Durante o check-in isaac, Christian Coelho deu dicas valiosas para captar e reter alunos. Ele acredita que o momento é de grandes oportunidades. Confira!
Definir o reajuste das mensalidades escolares e lançar a campanha de matrícula e rematrícula são os principais desafios enfrentados pelas instituições de ensino no segundo semestre.
Entretanto, o cenário totalmente atípico deste ano tem deixado muitos diretores e mantenedores apreensivos.
Afinal, enquanto há escolas que estão se recuperando financeiramente dos reflexos da pandemia da Covid-19, ainda estamos passando por eleições presidenciais e, logo menos, começa a Copa do Mundo.
Assim como você, gestor, nós sabemos que a economia segue instável, que a inflação continua alta e, diante disso tudo, fica mais difícil planejar uma boa gestão estratégica escolar, não é mesmo?
Mas temos uma boa notícia e acreditamos que ela pode impulsionar sua escola: a campanha de matrícula e a retenção de alunos pode ser bem melhor do que nos anos anteriores.
Quem afirma isso é Christian Coelho, CEO do Grupo Rabbit Educação. Para ele, há chances reais de crescimento do número de estudantes, aumento do ticket médio e redução da inadimplência.
Em setembro, o especialista participou da 5ª do Check-in isaac, evento on-line, gratuito e trimestral, que oferece uma consultoria para as escolas parceiras.
Na ocasião, Christian falou sobre as principais estratégias para encantar, atrair e reter alunos. Foi um papo muito rico e com ótimas orientações. Confira agora as dicas de conteúdo que preparamos exclusivamente para você, gestor.
Uma pesquisa realizada pela Explora, uma das iniciativas do Grupo Rabbit Educação, revela que aproximadamente 15% dos alunos ainda não retornaram às aulas devido à pandemia da Covid-19.
O levantamento também mostra que esses estudantes também não migraram para escolas públicas. Ou seja, durante o período do isolamento social, muitas instituições de ensino sofreram com a evasão escolar e, até agora, há crianças que ainda permanecem em casa.
Algo importante a ser lembrado pela gestão escolar é que, no Brasil, a Educação Básica é obrigatória apenas a partir dos 4 anos.
E esse é um dos motivos que levou, infelizmente, a Educação Infantil ser um dos segmentos educacionais mais afetados pela crise sanitária, já que sem a obrigatoriedade do ensino, diversas famílias optaram por tirar os filhos da escola, até mesmo por questões econômicas.
Mas esse cenário pode estar com os dias contados. Otimista com o atual momento, Christian Coelho acredita que agora é a hora de conquistar essas famílias e fazer uma boa captação de alunos.
E sabe qual a primeira orientação que ele deixa para os gestores? Antecipar e engajar. Isso mesmo! Para ele, o melhor a ser feito é lançar as campanhas de rematrícula e captação de alunos com antecedência.
Feito isso, a recomendação é colocar em prática um projeto de engajamento, que deve ser realizado ao longo de todo o processo de captação e retenção, para conseguir manter uma conexão, principalmente com os responsáveis pelos estudantes que seguem sem tomar uma decisão concreta para efetivar a matrícula.
Agora, uma dica de ouro: a partir de análises e ampla vivência no mercado, Christian prevê um crescimento na campanha de rematrícula neste mês de outubro, atingindo uma queda bastante expressiva em dezembro.
Porém, em janeiro de 2023, ele acredita que os números voltem a crescer, alcançando um grande pico em janeiro. Com essas informações privilegiadas, certamente fica mais fácil para conseguir alinhar com eficiência a gestão estratégica escolar, concorda?
Para se destacar da concorrência, as escolas privadas precisam oferecer um ensino de qualidade, ter excelentes professores, uma boa estrutura física e projetos pedagógicos diferenciados.
Certamente, a soma de tudo isso é fundamental para evitar a evasão escolar, além de contribuir para a campanha de rematrícula e para a captação de alunos.
Mas tem outro fator que é super importante: focar em um atendimento exemplar.
Sabia que a experiência que as famílias têm ao entrar em contato com a instituição de ensino pode impactar até no financeiro escolar? Já que um bom atendimento para as famílias pode contribuir para a saúde financeira da sua escola.
Durante a 5ª edição do check-in isaac, Christian Coelho mostrou um levantamento que traz as principais reclamações dos familiares em relação ao atendimento das escolas. Compartilhamos a seguir alguns desses números, olha só:
Para 20% dos responsáveis pelos alunos, a demora no atendimento lidera a lista dos apontamentos. Em segundo lugar, 18% das famílias afirmaram que a escola não consegue solucionar os problemas.
E, apesar de a tecnologia ser maravilhosa e agilizar inúmeros serviços, fique atento a esta informação: 14% consideram que o atendimento escolar tem muita automação.
Como pode perceber, gestor, focar na formação e preparação da sua equipe, e estruturar todo o atendimento, são ações bem importantes para serem desenvolvidas pela gestão escolar, né?
Confira algumas sugestões que podem te ajudar a impulsionar e estruturar ainda mais o atendimento para as famílias, ter sucesso na captação de alunos, conquistar bons números na retenção e, ainda, conseguir se destacar das escolas concorrentes:
Ao receber uma família interessada em conhecer sua escola, enquanto você, ou alguma pessoa do time, caminha com ela apresentando os ambientes, aproveite para fazer uma sondagem sobre a concorrência.
Para Christian, é uma oportunidade única para construir um relacionamento e entender melhor as experiências escolares que ela já viveu, o que gostava na antiga instituição, o que não agradava e o que espera em uma nova escola, por exemplo.
Você sabia que a falta de conhecimento das famílias interessadas é o maior empecilho para a efetivação das matrículas? E o que Christian ressalta é que, a maioria dos gestores escolares, têm dificuldade em apresentar os diferenciais e qualidades da escola.
Então, é fundamental estabelecer alguns passos antes de receber os pais de alunos interessados em conhecer a instituição de ensino, pois a apresentação deve ser impecável.
Para isso, tenha em mente o que é o diferencial da sua escola, os projetos realizados pela equipe pedagógica, os espaços oferecidos aos alunos. Liste o que é mais incrível na sua instituição e inclua tudo isso no seu discurso, gestor.
Tem um corredor onde os trabalhos dos estudantes ficam expostos? Mostre para a família que está visitando. Certamente, ela vai gostar de ver o que os alunos produzem. Inspire-se em 7 ideias para decorar o corredor da sua escola.
É hora de encantar, atrair e reter, lembra?
Como já falamos por aqui, nós sabemos que as campanhas de matrícula e rematrícula são desafiadoras para a gestão escolar.
Na verdade, é um momento mais tenso para toda a equipe, pois tem um aumento na demanda do trabalho e, ainda, o time precisa saber administrar o retorno das famílias, que muitas vezes é demorado.
Por isso, conseguir otimizar esse processo pode ser um bom caminho para conquistar bons resultados na captação e retenção de alunos.
O isaac, maior plataforma de soluções financeiras escolares do Brasil, possibilita para as escolas parceiras realizarem a campanha de matrícula na própria ferramenta.
A plataforma de soluções financeiras também permite a rematrícula de alunos veteranos, facilitando o dia a dia da gestão. Acesse nosso site e conheça nossos serviços.
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