Usamos cookies para personalizar e melhorar a sua experiência.
Para saber mais, consulte a nossa Política de cookies.
Unesco afirma que a liderança do diretor escolar tem sido considerada um fator-chave para a melhoria da qualidade educacional
O diretor escolar é considerado como um fator essencial para impulsionar a qualidade educacional no Brasil. Isso é o que mostra um livro publicado pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). A obra, que recebeu o título de “Liderança escolar: diretores como fatores-chave para a transformação da educação no Brasil”, está disponível para download neste link.
De acordo com a publicação, a liderança dos diretores escolares é o segundo fator que mais influencia a melhoria da educação, ficando atrás apenas da atuação direta dos professores dentro das salas de aula.
O lançamento do livro foi realizado de maneira on-line, no Dia da Educação, comemorado em 28 de abril. O evento contou com a presença de acadêmicos brasileiros e estrangeiros que atuam no desenvolvimento da educação.
Em parceria com o isaac, o Escolas Exponenciais - uma plataforma de inteligência, líder nacional em pesquisa educacional e um instituto homologado pelo CNPq – produziu um conteúdo com os principais dados disponibilizados sobre esse estudo. Confira!
Para poder se aprofundar sobre o papel de liderança do diretor escolar, o levantamento contou com a participação de 15 especialistas de nove países: Austrália, Brasil, Canadá, Chile, Estados Unidos, Israel, México, Nova Zelândia e Inglaterra.
Todos os profissionais possuem experiências acadêmicas e em pesquisas relacionadas com padrões de liderança, processos de recrutamento de diretores, oferta dos programas de aprendizagem e desenvolvimento de liderança.
Um dos objetivos de produzir esse livro, de acordo com Lara Simielli, uma das 15 autoras da pesquisa, professora brasileira do Departamento de Gestão Pública da Fundação Getúlio Vargas (FGV), é por existirem poucas pesquisas que abordem o papel do diretor escolar.
Segundo ela, os diretores são apenas 6% dos focos dos 700 artigos de várias partes do mundo sobre gestão escolar, desde 1989. A pesquisa analisa que é necessário realizar novos estudos.
Para a diretora da Unesco no Brasil, Marlova Jovchelovitch Noleto, o estudo é uma ferramenta que pode contribuir para os diretores assegurarem uma “educação inclusiva, equitativa e de qualidade”.
“Reconhecemos o papel da boa liderança escolar como uma poderosa força capaz de transformar a qualidade de educação e de influenciar de maneira positiva o trabalho coletivo que se realiza diariamente na educação básica. Mais do que nunca, que precisamos de mentes críticas para tempos que também são críticos”, pontua.
Um dos pontos destacados na obra é que a qualidade da atuação do diretor escolar impacta nos resultados estudantis. Segundo a publicação, as instituições de ensino que se destacam pelo bom desempenho dos alunos, geralmente possuem uma liderança que tem como foco melhorar a aprendizagem e o ensino.
E, para atingir esses objetivos, são gestões que buscam proporcionar aos alunos atividades qualificadas, definem metas, adotam estratégias de recursos para os objetivos prioritários e trabalham com empenho para garantir a qualidade de ensino.
“Os líderes de escolas de alto desempenho não apenas organizam e subsidiam a aprendizagem e o desenvolvimento profissional dos professores, mas, com frequência, também lideram esse processo”, cita a publicação.
Entre as boas práticas de liderança apontadas no levantamento, está a capacidade de o diretor escolar proporcionar um ambiente educacional físico e social que seja organizado e seguro.
A pesquisa mostra que é fundamental que a instituição de ensino possua espaços adequados para que os professores possam ensinar e para que os estudantes possam aprender.
O livro destaca ainda que a frequência dos alunos nas aulas está relacionada também com o entendimento que eles têm sobre o quanto aquele espaço transmite segurança física e psicológica.
Confira 5 pontos sobre a importância da liderança do diretor escolar que foram abordados no livro e inspire-se:
- O impacto da liderança educacional reflete nos resultados estudantis;
- Ter conhecimento, habilidades e compreensões gerais não resulta necessariamente em um líder escolar bem-sucedido. É necessário saber quando e como usá-los e, ainda, ter motivação;
- Líderes atenciosos conseguem manter um olhar cuidado com aqueles que estão ao redor, se preocupando com o bem-estar de todos;
- Os diretores de escolas devem estar atentos às necessidades de aprendizagem física, intelectual e emocional dos alunos;
- A gestão escolar deve possibilitar um ambiente de aprendizagem positivo para todos os estudantes.
De acordo com a publicação, os diretores escolares se tornam mais efetivos e eficientes conforme ganham experiência com o tempo de atuação na área. Outro ponto importante analisado é que a rotatividade desse profissional pode trazer impactos negativos nos resultados da escola.
“Vários estudos mostraram que essa rotatividade está correlacionada com o menor desempenho dos estudantes”, salienta o estudo.
E a constante mudança na liderança atinge também os educadores, que podem acabar procurando novas instituições de ensino, em busca de melhores condições de trabalho.
Você também pode gostar disso:
Diretor escolar: quais são os desafios?