Está curtindo o conteúdo?

O Boletim isaac entrega semanalmente, na sua caixa de entrada, mais materiais como esse.
Inscreva-se aquiNão quero me inscrever.
Pedagógico

Férias escolares: 7 dicas de atividades crianças

Saiba como manter as crianças entretidas durante as férias escolares e tornar o mês de julho inesquecível para toda a família!

Publicado em
22/7/2024
09 min
💡 Dica: se a palavra estiver azul, ela é clicável e te leva ao link com mais detalhes!

O inverno está chegando e, com ele, as férias escolares de julho também! E durante esse período, sabemos como é desafiador manter as crianças entretidas sem o suporte da escola. 

Para te ajudar nesse momento, trouxemos diferentes dicas além das atividades recreativas para você e as crianças aproveitarem o mês de julho com diversão e tranquilidade.

Quando as férias escolares começam?

Vamos acertar o nosso calendário antes de começar as dicas. Para quem está se perguntando o dia exato de início das férias, a resposta é: depende!

Na rede pública as datas variam de estado para estado e, na rede privada, cada escola também determina o dia de início e término das férias escolares em julho de 2023.

Geralmente, as férias se iniciam na primeira semana do mês ou até mesmo nos últimos dias de junho. Já o retorno acontece antes do final de julho pela última semana. Na dúvida, recomendamos conferir sempre o calendário oficial da escola em que o aluno está matriculado. Agora é só curtir as dicas do isaac!

1. Que tal descansar?

Estudos, provas, horários, responsabilidades… A verdade é que um semestre letivo traz para as crianças aprendizagem e ao mesmo tempo um cansaço natural. E justamente por isso os períodos de recesso são tão esperados.

Já notou que, durante as férias, a escola costuma ser algo que passa longe da cabeça dos pequenos? Sim, eles também precisam dar uma pausa mental e física dos estudos, assim como nós adultos precisamos tirar um tempo do trabalho.

Porque então quando pensamos no que fazer nas férias escolares, não pensamos em tirar um tempo para não fazer nada? Com o trabalho remoto, têm a oportunidade de deixar as crianças dormirem até mais tarde e curtir uns dias mais preguiçosos em casa — o que é perfeito no inverno.

2. Aprender um esporte novo

Depois dos dias de descanso, é muito provável que as crianças fiquem com as energias renovadas e, cá entre nós, redobradas! E não há melhor forma de aproveitar essa animação com uma boa dose de movimento.

Andar de bicicleta, patins, jogar bola e nadar, por exemplo, são alguns dos esportes que os próprios responsáveis podem tentar ensinar às crianças durante as férias. E também são ótimos para manter os pequenos aquecidos durante o inverno!

3. Criar um circuito de atividades

Crianças adoram vencer desafios. Pensando nisso, pode ser uma ótima ideia criar um circuito de atividades em algum espaço da casa — como o quintal ou até mesmo a sala de estar. 

Vamos usar a criatividade? Na primeira estação a criança deve dar cinco voltas em torno da cintura com um bambolê. Já na segunda os pequenos devem pular de um lado ao outro com os pés juntinhos. Em seguida, um túnel improvisado em que as crianças devem passar agachados. 

O que conta aqui é a criatividade e imaginação em desenvolver estações divertidas e usar o que tem à disposição em casa. A brincadeira pode ser cronometrada e se tornar uma competição leve, saudável e divertida!

4. Desenvolver o gosto pela culinária

A chuva costuma desanimar qualquer um e, quando acontece em período de férias, o desânimo pode ser ainda maior. Pensando por outro lado, pode se transformar em um momento gostoso para se arriscar em atividades gastronômicas!

Os campeões são os biscoitos, que podem ser feitos e decorados a quatro mãos. Mas indo além do biscoito, preparar um bolo ou um pudim pode ser igualmente divertido e, claro, gostoso!

Se a criança for pequena e ainda não consumir açúcar, há diversas receitas adaptadas ou é possível mudar os planos e preparar uma deliciosa salada de frutas. O que importa é o sabor de uma nova experiência!

5. Aproveitar  a área livre do prédio

Morar em apartamento, muitas vezes, pode parecer um impeditivo para brincadeiras mais expansivas. Mas a boa notícia é que muitos condomínios contam com diversas áreas de lazer, como piscina aquecida, playground, sala de jogos, entre outros espaços. 

Será que você já explorou bem o que o seu prédio tem a oferecer? E o condomínio de amigos e familiares? Esse é um jeito seguro e simples de deixar as crianças mais livres para brincarem do que preferirem e do jeito delas.

6. Fazer uma excursão na sua própria cidade

Já pensou em ser o "tio da excursão” por um dia e guiar seus filhos em um passeio pela própria cidade? É uma ótima oportunidade de conhecer melhor o lugar onde vive e ainda apresentar lugares novos aos pequenos!

Parques, museus, bibliotecas infantis, playgrounds, locais históricos… O roteiro só depende de você e do gosto dos seus aprendizes de turista. Tire fotos, prepare lanches gostosos e aproveite esse tempo precioso ao lado das crianças. 

7. Noite do pijama

Ainda que as crianças estejam entretidas com diversas atividades, as férias escolares podem deixar os pequenos com saudades dos colegas de sala. Nesse caso, reunir os amigos para uma noite do pijama pode ser uma ótima ideia!

A noite pode começar com alguma brincadeira em turma e, em seguida, os pais podem servir lanchinhos com pipoca para assistir um filme! Depois é só esperar até os pequenos dormirem espalhados pelos colchões e cobertores.

No dia seguinte, um café da manhã caprichado vai ser o cenário perfeito para as crianças relembrarem os melhores momentos da noite anterior.

Férias para a escola, mesmo durante o período letivo

Normalmente, as férias escolares funcionam apenas para os alunos. Durante esse período, a instituição de ensino trabalha no fechamento do primeiro semestre e começa um novo planejamento para o próximo.

E você, como pais do aluno ou responsável financeiro, pode sugerir à escola uma forma de facilitar a gestão financeira por lá! O isaac é a melhor plataforma de soluções financeiras feita para escolas e garante previsibilidade de caixa para que a diretoria invista tempo no que realmente importa: a Educação.

Conheça aqui as soluções isaac e apresente para o gestor da sua escola. Vamos mostrar a mais uma instituição de ensino como facilitar a gestão financeira da escola e crescer de forma saudável!

Ganha o colégio, o aluno e você, responsável pela educação do seu filho e/ou responsável.

O que você achou desse conteúdo?
Mensalidades em dia, o ano todo, sem dor de cabeça
Quero o isaac na minha escola
Gostou do conteúdo? Compartilhe: