Usamos cookies para personalizar e melhorar a sua experiência.
Para saber mais, consulte a nossa Política de cookies.

Fechar

Está curtindo o conteúdo?

O Boletim isaac entrega semanalmente, na sua caixa de entrada, mais materiais como esse.
Inscreva-se aquiNão quero me inscrever.
Finanças

Educação e empreendedorismo: 5 lições do mercado para a sua escola

O mundo dos negócios pode ajudar a sua instituição mais do que você imagina. Quer saber como? Então continue a leitura!

Publicado em
22/1/2024
05min
💡 Dica: se a palavra estiver azul, ela é clicável e te leva ao link com mais detalhes!

Você já pensou que a sua escola é também uma empresa? Afinal, você tem colaboradores e clientes – as famílias dos alunos. Sem falar nas metas, projeções e objetivos de lucro do negócio. Pensando por esse lado, nada mais justo do que pensar como o mundo dos negócios pode contribuir para a gestão escolar da sua instituição.

Mais do que você pode imaginar, o mercado oferece uma série de lições e estratégias valiosas que gestores de escolas podem adaptar para melhorar a eficiência das suas instituições de ensino. Com uma visão empresarial nas escolas, é possível chegar mais longe e atingir resultados ainda mais positivos. 

Ficou interessado pelo assunto? Continue a leitura e descubra como o mercado pode ser uma fonte de inspiração quando o assunto é gestão escolar! 

Por que olhar para sua escola como uma empresa? 

Como comentamos acima, as escolas particulares são também empresas. E enxergar uma instituição de ensino dessa forma significa adotar práticas comuns no mercado, como investir em inovação, desenvolvimento de liderança, adotar novas tecnologias e práticas de marketing.

Essa perspectiva empresarial apresenta uma série de benefícios para a escola. Quando bem aplicadas, as estratégias de empreendedorismo contribuem para aprimorar a qualidade do ensino e fortalecer a reputação da escola na comunidade, por exemplo. 

Educação e empreendedorismo: 5 lições do mercado para a sua escola 

Quer saber como o mercado pode melhorar sua gestão escolar? Confira cinco lições para colocar em prática já! 

1. Faça uma gestão financeira eficiente

Uma coisa é certa: empresas bem-sucedidas são conhecidas pela habilidade na gestão de recursos. No contexto das escolas, a dica é olhar para as finanças com cuidado. Para começar, faça uma análise detalhada dos gastos, identifique áreas que precisam de uma atenção especial e busque tecnologias que permitam uma administração mais eficiente, como o isaac, plataforma de gestão financeira escolar. 

O isaac oferece uma série de soluções financeiras para as escolas, desde gestão da inadimplência e gestão de mensalidade até previsibilidade financeira para garantir os investimentos necessários na sua instituição. 

2. Coloque os clientes no centro 

Quem são os clientes da sua escola? Assim como as empresas, é fundamental que os gestores de escolas compreendam as dores e necessidades dos pais e alunos da sua instituição. 

A escola deve ter canais de comunicação abertos e acessíveis para as famílias. Também devem realizar pesquisas de satisfação regularmente, já que essa é uma forma prática de entender o nível de satisfação com os serviços oferecidos. Essas são apenas algumas práticas para aproximar a escola das famílias e garantir uma experiência mais satisfatória. 

3. Invista em marketing e comunicação

Uma boa comunicação é a base de qualquer empresa e as escolas também devem adotar estratégias de marketing, como criar uma identidade visual, utilizar redes sociais, atualizar o site institucional e enviar newsletters para as famílias. Além de manter a comunidade escolar mais conectada, essa é uma forma de fortalecer a imagem da sua escola e promover conquistas dos alunos. 

4. Busque inovação tecnológica na Educação

Quando falamos em empreendedorismo na Educação, falamos também sobre inovação tecnológica. Pensando nisso, é importante buscar maneiras de integrar tecnologias educacionais à sua instituição. 

E o que são tecnologias educacionais? São recursos tecnológicos para melhorar o processo de ensino e aprendizagem, como aplicativos e plataformas online. Para garantir que a experiência seja bem-sucedida, é interessante oferecer workshops para os professores sobre como levar essas ferramentas para a sala de aula da melhor maneira. 

5. Invista no desenvolvimento de liderança

Assim como nas empresas, investir no desenvolvimento de lideranças na sua escola é fundamental. É importante garantir que tanto educadores quanto a equipe administrativa desenvolva habilidades de liderança. Isso porque bons líderes são capazes de motivar a equipe e garantir um ambiente de aprendizado positivo e inspirador. 

Para isso, você pode planejar mentorias e workshops com os seus colaboradores. Também é importante promover a cultura do feedback, já que esse é um dos pilares para o crescimento profissional. 

Saiba mais sobre o isaac 

O isaac é uma plataforma de gestão financeira escolar que oferece uma série de recursos para a sua escola crescer com uma empresa. Nós cuidamos de questões burocráticas e financeiras para a sua instituição, como gestão da inadimplência, gestão de mensalidades, envio de boletos para as famílias, entre tantas outras. 

Assim, garantimos previsibilidade financeira e recursos para sua escola investir em tecnologia e inovação para atingir melhores resultados! 

Quer saber mais? Clique aqui para entrar em contato e fazer parte dessa comunidade com mais de 1500 escolas em todo o país. 

E se você se interessa por tendências, inovação e gestão escolar, confira o relatório Tendências Educacionais de 2024: Indicadores e perspectivas para a Educação, desenvolvido pelo isaac em parceria com o Escolas Exponenciais. 

O que você achou desse conteúdo?
Mensalidades em dia, o ano todo, sem dor de cabeça
Quero o isaac na minha escola
Gostou do conteúdo? Compartilhe:
Você foi cadastrado com sucesso!
Preencha o formulário corretamente.