Usamos cookies para personalizar e melhorar a sua experiência.
Para saber mais, consulte a nossa Política de cookies.

Fechar

Está curtindo o conteúdo?

O Boletim isaac entrega semanalmente, na sua caixa de entrada, mais materiais como esse.
Inscreva-se aquiNão quero me inscrever.
Gestão

Como o isaac pode ser seu amigo no planejamento escolar

Como bons parceiros que somos, para comemorar o Dia Internacional da Amizade, no dia 30 de julho, preparamos um artigo com dicas para organizar 2023

Publicado em
22/7/2022
09 min
💡 Dica: se a palavra estiver azul, ela é clicável e te leva ao link com mais detalhes!

Você sabia que o Dia Internacional da Amizade é comemorado em 30 de julho? Como bons parceiros que somos, preparamos um artigo especial para que você, gestor, possa realizar o planejamento  2023 da sua escola da melhor forma possível.

Afinal, é neste momento que os mantenedores e a coordenação pedagógica discutem, planejam e articulam as principais atividades que serão desenvolvidas na instituição ao longo do ano letivo.

Além de nortear o que será realizado nos dois semestres, tanto pelos professores quanto pelos alunos, o planejamento escolar tem o intuito de, a longo prazo, melhorar o desempenho dos estudantes e até mesmo a qualidade do ensino oferecido.

E a importância de um bom planejamento escolar é um assunto tão relevante que foi tema da 4ª Edição do Check-in, evento realizado pelo isaac. A iniciativa contou com a participação da Marina Cordaro Camargo, consultora de escolas privadas e sócia da Corus Consultores.

Separamos os principais momentos deste encontro e vamos, agora, compartilhar com você!

 

Planejamento escolar de 2023

Você deve estar se perguntando como o isaac pode ser seu amigo no planejamento escolar de 2023, não é mesmo?

Antes de falarmos propriamente disso, é preciso saber que a especialista na área educacional Marina Cordaro Camargo afirma que o momento ideal para o planejamento de 2023 é agora!

Ela ainda ressalta que as escolas já devem estar prontas na virada do semestre para iniciar as vendas do próximo ano.

E é exatamente neste ponto que entra o isaac, pois para tornar tudo isso possível, é necessário ter fluxo de caixa.

A gestão financeira escolar precisa ter previsibilidade e equilíbrio sobre os valores que entram e saem da instituição de ensino. Isso vai ser determinante para evitar problemas financeiros e, ainda, ajuda a compreender o quanto é necessário para manter o bom funcionamento da escola.

Ao ser um parceiro do isaac, você receberá as mensalidades em dia, o ano todo, sem dor de cabeça. Assim você não tem mais preocupações com a inadimplência, já que o isaac proporciona para você o valor integral, todo mês.

Com a saúde financeira da escola em dia, fica mais fácil para a gestão conseguir ter sucesso no planejamento escolar.

Benefício do amigo isaac

O Dia Internacional da Amizade foi instituído pela ONUOrganização das Nações Unidas, com o objetivo de promover a cultura da paz entre todos os povos, além de celebrar a diversidade cultural e o respeito.

Quando pensamos nesta data, é praticamente impossível não lembrar daquele amigo especial, parceiro para todas as horas, que está sempre disposto a nos ajudar, concorda?

Sabendo da importância do planejamento escolar, é exatamente esse tipo de amizade sincera que o isaac quer proporcionar para você, diretor. Confira as vantagens de ter o isaac como seu amigo neste processo:

1. Relatório de repasse

2. Relatório de cobrança

3. Relatório de matrícula

4. Criação de contatos

5. Edição de dados cadastrais

6. Edição de vencimento e descontos de parcelas não pagas

7. Comprovante de pagamentos

8. Atendimento para as famílias em horários estendidos

9. Múltiplas formas de pagamento da mensalidade escolar para o responsável financeiro pelo aluno

Com a receita mensal da instituição de ensino garantida pelo isaac, sem atraso ou qualquer outra complexidade, e somando todos esses benefícios, você consegue ter previsibilidade sobre o fluxo de caixa e mais tranquilidade para poder fazer o planejamento escolar 2023.

Aproveite para saber mais sobre os principais métodos eficazes de planejamento escolar para o segundo semestre.

Dicas de ouro para o planejamento escolar 2023

“Quem avisa, amigo é”. Pode até ser clichê usar esse velho ditado popular, mas a Marina Cordaro Camargo foi muito boa amiga trazendo uma dica bem valiosa para os gestores escolares.

Durante a 4ª Edição do Check-in, a profissional deixou super clara a importância de não comunicar para as famílias os preços das mensalidades escolares de 2023 antes do dia 10 de outubro deste ano.

E ela afirma isso baseada em dois parâmetros: um é o político, já que vivemos uma das maiores polarizações da história recente do país; o outro é a economia, que apresenta crescimento lento e inflação alta.

Para Marina, a melhor estratégia para se defender dos efeitos dessas incertezas é aguardar essa data que citamos ali em cima.

Ela acredita que a inflação deve se manter elevada, porém mesmo os especialistas não conseguem prever em qual nível estará. Os juros devem continuar subindo e a economia, por vez, deve seguir “patinando”.

 

Informações para usar no planejamento escolar

A Corus Consultoria, empresa especializada na gestão de escolas particulares desde 1988, forneceu algumas informações muito importantes, que podem fazer a diferença para os gestores se organizarem para o planejamento escolar de 2023.

Primeiramente, é preciso observar o atual momento do mercado educacional. Um dos pontos é que, com a pandemia da Covid-19, muitas escolas de Educação infantil fecharam e, infelizmente, a expectativa é que várias ainda fechem.

De acordo com a consultoria, estima-se que 80% dos alunos de Educação infantil frequentavam escolas que ofereciam apenas essa etapa de ensino. Por isso, elas foram e, ainda são, tão afetadas com a saída dos alunos.

Foi também durante o cenário pandêmico que aconteceram aumentos nos descontos das mensalidades escolares. E, agora, as instituições de ensino enfrentam resistência de algumas famílias para a retirada desse benefício.

Uma pesquisa da Corus mostra que, em 2021, os descontos chegaram a 21,30%. A maior taxa registrada desde o ano 2005, período em que foi analisado pelo estudo. Em 2022, os números ficaram em 20,90%.

Diante de todo esse cenário desafiador, os especialistas recomendam que agora é a hora para focar na divulgação e no atendimento

Há ainda crianças que continuam em casa, fora da escola! E as estratégias para captar esses alunos devem fazer parte do seu planejamento!

 

Pesquisa isaac

O isaac, a maior plataforma de serviços financeiros feita para escolas particulares, ouviu 180 escolas para saber em que momento foram lançadas as campanhas de matrícula em 2021. Confira as respostas:

- 42,2% em setembro

- 28,9% em outubro

- 25% em agosto

isaac indica

Conteúdo que a gente acha que pode gostar:

Campanha de rematrícula: tudo o que sua escola precisa saber

O que você achou desse conteúdo?
Mensalidades em dia, o ano todo, sem dor de cabeça
Quero o isaac na minha escola
Gostou do conteúdo? Compartilhe: