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Pedagógico

Como a escola pode auxiliar a saúde mental dos alunos

5 dicas que podem ajudar a sua escola a intensificar ações que promovam o bem-estar das crianças e adolescentes de forma acolhedora

Publicado em
25/10/2022
06 min
💡 Dica: se a palavra estiver azul, ela é clicável e te leva ao link com mais detalhes!

Desde a retomada das aulas presenciais, após o longo período de isolamento social devido à pandemia da Covid-19, aumentaram os casos de depressão e ansiedade nos alunos.

O cenário, infelizmente, é desafiador e mostra que é urgente olhar com cuidado e atenção para a saúde mental nas escolas. Focar em projetos que melhorem o bem-estar dos estudantes é fundamental neste momento, gestor.

Diante disso tudo, é papel da gestão proporcionar um equilíbrio nas questões emocionais das crianças e dos adolescentes para que eles se sintam acolhidos no ambiente escolar.

E isso pode fazer a diferença no processo de ensino e aprendizagem, contribuindo para evitar a evasão escolar e aumentando a retenção. Afinal, quando os estudantes se sentem seguros, consequentemente a família também fica mais confiante.

Para ajudar você, gestor, a pensar em ações que impulsionam a saúde mental na Educação, preparamos algumas sugestões inspiradoras.

Esperamos que essas ideias podem contribuir com o desenvolvimento físico, psíquico e social dos seus alunos, agradando toda a comunidade escolar e ajudando a sua instituição a se destacar da concorrência. Inspire-se!

5 ideias para debater a saúde mental nas escolas

Mostre que há maneiras para lidar com esses transtornos e que ninguém precisa sofrer sozinho. É uma boa oportunidade para falar com as crianças e os adolescentes sobre como o período do isolamento social afetou a saúde mental, deixando muitas pessoas deprimidas e ansiosas. E que elas não foram as únicas afetadas.

Confira as 5 dicas que preparamos para que você, gestor, possa colocar em prática na sua escola.

1. Dê uma força na autoestima

Como todos nós sabemos, a pandemia provocou uma grande defasagem escolar. São muitos os alunos que não conseguiram um bom desempenho durante o ensino remoto.

Agora, com as aulas presenciais, as diferenças na assimilação do conteúdo ficaram mais evidentes, o que pode afetar a autoestima daqueles que não se saíram tão bem assim durante as aulas remotas.

Apesar de ser grande o desejo de que todos os alunos evoluam no processo de ensino e aprendizado, o que os educadores devem saber é que o momento pede um pouco mais de cautela.

Essa lacuna no ensino pode afetar demais a autoestima de muitos estudantes e isso pode impactar ainda mais a saúde mental. Dessa forma, pode ser bastante valioso valorizar esses alunos.

Percebeu que aquela criança que não está indo bem em matemática gosta de música? Planeje alguma atividade para que ela tenha a oportunidade de compartilhar essa habilidade em sala de aula.

E lembre-se que recuperar o aprendizado dos alunos no pós-pandemia, muitas vezes pode significar proporcionar um ambiente escolar ainda mais acolhedor.

2. A escola é lugar da empatia

A pandemia mostrou, com bastante força, que a saúde mental na escola precisa ser encarada com seriedade, sensibilidade e atenção, não é mesmo?

Crianças e adolescentes estão sofrendo e os motivos dessas dores jamais devem ser desconsiderados pelos gestores e educadores.

Pelo contrário. É preciso que todo colaborador seja empático, tornando a escola um ambiente acolhedor, confortável e seguro. Os alunos precisam sentir-se à vontade para demonstrar seus sentimentos e fragilidades.

É na gentileza do dia a dia, na conversa acolhedora e na escuta ativa que sua instituição de ensino vai se fortalecendo cada vez mais, conquistando os alunos e suas famílias e, dessa forma, alcançando bons resultados na captação e retenção de alunos.

São detalhes que fazem a diferença. Por isso, não poupe esforços em manter esse cuidado alinhado com sua equipe e, sempre que necessário, invista em capacitações, cursos e palestras.

3. Atue na prevenção

Falar sobre depressão e ansiedade na infância e na adolescência, certamente, não é o assunto preferido de nenhuma instituição de ensino. Mas fingir que esses transtornos mentais, como são chamados pelos especialistas, não estão acontecendo, certamente não é a melhor escolha.

Mais do que nunca, conversar, debater e ensinar sobre a saúde mental é um dos grandes desafios da atualidade na Educação. Isso não significa que é preciso abordar o assunto de maneira triste e melancólica.

Para as crianças menores, da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental, por exemplo, peças teatrais, atividades com músicas e contação de histórias podem ser boas alternativas para falar sobre a temática.

Com os estudantes mais velhos, do Fundamental e do Novo Ensino Médio, é possível pensar em oficinas, palestras e rodas de conversas. Aqui, o mais importante é ter a clareza de que o acesso à informação é fundamental e que pode, inclusive, salvar vidas!

4. Desenvolva as habilidades socioemocionais

A própria BNCC – Base Nacional Curricular Comum estabelece que todas as instituições de ensino devem desenvolver as competências socioemocionais.

Uma maneira bem interessante de fazer isso é por meio de projetos literários, que possibilitam aprofundar sobre os sentimentos, estimulam a empatia e possibilitam inúmeras reflexões individuais e coletivas.

 

Fale com as famílias sobre saúde mental na escola

Debater sobre saúde mental nas escolas também é um convite para se aproximar dos responsáveis pelos alunos. Assim como para os estudantes, os tempos foram difíceis também para as famílias, que precisam ser acolhidas pelas instituições de ensino.

Vale a pena lembrar que os responsáveis pelos alunos também têm um grande impacto no desempenho escolar.

Aproveite para, mais uma vez, atuar na prevenção. Pode ser bem importante agendar uma reunião de pais e conversar com essas famílias sobre os principais sintomas de depressão e ansiedade em crianças e adolescentes.

É preciso que escola e familiares caminhem juntos, lado a lado, para cuidar da saúde mental dos estudantes. E há alguns sinais que educadores, mães, pais e cuidadores devem ficar atentos. São eles:

  • Falta de autoestima: criança e/ou adolescente que se sente incapaz, precisa de um olhar mais atento dos seus responsáveis

  • Sonolência frequente: seja em casa ou na escola, o excesso de sono pode indicar algum problema emocional

  • Preferência por ficar isolado: ao perceber que o aluno evita o contato com outras crianças ou até mesmo com professores e outros adultos, pode ser a hora de buscar ajuda profissional

  • Muita ansiedade: ao notar que a ansiedade está exagerada, atrapalhando na concentração, tirando ou aumentando o apetite ou prejudicando o sono, talvez seja um sinal de que a saúde mental esteja afetada

Se preciso, peça ajuda de profissionais especializados

É preciso deixar claro que saúde mental na escola não significa, necessariamente, que gestores, mantenedores e educadores têm de resolver sozinhos todas as questões emocionais dos estudantes.

Está tudo bem contar com ajuda especializada ou orientar as famílias para buscarem apoio profissional para lidar de maneira mais adequada ainda com os fatores psicológicos.

Se você, gestor, mantém esse olhar atento, identificando o aluno que precisa de encaminhamento e debatendo sobre o tema em sala de aula, saiba que você está cumprindo muito bem o seu papel!

10 de outubro: Dia Mundial da Saúde Mental

Em 1992, a data 10 de outubro passou a ser considerada como o Dia Mundial da Saúde Mental. E, 30 anos de ter sido instituída pela Federação Mundial de Saúde Mental, promover reflexões sobre esse assunto, passou a ser ainda mais importante, principalmente no ambiente educacional.

Que tal aproveitar essa data para conversar com os alunos sobre a importância da data? Não há dúvidas que abordar esse dia em específico na escola é super importante e que a Educação tem um papel fundamental para contribuir com o bem-estar dos estudantes.

isaac indica

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