Escolas

Como lidar com a inadimplência escolar em tempos de crise?

Separamos algumas dicas importantes que podem te auxiliar a reduzir a inadimplência escolar no curto prazo

Inadimplência é o ato de não cumprir com um contrato, seja de maneira parcial ou total. Não é segredo que todos os setores sofrem com o não recebimento de alguns pagamentos no fim do mês, mas nunca os números foram tão altos quanto agora devido à pandemia da Covid-19.

No setor educacional, por exemplo, estamos acompanhando um nível recorde desde o ano de 2019. E há dois motivos majoritários para esses aumentos de casos inadimplentes: a queda na renda dos responsáveis financeiros e a descrença com o ensino EAD, principalmente no ensino primário.

Segundo uma matéria publicada pela Consultoria Rabbit, 95,5% das instituições de ensino negociaram com os familiares dos alunos no primeiro semestre de 2020.

Por mais que a inadimplência esteja extremamente alta no contexto atual, é importante lembrar que sempre foi uma das maiores causadoras do aperto no orçamento das IEs privadas.

Uma pesquisa realizada pela WPensar, em 2017, analisou que 85,6% dos gestores escolares admitiam sofrer com mensalidades não pagas, sendo que mais da metade das escolas analisadas tinham um índice de inadimplência maior do que 10%.

Apesar de a situação ser mais crítica nesse cenário pandêmico, a IE deve tratá-la com uma estratégia a longo prazo, pois, como vimos, três anos antes da pandemia a inadimplência já vinha impactando e trazendo prejuízos ao orçamento.

No curto prazo a maior batalha de algumas escolas vai ser pela sobrevivência, mas é necessário sempre ter um olho no futuro. Trazemos então a seguinte reflexão: escolas que estiverem 100% focadas apenas em sobreviver no curto prazo podem não ter energia para sobreviver no futuro pós-pandemia.

Para te ajudar, separamos aqui algumas dicas importantes que podem te auxiliar a reduzir a inadimplência escolar no curto prazo. Boa leitura!


1. Tenha uma equipe empática

A instituição de ensino deve estar unida e 100% alinhada nesse momento tão delicado. Muitos familiares e responsáveis estão se tornando inadimplentes por conta de problemas financeiros, ou seja, a situação não está fácil para essas pessoas também.

Além disso, como já citamos aqui, as famílias estão ficando descrentes com o modelo EAD e a sua efetividade, o que impacta diretamente na evasão escolar e no aumento da inadimplência.

É preciso ter uma equipe preparada para lidar com situações inusitadas, que esteja disposta a ouvir e que também esteja alinhada ao propósito de gerar valor para a escola e para as famílias.


2. Empatia + clareza = combinação poderosa

Sim, empatia e escuta ativa são super importantes, mas os responsáveis também precisam compreender o lado da escola. Além da inadimplência prejudicar a qualidade do ensino e os colaboradores, esse fator pode também acabar com a instituição como um todo.

Sendo assim, a IE deve ser sincera e mostrar todos esses pontos para as famílias, para que a melhor situação para ambos seja alcançada. Os danos do não pagamento são óbvios para quem está dentro da escola, mas às vezes não ficam tão claros para os responsáveis, que muitas vezes deixam por último os boletos escolares por não serem impactados diretamente pelo atraso.

Ser transparente é muito importante nesse momento.


3. Estratégias internas definidas

Como mencionamos no início deste artigo, o foco apenas no curto prazo pode comprometer fortemente o futuro da boa gestão educacional da sua escola. O trabalho do gestor escolar não é fazer tudo sozinho, mas sim liderar a sua equipe.

Sendo assim, ter um processo interno bem definido e alinhado com todos pode mitigar erros, e dar mais tempo para planejar o futuro e cuidar de outros assuntos.

Seguem aqui alguns procedimentos que podem ser criados para otimizar e manter a qualidade de todas as ações da equipe:

  • Estabelecimento dos meios de contato mais eficientes para cada família e situação;
  • Periodicidade do contato para cada perfil de pagador;
  • Atenção ao tom de voz utilizado nas conversas;
  • Benefícios oferecidos para quem pagar com antecedência ou em dia.

É importante ressaltar que para aumentar a efetividade dessas estratégias, as escolas podem se utilizar de sistemas de gestão escolar.

Porém, naquela mesma pesquisa citada anteriormente da WPensar, em 2017, mostra que 76,5% dos gestores dizem utilizar algum sistema de gestão financeira na escola, mas 95,4% deles acreditam que a sua instituição de ensino deva tomar alguma medida para reduzir a inadimplência, o que demonstra que os sistemas atuais não cumprem efetivamente o seu papel.

E aí vai uma pergunta para você: o seu sistema de gestão te auxilia a combater a inadimplência ou às vezes ele torna a gestão financeira da sua escola ainda mais complicada? O bom sistema de gestão pode ser um dos seus maiores aliados no ambiente escolar.

Alinhado a isso, o isaac nasceu justamente com a proposta de ser o melhor parceiro do gestor escolar e de sua equipe no dia a dia, tornando tudo incrivelmente simples.

Com tecnologia e atendimento humanizado, além de não mudar a sua régua de cobrança, também garantimos a receita escolar no fim do mês, possibilitando mais tempo para focar nos alunos, professores, na gestão de recursos humanos ou no que você julgar mais importante no momento.

Entre em contato com a nossa equipe para saber mais, clique aqui!


4. Facilite o pagamento

Grande parte da inadimplência vem de familiares que se esquecem de pagar a mensalidade no fim do mês, sendo assim, formas diversas e que permitem o pagamento automático no fim do mês já reduzem esses casos.


É verdade que estamos em um momento muito delicado e com altos recordes de inadimplência e evasão escolar, mas em breve as coisas estarão melhores e a sua escola precisa estar preparada para sair mais forte no futuro também.

Por fim, gostaríamos de compartilhar mais uma vez o propósito do isaac e como podemos te ajudar a não se preocupar mais com a inadimplência. Acreditamos fortemente que garantindo previsibilidade financeira, ou seja, a receita da sua escola no fim do mês, e te dando mais tempo, a sua instituição de ensino ficará mais resiliente e atingirá outro patamar.


Benefícios que as escolas parceiras do isaac possuem:

- Gestor e equipe têm mais tempo no dia a dia, já que ficam longe de burocracia e suas tarefas são otimizadas;

- Com a receita mensal garantida, a escola tem previsibilidade de caixa e segurança financeira em todos os cenários;

- A escola consegue realizar em dia os seus pagamentos e tem mais liberdade para criar uma reserva ou planejar investimentos;

- Com dados financeiros organizados e de fácil acesso em um único clique, o gestor    escolar tem uma visão mais ampla de todo o negócio;

- A capacidade de atendimento da escola aumenta. Vale lembrar que o isaac não altera a sua régua de cobrança e o nosso objetivo é fortalecer os laços entre sua escola e as famílias, sendo assim, nos adaptamos a sua forma de atender cada responsável;

- A escola pode oferecer mais meios de pagamento, o que ajuda a reduzir a inadimplência e traz valor para os responsáveis financeiros.

Fale agora mesmo com nosso atendimento, clique aqui!



This is some text inside of a div block.

Receba nossa newsletter

Obrigado! Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Ops! Algum erro ocorreu ao cadastrar o seu e-mail.