Escolas

Estratégias para alavancar a sua gestão escolar

Confira 5 dicas (e 1 bônus) que podem ajudar você, gestor escolar, a superar as adversidades na sua instituição de ensino de forma super simples e descomplicada

Em um mundo com ritmo acelerado de mudanças, a cada segundo surge um novo desafio em todos os setores, e no educacional não seria diferente. Por isso, aprender a lidar com os principais desafios no processo de gestão escolar é fundamental para manter a sua escola particular em pleno funcionamento.

Muitos profissionais embarcam nessa área com o sonho de transformar a educação, mas só depois realmente descobrem qual é o seu papel como gestor escolar. Estar à frente de uma instituição de ensino privada é um trabalho incrível, mas também uma responsabilidade enorme, pois implica em lidar com questões burocráticas, gestão de pessoas, planejamentos, finanças e muito mais.

Reunimos aqui 5 estratégias para alavancar a sua gestão escolar, com dicas que podem ajudar você a superar adversidades de forma super simples e descomplicada.

Dê autonomia e delegue atividades

É normal que você, como gestor escolar, queira estar presente em todas as atividades, afinal, gerir uma escola é a realização de um sonho, não é mesmo?

No entanto, seu tempo disponível pode não ser o suficiente para lidar com todas as questões escolares.

Segundo os dados da pesquisa Gestão Educacional, realizada em 2016, pela consultoria AOG Consultoria Educacional, 34% do tempo dos mantenedores é consumido pela correria do dia a dia e os outros 39% são gastos em tarefas rotineiras operacionais.

É recomendável orientar e confiar aos colaboradores algumas demandas. Ao orientá-los, você garante que eles estejam preparados para trabalhar de forma mais independente. Assim, além de motivar e valorizar o trabalho da equipe, você consegue focar em demandas mais estratégicas.


Engaje com as famílias e com a comunidade escolar

As famílias e responsáveis dos alunos participam das atividades e demais processos escolares? Essa deveria ser uma das suas prioridades desde já.

No dia a dia da gestão escolar, muitas decisões precisam ser tomadas, escolhas que impactam na vida dos estudantes, professores, familiares e responsáveis, e toda a comunidade escolar. Mas quando o gestor define algo que não seja uma prioridade para o universo da educação, o clima de insatisfação pode tomar conta.

Por isso, é sempre importante realizar pesquisas de satisfação escolar e entender quais são os pontos de melhoria mais urgentes. Assim, você toma decisões mais assertivas e alinhadas com a comunidade, além de criar um ambiente mais colaborativo e transparente.

Vale dizer também que, a boa comunicação entre a escola e as famílias, pode elevar a taxa de retenção, evitar a evasão escolar e até mesmo atrair novos alunos por meio de indicações. Definitivamente uma dor de cabeça a menos, né?


Seja amigo da tecnologia

A tecnologia já está presente em diversos aspectos da nossa vida - e não é por acaso. Cada vez mais avançados, os recursos tecnológicos entregam praticidade, conveniência e mais rapidez na execução de tarefas do cotidiano.

Na gestão escolar, por exemplo, a tecnologia nos ajuda a simplificar processos, centralizar informações e nos permite ter acesso a funcionalidades que a tornam mais eficiente.

Nesse sentido, você pode transformar as pilhas de papéis em planilhas ou sistemas que ofereçam uma visão ampla sobre alunos, professores, responsáveis e todos os processos escolares.

Mantenha-se sempre atualizado

Essas mudanças na gestão escolar trazem novos desafios que as formações anteriores não poderiam prever, muito menos preparado os diretores das escolas.

Para acompanhar o ritmo dessas transformações, é importante que você busque novos conhecimentos e mantenha-se sempre atualizado. Afinal, ao passo que novos desafios surgem, novas soluções são desenvolvidas.

Foque no que impacta

Por fim, cabe a você definir quais são as prioridades na sua escola. Afinal, em meio a uma série de questões que devem ser resolvidas, focar nas prioridades traz ótimos resultados.

Contudo, sabemos que se dedicar ao que realmente impacta é outro grande desafio nessa área educacional. E é por isso que a solução que o isaac oferece às instituições de ensino parceiras visa facilitar a rotina dos gestores escolares.

Com o isaac, seu novo parceiro na gestão financeira escolar, você tem previsibilidade financeira e oferece mais meios de pagamento e um atendimento humanizado para as famílias.

Ou seja, nós cuidamos da burocracia da sua escola, disponibilizamos sua renda mensal e, mais do que isso, proporcionamos que você tenha mais tempo livre para focar nas questões pedagógicas, acadêmicas e nos demais fatores educacionais.

Em resumo, a gestão da sua escola pode ser muito mais simples com o uso de algumas estratégias, como a tecnologia, a delegação de atividades, a participação da comunidade escolar, a atualização constante e, é claro, pela priorização de atividades.

Afinal, é vital que o gestor escolar tenha uma visão ampla sobre a escola e conduza a comunidade escolar ao melhor resultado, mas tentar fazer tudo sozinho é correr contra o tempo e dar margem ao erro no processo de gestão escolar.

O isaac pode te ajudar com isso

Com o isaac, você pode ter os processos mais importantes da sua escola em uma única plataforma de produtos e serviços. Para obter informações sobre a gestão financeira, por exemplo, basta dar um clique. Demais, né?

Saiba mais sobre o isaac, clique aqui.

isaac indica

Conteúdos que a gente acha que você pode gostar:

5 características da gestão escolar de sucesso

Por que os gestores escolares devem se manter atualizados?


This is some text inside of a div block.

Receba nossa newsletter

Obrigado! Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Ops! Algum erro ocorreu ao cadastrar o seu e-mail.