Usamos cookies para personalizar e melhorar a sua experiência.
Para saber mais, consulte a nossa Política de cookies.

Fechar

Está curtindo o conteúdo?

O Boletim isaac entrega semanalmente, na sua caixa de entrada, mais materiais como esse.
Inscreva-se aquiNão quero me inscrever.
Gestão

Saiba como manter a comunidade escolar engajada durante as férias

Cultive o senso de pertencimento com atividades e eventos pensados especialmente para esse período. Confira as ideias!

Publicado em
6/12/2023
06min
💡 Dica: se a palavra estiver azul, ela é clicável e te leva ao link com mais detalhes!

As férias escolares estão chegando, mas isso não significa que o aprendizado e a comunidade escolar precisam ser deixados de lado. Os gestores podem e devem pensar estratégias para engajar pais e alunos durante esse período. Essa é uma maneira de reforçar os laços com a instituição de ensino, além de propor novas fontes de aprendizagem. 

Pensando nisso, preparamos este artigo com dicas de como manter o relacionamento com as famílias durante as férias escolares para manter viva a conexão entre pais, alunos e educadores. 

Continue a leitura para saber a importância dessa experiência e conferir dicas de como tornar as férias um período não só de descanso, mas também de aprendizagem e relacionamento! 

A importância de manter a comunidade escolar engajada durante as férias 

Manter a comunidade escolar ativa durante as férias é uma forma de fortalecer os laços entre alunos, pais, educadores e a própria instituição de ensino. Engajar pais e alunos é também criar um senso de pertencimento e identidade.

Também vale dizer que as atividades realizadas durante as férias são ótimas oportunidades para o desenvolvimento social e emocional dos alunos. Afinal, eles têm a chance de interagir, colaborar e construir relacionamentos fora do contexto de sala de aula.

Outro ponto importante é que manter os alunos engajados durante as férias escolares pode diminuir o estresse de volta às aulas. Por continuarem conectados com a escola, é possível fazer uma transição mais tranquila ao voltar à rotina. 

7 ideias para engajar pais e alunos nas férias escolares 

1. Ofereça atividades extracurriculares

Faça um planejamento para oferecer atividades extracurriculares durante todo o período de férias. É importante considerar a diversidade de interesse dos alunos, assim você garante uma boa adesão nas atividades. 

É possível oferecer aulas de teatro, música ou pintura, por exemplo. Essa é uma maneira divertida de continuar o aprendizado e incentivar os alunos a desenvolverem novas habilidades. 

2. Promova eventos sociais

Outra ideia interessante é promover eventos sociais, criando um ambiente descontraído para pais, alunos e professores interagirem. Pode ser um piquenique, uma troca de livros ou até um evento esportivo. A escola também pode incentivar a formação de grupos de pais voluntários para organizar os eventos. 

3. Use plataformas online

As plataformas online são grandes aliadas na tarefa de manter a comunidade escolar engajada durante as férias, principalmente porque muitas famílias viajam nesse período. 

A escola pode criar espaços online para discussão e compartilhamento de informação entre pais, promovendo uma comunidade cada vez mais próxima. Nesse espaço, as famílias podem trocar informações não apenas informações sobre educação, mas também interesses em comum. 

4. Proponha um projeto de férias 

Proponha aos estudantes a ideia de aproveitar as férias para trabalhar em um projeto pessoal. Eles podem usar os dias de descanso para aprender um novo esporte, desenvolver uma habilidade, ler novos livros ou pesquisar sobre assuntos que se interessam. Na volta às aulas, eles devem apresentar aos colegas os aprendizados do período. 

5. Desenvolva um programa de leitura 

As férias escolares são um ótimo momento para incentivar a leitura! A escola pode desenvolver programas de leitura de verão com listas de livros com diferentes gêneros e níveis de dificuldade. 

Para manter os alunos engajados e incentivar a interação entre a comunidade escolar, organize rodas de discussão ou leituras em grupo dos livros. O evento pode ser presencial ou online. 

6. Organize eventos esportivos 

Nada como aproveitar os dias de verão para praticar esportes, não é? Uma ideia interessante é planejar eventos esportivos com as famílias, como jogos de futebol e corridas. Além de aproximar pais e alunos com interesses em comum, as atividades promovem a saúde e o bem-estar! 

7. Envie atualizações sobre a escola

Nem sempre é preciso promover eventos e atividades extracurriculares para conectar a escola e as famílias. Aproveite as férias para reforçar os canais de comunicação da escola com os responsáveis, enviando atualizações sobre a instituição de ensino. 

Você pode informar sobre melhorias físicas que estão sendo feitas na escola, investimento em novas tecnologias ou formação continuada de professores, por exemplo. Assim os pais ficam conectados e por dentro do que está acontecendo na instituição.

Quer ficar por dentro das tendências em educação para o próximo ano? 

Baixe o conteúdo exclusivo Tendências Educacionais de 2024: Indicadores e perspectivas para a Educação desenvolvido pelo isaac + Escolas Exponenciais.

Saiba mais sobre o isaac 

Somos a maior plataforma de soluções financeiras feita para escolas. Isso significa que cuidamos de questões burocráticas e financeiras da sua instituição de ensino. 

Nós fazemos a gestão da inadimplência, garantimos mensalidades em dia, oferecemos suporte para as famílias e ainda apresentamos soluções para a sua escola crescer de maneira saudável. 

‍‍

Ficou interessado? Clique aqui para conhecer mais sobre os nossos serviços. Já são mais de 1500 escolas parceiras em todo o país! Entre em contato com a nossa equipe e faça parte dessa comunidade. 

O que você achou desse conteúdo?
Mensalidades em dia, o ano todo, sem dor de cabeça
Quero o isaac na minha escola
Gostou do conteúdo? Compartilhe:
Você foi cadastrado com sucesso!
Preencha o formulário corretamente.