas escolas, tendo em vista que cada aluno tem um ritmo de aprendizagem, necessidade, interesse etc.


Tanto que o cronograma de implementação do Novo Ensino Médio, proposto pela BNCC - Base Nacional Comum Curricular e anunciado pelo Ministério da Educação, em julho de 2021, aborda como transformar o aluno no protagonista de seu estudo

Atualmente essas particularidades ficaram ainda mais visíveis para as famílias, já que nos últimos anos os jovens estão estudando por mais tempo em casa, e com isso puderam entender melhor os desafios que professores e educadores enfrentam constantemente em salas de aula. 

A personalização de ensino tem o intuito de ressaltar as necessidades individuais de cada estudante, dando mais atenção às vocações e fatores pessoais que podem influenciar positivamente para que consigam absorver melhor o conteúdo, criando uma metodologia mais adequada para potencializar as habilidades de cada um. 


É importante que a partir de agora, as escolas concentrem-se em criar métodos customizados, adequando os conteúdos e atividades à realidade dos alunos. Essa será uma das maiores tendências no setor educacional - e não só de 2022.


Ensino híbrido veio para ficar!


O ensino híbrido tornou-se um dos desafios mais comuns nos últimos meses, já que após o avanço da vacinação contra o coronavírus e o retorno gradual dos alunos às escolas, as aulas foram divididas em presencial e on-line.


Tanto os estudantes quanto suas famílias precisaram adaptar-se à nova realidade e criar uma rotina de estudos eficiente no sistema híbrido para que não houvesse ruídos na comunicação escola-casa e evitar que alguma informação fosse perdida no meio do caminho, afetando o aprendizado, como perda de recados importantes, datas de provas, entregas de trabalho etc. 


Professores e educadores também tiveram que se reinventar e inovar nesse processo, recorrendo à plataformas digitais para apresentação de aulas por videoconferência e digitalização de conteúdo, por exemplo, e investir em planos de estudos que atraíssem ainda mais a atenção dos alunos, já que nesse período muitos perderam o interesse nos estudos.


Digitalização da comunicação escolar

O que antes estava previsto para daqui 5 ou 10 anos, veio em um curto período de poucos meses. O uso da tecnologia dentro das salas de aula cresceu de modo exorbitante nos últimos tempos por conta da pandemia da Covid-19, e os dispositivos eletrônicos tornaram-se adornos indispensáveis, não só para os alunos, mas para professores, educadores, mantenedores, diretores e toda a comunidade escolar.

O avanço da conectividade para as instituições de ensino se tornou muito positivo, otimizando diversos processos internos como disparo de comunicados, lembrete de reuniões, envio de recados para as famílias, organização e planejamento do ano letivo, comunicação com o corpo docente e principalmente com os alunos, que estão cada vez mais conectados. 

Existem diversas ferramentas para facilitar a gestão escolar, como aplicativos que podem manter a sua escola atualizada, organizar ainda mais a rotina dos professores, além de engajar os alunos.

O avanço no uso de recursos tecnológicos, como ferramentas e aplicativos, otimizou diversos processos internos das escolas, tornando-se uma mudança muito positiva

O famoso EAD: Ensino a Distância

O EAD - Ensino a Distância já era a tendência mais popular e com o qual já estávamos mais acostumados nos últimos anos. Mas é notável que tem se tornado cada vez mais o protagonista dos sistemas e instituições de ensino.

Escolas e universidades estão preferindo manter essa modalidade do que voltar com um sistema híbrido. O FIES - Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior, no início de 2021, direcionou todas as 93 mil bolsas de estudos às aulas presenciais, e aprovou em outubro do mesmo ano, por meio da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, a inclusão de EAD para cursos de graduação e pós-graduação para 2022.

Deixe o lado humanizado falar mais alto!

Desde que a pandemia impactou milhares de famílias, não só no setor educacional, mas no cenário global como um todo, as pessoas estão mais atentas a questões como saúde mental, problemas sociais e a forma como encaram com mais cuidado as relações humanas. 

A humanização no ensino é umas das tendências mais fortes e expressivas, e deverá ser olhada com muita atenção e cuidado por toda a comunidade escolar. É importante lembrar que nesse momento inúmeras famílias estão lidando com perdas, crises financeiras e diversos outros fatores que afetam a estabilidade emocional de qualquer um. 

No ambiente escolar também é preciso levantar pautas importantes e necessárias a fim de combatê-las, como bullying, violência, uso de drogas, relações étnico-raciais/racismo, desigualdade social, diversidade religiosa, direito dos idosos e outros temas sensíveis que merecem atenção.

Mesmo com o término da pandemia, as instituições precisam estar mais atentas e focadas a ter um setor de comunicação mais humano, tanto para os familiares e alunos, mas também para os professores e demais profissionais.


Digitalização da gestão financeira escolar

Tudo está se digitalizando e porque não seria diferente com a gestão financeira escolar? Contar com o suporte de plataformas digitais que auxiliam e cuidam desses processos burocráticos para que a instituição de ensino dedique-se ao que realmente importa, educar, tem sido um dos maiores investimentos e com certeza uma das maiores tendências na educação.


Com a crise, muitas escolas ficaram à deriva com altos números de inadimplência, falta de dinheiro no caixa, perda de funcionários e dentre tantos problemas, que alguns, infelizmente, optaram até pelo fechamento.


Optando por um sistema de gestão financeira escolar como o isaac, a sua escola consegue ter a receita mensal garantida, previsibilidade de caixa, zero inadimplência e muitos outros benefícios.


Marca uma conversa, sem compromisso, com o nosso time. Clique aqui!

Você também pode gostar de ler esses artigos:

This is some text inside of a div block.

Receba nossa newsletter

Obrigado! Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Ops! Algum erro ocorreu ao cadastrar o seu e-mail.