Saiba como esse período de ofertas pode atrair a atenção dos alunos e das famílias por meio de ações rentáveis, mas sem comprometer a saúde financeira da sua escola
Desde 2010, o mês de novembro passou a ser marcado no Brasil pela promoção Black Friday, quando lojistas promovem aquelas ofertas tentadoras e os consumidores aproveitam para adquirir produtos e serviços com descontos.
Já parou para pensar que sua escola também pode aproveitar essa data realizando algumas ações que sejam rentáveis, gestor?
É uma maneira bastante interessante para conseguir atrair a atenção dos estudantes e das famílias, se destacando da concorrência, além de auxiliar na captação e retenção de alunos.
Pode parecer complicado, mas fique tranquilo que vamos explicar direitinho como você pode fazer tudo isso. Se quiser, dá uma olhadinha neste outro artigo para saber como aproveitar essas ofertas e o que comprar na Black Friday que pode destacar a sua escola.
Geralmente, as famílias deixam para comprar novos uniformes quase que praticamente na véspera de começar o primeiro semestre do ano letivo.
Mas, como é algo que todos os alunos vão precisar ao longo do ano, pode ser uma ótima oportunidade aproveitar a Black Friday e antecipar essa venda para o mês de novembro.
É uma ótima maneira de conseguir adiantar alguns valores, que só entrariam na conta da escola meses mais tarde.
Para chamar a atenção dos responsáveis dos estudantes, ofereça descontos interessantes. Entretanto, assim como todas as ações promocionais, é preciso levar em consideração a saúde financeira escolar.
Lembre-se que os valores devem ser atrativos, mas precisam ajudar na rentabilidade da sua escola, certo?
Como andam as campanhas de matrícula e rematrícula na sua instituição de ensino? Você, gestor, já atingiu sua expectativa ou está precisando de uma ajudinha neste processo?
Se você é do time que, na reta final do segundo semestre, está correndo atrás de novas ações para ter ainda mais sucesso na captação e retenção de alunos, pode ser interessante pensar em dar algum descontinho para quem se matricular durante a promoção Black Friday.
Para as famílias que ainda estão em dúvida na hora de escolher a escola dos filhos para o próximo ano, uma promoção assim pode ser tentadora. Por exemplo, veja se é possível oferecer descontos para os pais que pagaram as mensalidades em dia nos últimos 3 ou 5 meses.
Então, primeiramente, alinhe com a gestão financeira escolar quais os valores podem ser oferecidos para não prejudicar o seu fluxo de caixa. Então, defina se o desconto será para todas as mensalidades escolares ou apenas em alguma específica.
Converse também com o jurídico para que esses detalhes estejam bem claros no contrato.
A inadimplência é um dos principais motivos das dores de cabeça da sua gestão escolar? Infelizmente, nós sabemos que as mensalidades escolares atrasadas podem comprometer todo o fluxo de caixa, e sanar esse problema é o sonho de todo gestor, não é mesmo?
E se sua escola utilizar a promoção Black Friday para oferecer descontos nos valores atrasados? Pode ser uma excelente oportunidade para sua instituição reduzir a quantidade de mensalidades em atraso, concorda?
Sabemos também que, para muitos gestores, cobrar as famílias inadimplentes não é uma tarefa fácil. Mas saiba que isso é necessário para conseguir se recuperar financeiramente.
Treine uma equipe ou uma pessoa responsável para que essa cobrança seja gentil e firme. Se sentir que é necessário, estude algumas estratégias para cobrar as famílias inadimplentes.
Outro detalhe muito importante é que você precisa ter certeza de que seu time está alinhado com as regras da promoção e que não há dúvidas sobre esse assunto.
Existe uma outra solução bastante oportuna e eficiente para o gestor escolar que busca conquistar a inadimplência zero e, finalmente, ficar com as contas escolares em dia: o isaac, a maior plataforma de soluções financeiras feita para escolas particulares, garante a receita mensal da instituição em dia, o ano todo, sem atrasos e sem dor de cabeça.
Ao planejar ações promocionais e rentáveis para a sua escola que serão realizadas durante o mês de novembro, vale a pena pensar em estratégias voltadas para os alunos que já estão matriculados, com o intuito de evitar a evasão escolar.
Que tal aproveitar a Black Friday para dar início a uma campanha de indicação? Pode ser interessante sua escola oferecer para as famílias um desconto na mensalidade para quem fizer indicação da instituição e que resulte em novas matrículas.
Aqui também é preciso de uma atenção especial. Afinal, é preciso definir alguns pontos, como:
- O desconto será em mais de uma mensalidade escolar? Deixe bem claro o percentual e por quantos meses ele será válido
- É fundamental que os responsáveis pelos alunos saibam que, mesmo que eles indiquem, se não resultar em matrícula escola efetivada, o desconto não será aplicado
- Planeje com sua equipe se o desconto será ou não acumulativo em caso de existir família que faça indicação e consiga retornar em mais de uma matrícula para a instituição
Inicialmente, Black Friday foi criada nos Estados Unidos na década de 1990. Trata-se de um dia promocional, quando as empresas vendem seus produtos com descontos.
No Brasil, a promoção passou a ser utilizada pelos lojistas em 2010. Por aqui, é bastante comum alguns segmentos não fazerem apenas um dia de promoção e estenderem as ofertas durante uma semana ou até mesmo durante todo o mês de novembro.
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