Usamos cookies para personalizar e melhorar a sua experiência.
Para saber mais, consulte a nossa Política de cookies.

Fechar

Está curtindo o conteúdo?

O Boletim isaac entrega semanalmente, na sua caixa de entrada, mais materiais como esse.
Inscreva-se aquiNão quero me inscrever.
Pedagógico

5 ideias criativas de como comemorar o carnaval na escola

A festa popular é uma ótima oportunidade de promover a integração, a criatividade e a consciência cultural entre os alunos.

Publicado em
8/1/2024
05min
💡 Dica: se a palavra estiver azul, ela é clicável e te leva ao link com mais detalhes!

O ano letivo começa e logo se iniciam os preparativos para uma das datas comemorativas mais animadas do ano: o carnaval! Na hora de comemorar o carnaval na escola, basta colocar a criatividade em prática e se inspirar nas tradições da festa popular. 

Além de ser um momento de diversão para os estudantes, o carnaval na escola é também uma forma de promover a integração, a criatividade e a consciência cultural entre os alunos. Afinal, existe muita história por trás de uma das festas mais amadas do Brasil! 

Gostou da ideia de levar a data para o calendário escolar e está buscando inspiração de como comemorar o carnaval na escola? Então continue a leitura! Preparamos algumas ideias criativas para celebrar com alunos e familiares. Confira! 

A história do carnaval

Antes de partir para as atividades de carnaval na escola, vamos conhecer mais sobre a história da festa? Essa pode ser uma ótima fonte de inspiração na hora de planejar o carnaval na sua instituição de ensino. 

Quando falamos em carnaval, facilmente pensamos nas festividades brasileiras, com muito samba e marchinha. No entanto, sua história é antiga e tem raízes na Antiguidade, em rituais como as festividades em honra ao deus grego Dionísio e as celebrações romanas do Saturnália. 

Ao longo dos séculos, o carnaval foi incorporando elementos de diferentes culturas até se tornar o que conhecemos hoje. Aqui no Brasil, a festa tem influências indígenas, africanas e europeias. O resultado é uma festa marcada por desfiles de escolas de samba, blocos de rua e uma explosão de música, dança e alegria.

A importância de trabalhar o carnaval na escola

Mais do que uma festa, fazer  atividades de carnaval na escola é uma ótima maneira de abordar aspectos culturais, históricos e sociais de forma lúdica e envolvente com alunos de diferentes idades. 

Entre tantas cores, músicas e fantasias, as atividades relacionadas ao carnaval são importantes no contexto escolar por estimular a criatividade e a expressão artística dos estudantes. Outro ponto interessante é que elas fortalecem o senso de união e comunidade, já que envolvem momentos de descontração entre os alunos e até as famílias.

5 atividades de carnaval na escola 

1. Oficina de máscaras 

Fazer uma oficina de máscaras é uma ótima forma de levar as cores e a alegria do carnaval para a sala de aula. A atividade estimula as crianças a expressarem sua criatividade, além de trabalhar as habilidades artísticas e manuais. 

Esse também pode ser um bom momento para apresentar aos alunos sobre a tradição cultural do uso das máscaras, abordando aspectos históricos e culturais do carnaval. No final da atividade, as crianças podem fazer um desfile de máscaras apresentando suas produções. 

2. Conhecendo os ritmos brasileiros

O carnaval é uma festa feita de muitos ritmos musicais. Que tal apresentá-los aos alunos? Organize atividades de carnaval na escola com samba, frevo, marchinha e maracatu para eles conhecerem a diversidade cultural brasileira. 

Uma ideia interessante é fazer uma oficina de criação de instrumentos musicais simples, assim os alunos podem brincar e experimentar os diferentes ritmos. Também é possível convidar músicos locais para apresentações na escola. 

3. Fantasias sustentáveis

Já pensou em unir carnaval com sustentabilidade? Uma atividade interessante é propor uma oficina de fantasias sustentáveis. A ideia é reaproveitar materiais como jornais, garrafas plásticas, tampinhas, tecidos usados e outros recursos que podem ser reutilizados para criar fantasias. 

A escola pode promover um desfile de fantasias ou até criar um concurso para eleger as mais criativas. Além de estimular ao máximo a criatividade e a expressão artística dos alunos, a atividade de carnaval trabalha a consciência ambiental. 

4. Um pouco de história 

Também é importante pensar nos alunos mais velhos na hora de planejar as atividades de carnaval na escola. Os professores podem separar as turmas em grupos e orientar pesquisas sobre o carnaval em diferentes regiões do Brasil. 

A ideia é que eles apresentem o conteúdo aos colegas, compartilhando informações sobre a histórias e as tradições. Essa é uma ótima forma de trabalhar a diversidade cultural e exercitar a habilidade de pesquisa dos alunos. 

5. Bloquinho das famílias 

O carnaval é uma festa para ser celebrada em comunidade, então nada melhor do que envolver os familiares na comemoração. Sua instituição de ensino pode organizar um bloquinho para toda a comunidade escolar com muita música, dança e diversão. 

Essa é uma forma de aproximar a família da escola e proporcionar um momento especial de convívio entre pais, alunos e educadores.

Como o isaac pode te ajudar? 

Agora que você já sabe como comemorar o carnaval na escola, é hora de planejar as atividades. Mas, como conseguir tempo para isso? Não se preocupe, o isaac está aqui para te ajudar! 

Somos uma plataforma de gestão escolar e oferecemos soluções financeiras para as escolas. Fazemos a gestão de mensalidades, administramos a inadimplência, oferecemos todo suporte necessário às famílias e muito mais. 

Enquanto cuidamos de questões burocráticas e financeiras da sua instituição, você tem mais tempo para investir no planejamento de datas comemorativas. Clique aqui para conhecer nossas soluções financeiras e garantir um carnaval na escola de sucesso!

O que você achou desse conteúdo?
Mensalidades em dia, o ano todo, sem dor de cabeça
Quero o isaac na minha escola
Gostou do conteúdo? Compartilhe:
Você foi cadastrado com sucesso!
Preencha o formulário corretamente.