Usamos cookies para personalizar e melhorar a sua experiência.
Para saber mais, consulte a nossa Política de cookies.

Fechar

Está curtindo o conteúdo?

O Boletim isaac entrega semanalmente, na sua caixa de entrada, mais materiais como esse.
Inscreva-se aquiNão quero me inscrever.
Pedagógico

Como melhorar o relacionamento com os alunos? 6 dicas para colocar em prática

Saiba a importância da conexão entre educadores e alunos e como promover um ambiente de aprendizado acolhedor

Publicado em
17/4/2024
09 min
💡 Dica: se a palavra estiver azul, ela é clicável e te leva ao link com mais detalhes!

Você já pensou sobre como cada estudante tem um papel fundamental na sua escola? Com suas histórias e particularidades, eles constroem um ecossistema único. Olhando dessa forma, o relacionamento com alunos vai muito além da transmissão de conhecimento. 

Quando a Educação está no centro, os educadores se conectam com os estudantes e despertam o potencial de cada um. No entanto, alguns professores e gestores encontram dificuldade em saber como melhorar o relacionamento com os alunos. Afinal, como quebrar essa barreira e criar uma conexão genuína? 

Para te ajudar nessa missão, preparamos este artigo com algumas dicas de como aumentar a conexão com os alunos e melhorar toda a dinâmica da sua instituição de ensino. Continue a leitura e confira! 

A importância da conexão com os alunos

Para se estabelecer um ambiente de aprendizado positivo, é essencial cuidar do relacionamento entre professores e alunos. E quando falamos sobre essa relação, estamos indo além do ensino das disciplinas. É preciso conhecer cada um individualmente para proporcionar o melhor para o seu desenvolvimento. 

Ao melhorar esse relacionamento, os próprios educadores se beneficiam, já que o ambiente de trabalho se torna mais gratificante e colaborativo. Juntos, professores, gestores e alunos estabelecem uma relação que contribui para o sucesso dentro e fora da sala de aula. 

De maneira resumida, os benefícios de uma boa relação entre alunos e educadores:

  • Ambiente de aprendizado positivo
  • Apoio emocional 
  • Desenvolvimento pessoal
  • Aumento do rendimento escolar
  • Autoestima dos alunos
  • Crescimento profissional do educador

E como colocar tudo isso em prática? Preparamos algumas dicas para te ajudar. Confira! 

Como melhorar o relacionamento com os alunos?

1. Veja os alunos como indivíduos

Para uma boa relação, é preciso conexão. O primeiro passo para isso é enxergar os alunos como indivíduos, mesmo quando as turmas são numerosas. É importante entender quem é cada um dentro daquela sala de aula. Quais são suas histórias, necessidades, habilidades, desafios… 

Na prática, os professores e gestores devem se interessar pelos alunos, conversar, perguntar como foi o final de semana, entender como é a rotina para além da escola e por aí vai. Com cuidado e empatia, é possível criar uma relação de confiança que faz toda a diferença para o desenvolvimento dos alunos.

2. Promova o senso de pertencimento

Também é importante promover o senso de pertencimento e acolher os estudantes. Um caminho para isso são atividades em grupo, ações com a família, projetos sociais e envolver os alunos nos cuidados com a escola. 

Isso os ajuda a perceber como são importantes para a escola e enxergar a instituição como um espaço seguro. E ao se sentirem parte da comunidade escolar, passam a se envolver nas atividades e participar mais das aulas, o que impacta positivamente no desenvolvimento acadêmico e pessoal. 

3. Esteja aberto ao diálogo 

Nessa relação, os estudantes devem ser ouvidos, valorizados e engajados no processo educativo. É importante encorajá-los a expressar suas opiniões, preocupações e sugestões, demonstrando que os professores e gestores estão dispostos a ouvir e adaptar o que for possível às necessidades dos alunos. 

Nessa cultura de troca de percepções, existem mais oportunidades para ajustes e melhorias, o que contribui para o aprimoramento constante da relação entre professores e alunos.

4. Aproxime a família da escolas

Nessa missão de se aproximar dos estudantes, as famílias têm papel fundamental. É importante que os educadores busquem formas de aproximar os responsáveis pelos alunos do ambiente escolar. 

Um caminho para isso é pensar em eventos especiais, reuniões periódicas e melhorar a comunicação com as famílias. Dessa forma, se estabelece uma relação de confiança e parceria essencial para o processo de desenvolvimento e aprendizagem dos alunos. Quando toda a comunidade escolar está conectada, os estudantes se sentem amparados e encorajados a explorar o seu potencial. 

5. Combata a cultura do medo

Educadores são vistos como figuras de autoridade e não são raros os casos em que o relacionamento entre professor e aluno é contaminado pela cultura do medo, onde a relação é rígida e distante. Se você quer saber como aumentar a conexão com os alunos, é essencial combater essa dinâmica. 

E como fazer isso? A dica é buscar pontos de conexão com os estudantes e, como comentamos no primeiro tópico, olhar para suas particularidades com compreensão. Assim, é possível estabelecer uma relação de respeito, parceria e empatia, comunicando-se de igual para igual com os alunos.

6. Aposte em metodologias que aproximam alunos e professores

Metodologias ativas, como a gamificação e sala de aula invertida, também têm um papel fundamental na conexão entre alunos e professores, já que criam um ambiente de aprendizagem dinâmico e motivador. 

A gamificação incorpora elementos de jogos em atividades de aprendizagem e estimula a participação dos alunos, promovendo a interação e colaboração. Já a sala de aula invertida, os professores indicam conteúdos para o aluno acessar em casa e a escola torna-se um ambiente de troca, práticas e discussões, o que fortalece as relações. 

O isaac como parceiro nessa missão

O isaac é a maior plataforma de gestão financeira escolar do Brasil e seu parceiro nessa missão de aproximar a comunidade escolar! 

Nós oferecemos um sistema de gestão para escolas que facilita a sua rotina, proporcionando mais tempo para se concentrar no que realmente importa: educar. São soluções que vão desde gestão da inadimplência escolar até gestão de mensalidade e métodos de pagamentos, fazendo parte da rotina de mais de 1600 escolas em todo o país. 

Enquanto nós administramos questões burocráticas e financeiras, você tem mais tempo para cuidar das relações com os alunos e familiares. Incrível, né? Clique aqui para conhecer mais sobre o isaac e encontrar a solução financeira escolar perfeita para a sua instituição!

O que você achou desse conteúdo?
Mensalidades em dia, o ano todo, sem dor de cabeça
Quero o isaac na minha escola
Gostou do conteúdo? Compartilhe: