Saiba como elaborar uma campanha de matrícula ideal com dicas práticas e eficientes
Sua instituição de ensino já está preparada para a campanha de matrículas do próximo ano? O período de matrícula escolar é o momento mais importante para uma escola particular.
Afinal, o sucesso e a sustentabilidade de um negócio escolar dependem da retenção e captação de novos alunos. Para isso, além de apostar em marketing educacional, é necessário estruturar uma boa campanha de matrículas.
Sabemos que elaborar uma campanha de matrícula é um desafio para muitos gestores. Pensando nisso, preparamos este artigo com estratégias bem práticas para aplicar na sua instituição de ensino a partir de hoje! Continue a leitura para saber mais.
Antes de começar a estruturação da sua campanha de matrícula, é fundamental entender os pilares que sustentam o crescimento do número de alunos em uma escola particular.
Contar com um sólido projeto pedagógico é a base, mas pode não ser suficiente. A instituição de ensino deve focar de maneira integrada em três eixos principais. Se um deles não for bem trabalhado, a taxa de matrículas da sua escola pode não crescer. Confira:
Diante da forte concorrência no mercado educacional, é essencial que os possíveis clientes tenham clareza do que sua escola oferece e como ela se diferencia das demais.
Para construir um posicionamento de marca eficaz, fuja dos clichês e aposte no propósito da sua escola e na visão de mundo que a instituição promove.
Além de buscar novos alunos, monitore o nível de satisfação dos estudantes atuais. O acompanhamento de métricas e a implementação de ações de fidelização podem evitar evasões inesperadas e garantir a rematrícula dos que já estão com você.
Muitas escolas ainda são leigas quando o assunto é marketing educacional, mas é importante colocar em prática ações que tenham como objetivo a captação de alunos.
Agora que você já sabe os três elementos que devem sustentar sua campanha de matrículas escolares, chegou a hora de colocar em prática as principais ações. A ideia é fornecer passos práticos para serem implementados ainda hoje na sua escola.
Afinal, estamos em setembro e o período de matrículas escolares já começou! O primeiro passo para uma boa campanha de matrículas é definir os documentos necessários para a realização da inscrição e, em seguida, mapear a quantidade de vagas disponíveis em cada turma.
Se você já finalizou essas etapas, agora é hora de partir para as fases de avaliação, planejamento e ação!
Elabore um plano com metas realistas baseadas no histórico de evasão e captação de matrículas dos últimos quatro anos. Monte uma tabela, excluindo dados que fujam da normalidade, e analise as possibilidades de crescimento, retenção e evasão da sua escola, considerando também a quantidade de alunos que a escola pode receber.
Para o cálculo de crescimento, não esqueça de incluir os investimentos que fará na escola. Por fim, defina uma meta total de crescimento de matrículas da escola e metas específicas por turmas. Compartilhe com a equipe pedagógica e atribua responsabilidades.
Para assegurar o sucesso do plano de metas, as escolas devem iniciar a campanha de matrícula o quanto antes. Evite a correria de última hora e crie uma cronograma de ações com informações como: tarefa, responsável, prazo, status e observações de acompanhamento.
Dessa forma, você garante que as atividades comecem dentro do prazo adequado, sem atropelos. E o melhor, com tempo hábil para implementar as ações necessárias.
Com resultados de avaliações simples, como pesquisa de satisfação (NPS) e pesquisa de intenção de rematrícula, é possível obter uma visão mais clara sobre o nível de satisfação na sua escola.
Questione “Em uma escala de 0 a 10, qual a probabilidade de você indicar a nossa escola para um colega ou amigo?” para obter os dados para a pesquisa de satisfação (NPS). Já para analisar o cenário de intenções de rematrículas, pergunte “Neste momento, qual é a sua posição a manter o seu filho na escola no ano seguinte?”.
Isso permite tomar decisões mais objetivas em sua campanha de matrícula, como direcionar ações voltadas para as turmas com mais alunos indecisos ou silenciosamente insatisfeitos, por exemplo.
Se sua escola ainda não acompanha as métricas de funil de vendas, é de hora de começar a mensurar o número de contatos, visitas e matrículas separadamente.
Esses dados permitirão identificar qual etapa do funil precisa de mais atenção. Se os contatos não estão se convertendo em visitas, por exemplo, promova ajustes na área de atendimento ao cliente.
Você se lembra das metas que você definiu lá no início da campanha? Elas não podem ser esquecidas durante todo período de matrículas escolares. Por isso, é papel do gestor criar rituais semanais ou quinzenais de acompanhamento de métricas com as equipes de captação, retenção e gestão.
Possuir uma equipe alinhada com processos otimizados e ferramentas facilitadoras é essencial para garantir uma campanha de matrícula escolar de sucesso. Avalie o trabalho do time e ofereça feedbacks eficientes. Com essas ações, formará uma equipe mais preparada.
Sua instituição está presente em quais plataformas digitais? Uma instituição interessada em aumentar a taxa de matrículas escolares precisa marcar presença em diferentes canais digitais.
Um site, um perfil profissional no Instagram e uma conta no Google Meu Negócio são itens básicos do seu checklist digital. Afinal, são nesses canais que os clientes vão procurar conhecer mais sobre a sua escola e até realizar um primeiro contato.
Crie conteúdo digital para seu site e outras redes sociais que se alinhem com seu posicionamento de marca, respondendo as principais dúvidas dos clientes.
Assuntos como apresentação da infraestrutura do prédio escolar, processos de adaptação, depoimentos de pais e rotina da escola são bons temas para as redes sociais. Outros tipos de materiais também são bem-vindos.
Realize reparos e reformas para manter a infraestrutura escolar atrativa para os estudantes. Um cuidado estético com o ambiente escolar é muito bem visto pelas famílias.
Além disso, monte uma sala de matrículas equipada e otimizada, com apresentação digital, material publicitário, brindes e tabela de preços e descontos. Ações como essas podem contribuir para uma taxa de conversão de matrículas de sucesso.
O isaac é a maior plataforma de gestão financeira escolar do Brasil e o seu principal parceiro na hora de investir em estratégias para captação e retenção de alunos!
Isso porque o isaac oferece uma série de facilidades para a gestão escolar, contribuindo assim para a fidelização das famílias com a escola. Com diversas soluções financeiras, o isaac traz recursos que farão sua escola se destacar, atraindo e retendo alunos.
Além disso, o isaac ainda administra toda a questão burocrática e financeira da sua escola. Com tantas soluções financeiras, sua instituição terá mais tempo para investir na campanha de matrículas, tornando esse período mais tranquilo para os gestores.
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