Usamos cookies para personalizar e melhorar a sua experiência.
Para saber mais, consulte a nossa Política de cookies.

Fechar

Está curtindo o conteúdo?

O Boletim isaac entrega semanalmente, na sua caixa de entrada, mais materiais como esse.
Inscreva-se aquiNão quero me inscrever.
Pedagógico

5 ideias de como comemorar o Dia da Escola

Aproveite a data para celebrar a importância da escola e aproximar as famílias da sua instituição de ensino.

Publicado em
8/2/2024
05min
💡 Dica: se a palavra estiver azul, ela é clicável e te leva ao link com mais detalhes!

É hora de começar os preparativos para celebrar o Dia da Escola! Datas comemorativas como essas são uma ótima oportunidade para fortalecer os laços de toda a comunidade escolar, além de apresentar temas importantes para a formação dos estudantes. 

Pensando nisso, preparamos algumas dicas de como tornar essa data ainda mais especial com atividades para o Dia da Escola que ressaltam a importância da escola e promovem a integração e o senso de pertencimento.  

Continue a leitura para descobrir como fazer do Dia da Escola uma celebração divertida e envolvente para todos! 

Qual a importância do Dia da Escola?

No Brasil, o Dia da Escola é celebrado em 15 de março. A data comemorativa foi criada pelo governo federal com o objetivo de reconhecer o valor dessa instituição tão importante para todos.

Incluir o Dia da Escola no calendário escolar com comemorações e atividades especiais é uma forma de valorizar o trabalho dos educadores e colaboradores, afinal, a escola é a base da sociedade. 

Também é um momento para a instituição reforçar o seu compromisso com uma educação de qualidade, além de celebrar os laços entre estudantes, colaboradores e familiares. 

Deu para perceber o quanto essa data é importante, né? Agora é hora de saber como comemorar o Dia da Escola. Vamos lá? 

Como comemorar o Dia da Escola? 

O Dia da Escola pode ser comemorado de diferentes formas. É possível fazer atividades, brincadeiras, eventos com a família e ainda homenagear professores e colaboradores. Vale aproveitar para promover momentos que engajam os estudantes e cultivam o senso de pertencimento. 

Listamos algumas atividades para o Dia da Escola para você se inspirar. Confira algumas ideias de como comemorar a data! 

1. Mural artístico

A arte é sempre um bom caminho para atividades escolares inspiradas em datas comemorativas. Uma ideia interessante é construir um mural com elementos que celebram a importância da escola. 

Os estudantes podem escrever palavras-chave ou frases que representam a escola. No caso dos mais novos, os professores podem propor que façam desenhos sobre o que a escola significa para eles. Os murais de cada turma podem ser expostos nos corredores da escola na semana do Dia da Escola. 

2. Apresentação cultural

Que tal organizar uma apresentação para as famílias? Pode ser uma peça de teatro, uma performance musical ou até uma exposição com artes dos estudantes. Além de incentivar o desenvolvimento artístico, é uma forma de promover a integração entre os alunos e aproximar a família da instituição. 

Como são atividades que exigem certo planejamento, é importante começar os ensaios e preparativos com antecedência para garantir um bom resultado! 

3. Gincanas 

Aproveite a data para promover gincanas com os alunos. Essa é uma ótima forma de promover a integração e o espírito de equipe na escola! 

Além das clássicas gincanas esportivas, com desafios de corrida, queimada e outras atividades físicas, é possível fazer uma gincana cultural, onde os alunos respondem a quizzes de conhecimentos gerais. 

Outra ideia interessante é propor uma gincana solidária com atividades que envolvem a arrecadação de alimentos ou doações de brinquedos ou livros para organizações sociais. 

4. Rodas de conversa 

Os alunos mais velhos podem e devem fazer parte das atividades do Dia da Escola. Que tal organizar rodas de conversa sobre a importância da escola na sociedade? Abra espaço para os estudantes falarem suas perspectivas e trocarem percepções sobre o ambiente escolar. 

Esse é um momento interessante para abordar assuntos relacionados à diversidade e inclusão, ressaltando a escola como um espaço de aprendizado e troca de conhecimento sobre outras realidades. 

5. Famílias na escola 

Além da apresentação artística, é possível promover outras atividades para as famílias na escola. A instituição pode organizar uma palestra com um especialista em Educação sobre temas relevantes para os pais, por exemplo. Essa é uma troca enriquecedora para as famílias, já que fortalece relações e reafirma o compromisso da instituição de ensino no compromisso com o desenvolvimento dos estudantes. 

Conheça o isaac

É provável que você esteja se perguntando como encontrar tempo para organizar essas atividades, né? Não se preocupe! Estamos aqui para te ajudar. 

O isaac é a maior plataforma de soluções financeiras para escolas, isso significa que cuidamos de questões financeiras e burocráticas, assim você consegue investir mais tempo para planejar as datas comemorativas.

Garantimos mensalidades em dia, previsibilidade financeira e trabalhamos para a sua escola crescer de forma saudável. Sem falar que nos responsabilizamos pela cobrança de pais e responsáveis, o que faz com que a relação com os familiares seja mais tranquila. 

Quer saber mais? Entre em contato conosco para saber como podemos ajudar a sua escola! 

O que você achou desse conteúdo?
Mensalidades em dia, o ano todo, sem dor de cabeça
Quero o isaac na minha escola
Gostou do conteúdo? Compartilhe:
Você foi cadastrado com sucesso!
Preencha o formulário corretamente.