Usamos cookies para personalizar e melhorar a sua experiência.
Para saber mais, consulte a nossa Política de cookies.
Christian Rocha Coelho, CEO do Grupo Rabbit Educação e parceiro do isaac, lista uma série de ações que sua escola pode utilizar para ampliar a base de alunos
As campanhas de matrícula e rematrícula representam um momento importante para as escolas. É quando a instituição de ensino se vê desafiada a entregar o melhor desempenho na comunicação, atendimento, negociação e outras ações.
Neste momento, existem dois caminhos possíveis para a instituição de ensino. As famílias apresentam um feedback que se expressa na continuidade, ou não, do relacionamento com a escola. Já outras iniciam a interação em busca de firmar uma parceria que seja longa e satisfatória.
O resultado desses caminhos ajudam a definir os próximos passos da escola e, pensando em aprimorar esse processo, o isaac convidou o parceiro e CEO do Grupo Rabbit Educação, Christian Rocha Coelho, para listar possíveis estratégias para aumentar a base de alunos.
Escola é espaço de acolhimento aos estudantes e famílias, uma vez que esses buscam construir uma relação a longo prazo com a escola que terá impacto direto na formação dos jovens. Há uma expectativa por cuidado, transparência, clareza e objetividade em cada interação.
Quando se trata de temas delicados, seja por inadimplência escolar ou demais temas, a relação é submetida a um teste fundamental. No momento da rematrícula ou matrícula escolar de novos alunos, o contato atinge um ponto de inflexão. E o resultado final é, em grande parte, fruto desse trabalho de longo prazo.
O atendimento e o pós-atendimento altamente qualificados estão no centro desse processo. Em um cenário em que empresas de outros setores são pressionadas a melhorar exponencialmente a qualidade do relacionamento com seus consumidores, as instituições de ensino precisam avaliar com franqueza o que pode melhorar no relacionamento com as famílias.
Segundo Christian Rocha Coelho, três fatores podem comprometer ou garantir a qualidade e produtividade do atendimento das escolas. São elas:
Quem deve atender às famílias: a coordenação, a secretaria ou uma equipe contratada? Os melhores resultados ocorrem quando a escola permite que a escolha da equipe e a ordem de prioridade no atendimento venha dos próprios colaboradores.
Após a formação da equipe, o passo seguinte é deixar claro quem assumirá as responsabilidades administrativas e financeiras. Depois que todos os colaboradores tomarem ciência de suas respectivas funções, é o momento de elaborar o fluxograma do atendimento.
O time precisa ter consciência que o contato com o responsável financeiro é valioso, ainda que ele não tenha matriculado o jovem na escola. Pensando nisso, é indispensável que os colaboradores recebam um treinamento completo para que estejam capacitados a oferecer o melhor atendimento aos responsáveis financeiros.
Agora que a equipe está devidamente dividida e capacitada, chegou o momento de interagir com quem irá tomar a decisão de matricular ou rematricular o aluno.
Nesse contexto, o atendimento entra como serviço principal. Caprichar na apresentação e organizar a distribuição das equipes são ações que vão determinar o sucesso na aquisição e retenção dos alunos.
Além disso, a capacitação também permitirá que os atendentes saibam distinguir quais dúvidas são emergenciais e aquelas que podem ser respondidas posteriormente.
Lembrando que a continuidade do contato também é outro ponto fundamental. Informações, dúvidas, sugestões e demais pontos levantados devem ser registrados e compartilhados com toda a equipe, assim todos poderão construir juntos boas ações para atender a esses pedidos.
Uma parte importante do atendimento consiste em traçar o perfil das famílias, especialmente aquelas que estão começando sua jornada na instituição de ensino.
Perguntas como idade, escolaridade, moradia, necessidades e onde conheceu a escola são algumas das informações cruciais na construção de uma estratégia personalizada.
Além de ter acesso a essas informações, proponha uma interação presencial para apresentar as instalações e permitir que os responsáveis financeiros sintam-se ambientados ao local.
Quando estiver com eles, use uma linguagem de fácil entendimento, trabalhe argumentos que façam sentido ao responsável e, por último, tenha um discurso diferenciado dos concorrentes e demais escolas.
Para facilitar a memorização da mensagem, a comunicação da escola deve ser iniciada pela explanação das características do serviço e finalizada pelos benefícios que as famílias e alunos receberão.
Isso acontece pois quando o cérebro precisa resgatar a informação ou o conhecimento da memória de longo prazo, o que vêm à tona inicialmente são os benefícios.
Fique atento: preço e infraestrutura não podem ser considerados diferenciais, pois não existe escola que não os possua. Por outro lado, espaços diferenciados com uma vasta área verde e playgrounds podem ser incorporados no discurso.
O isaac - a maior plataforma de soluções financeiras para escolas - pode ser o seu grande aliado em ações de aquisição e retenção escolar!
Oferecemos diversas vantagens que facilitam as matrículas e rematrículas nas instituições de ensino:
Ficou interessado? Clique aqui e conheça as soluções do isaac para a sua escola!
Conteúdos que você pode gostar: